O Processo

5/26/2018 07:38:00 PM |

Sempre costumo dizer que documentar um fato ou processo é colher informações para retratar sua opinião e passar para o público tirar a dele, e com isso mesmo os mais afins de política podem acabar cansando com a forma escolhida pela diretora para mostrar em seu filme "O Processo", toda a movimentação do processo de impeachment de Dilma, pois mesmo sendo contra ou favorável à tudo o que ocorreu, no longa não chegamos a atingir uma boa opinião sobre o assunto, de tal forma que acabamos vendo tudo o que as TVs mostraram (alguns trechos a mais), e soando a opinião partidária dos criadores, o que acaba saindo meio sem embasamento crítico. Ou seja, não ficou um documentário realmente, mas sim uma coletânea de imagens que mais cansa do que cria política responsiva do que desejavam mostrar, e assim sendo, mesmo sendo algo importante que vejamos sobre o nosso País, o longa acaba dando mais sono do que agradando realmente.

O documentário oferece um olhar pelos bastidores do julgamento que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 31 de agosto de 2016. O filme testemunha a profunda crise política e o colapso das instituições democráticas no país.

A diretora Maria Augusta Ramos passou meses no Planalto e no Congresso Nacional captando imagens sobre votações e discussões que culminaram com a destituição da presidenta Dilma Rousseff do cargo, mas diria que faltou para ela uma pesquisa mais detalhada sobre o assunto (ao invés de apenas pegar o que viu por lá) e também pegar mais depoimentos sobre o que cada um achava sobre o processo, mixando ai sim com imagens dos acontecimentos para expressar, que aí teríamos um longa efetivo, com opiniões e politizações que entregariam um vértice mais documental, pois seu longa sim documenta um fato, mas não critica ou favorece algo.

A trama sim causa revolta dos contrários à Dilma que forem assistir, mas como esse não é, nem nunca foi o público-alvo do filme, não estarão nem ligando para isso, então se você for desses nem vá, que a chance de odiar é alta. Diria que para os demais (os que não viram nada pela TV), sairão apaixonados pelas imagens, e irão sair da sessão falando que deveria estar mais lotada a sessão, que deve passar em todos os canais e tudo mais, mas poderiam ter melhorado mais para aí sim valer a pena, e aí sim esse Coelho que vos digita sempre também recomendar demais ele.

Enfim, poderia me expressar mais e até dar minha opinião sobre o assunto, mas como a diretora não fez isso, também vou me manter omisso, e com isso não diria que recomendo o longa, apenas digo que quem não acompanhou tudo pela TV, agora é uma boa coletânea dos acontecimentos. Bem é isso pessoal, fico por aqui agora, mas já vou conferir outro longa hoje, então abraços e até logo mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...