Peixonauta - O Filme

1/28/2018 05:32:00 PM |

Já vi histórias simples decolarem, principalmente por acertarem o público alvo que foram desenvolvidas, e com "Peixonauta - O Filme" isso não foi diferente, pois mesmo tendo uma história bem simples, o resultado da trama colorida fez com que os pequeninos na sala se divertissem e ficassem paradinhas em suas poltronas, acompanhando cada momento do peixe protagonista e sua turma, mostrando que a trama conseguiu prender e explicar um pouco de ciência para os pequeninos. E por mais simples que fosse a trama, ela usou de base ideias até bem colocadas para uma animação nacional, e com isso acredito que os pais que forem levar os filhos pequenos ao cinema não irão dormir com a projeção. De certa forma recomendo ele para uma faixa de no máximo uns 7 anos, pois os maiores devem achar tudo meio bobinho demais, e não é essa a ideia da trama que foi desenvolvida para outra faixa de idade.

A sinopse nos conta que Peixonauta, Marina e Zico saem do Parque em busca do Dr. Jardim e dos primos Pedro e Juca, mas ao chegarem à cidade grande encontram tudo vazio. Após investigarem melhor, percebem que as pessoas não sumiram, mas sim encolheram. Intrigados e correndo contra o tempo, Peixonauta e seus amigos precisam desvendar a causa do fenômeno e salvar a população do desaparecimento completo.

A história foi dirigida por Celia Catunda, Rodrigo Eba e Kiko Mistrorigo, que são os criadores do desenho que é exibido há quase 10 anos pelo canal Discovery Kids, e eles foram bem condizentes ao colocar elementos bem propícios que está na moda, o do encolhimento de pessoas, aliás hoje mesmo irei ver outro filme de encolhimento logo mais, e com essa dinâmica em mente, eles trabalharam a aventura dos amigos criando uma investigação, colocaram soluções, e uniram musiquinhas bem explicativas para dar um ritmo colocado no longa, de modo que a história se desenvolveu bem e conseguiu agradar. Claro que não temos nada muito elaborado, mas dentro do que se propuseram a entregar para agradar os pequenos, vemos um longa bem colocado e que diverte com poucos erros, e a grande sacada foi agradar também usando a vídeo descrição para dar chance a crianças com necessidades especiais, ou seja, um bom exemplo dentro do cinema nacional que tem procurado dublar tudo.

Como não fico muito em casa, e vejo menos ainda canais infantis, não conhecia os personagens da trama, mas confesso que mesmo todos fazendo gracejos e muita movimentação, falta ainda carisma para serem desejados por crianças, e claro que o Peixonauta é o que mais chama atenção com seus voos e peças saindo para todo lado, desse modo vemos o personagem a quase todo momento, solucionando o problema no melhor estilo super-herói que existe, e assim as crianças vibram e conversam com ele. Acabei achando meio exagerado toda hora os personagens tentarem conversar com a plateia, pedindo para dançar, bater palmas e tudo mais para abrir a pop, uma bola com pistas dentro, mas isso é algo que um adulto acha, e quem sabe para os pequenos isso funcione. O romance dos agentes peixes também é bem singelo e funciona, mas poderia ser menos forçado. Ou seja, temos até uma grande quantidade de personagens, acredito que nos desenhos eles apareçam mais, mas aqui o destaque ficou com Marina, o macaco Zico e a agente Rosa somente, tendo leves piadas com o estagiário.

No conceito cênico a grande sacada ficou por termos cores espaçadas, não deixando personagens nem cenários da mesma cor, o que fez o longa mais colorido e chamativo, com muitos objetos cênicos para incrementar e principalmente chamar a atenção dos pequenos. Não vi a trama em uma sessão 3D, mas é notável as cenas que teriam uso da tecnologia, que são bem poucas, então quem levar os filhos para ver 3D e puder depois comentar se valeu a pena, agradeço!

Agora o ponto mais falho e infantil ficou a cargo das canções explicativas, que mais cansam do que agradam, podendo ser facilmente eliminadas, mas aí reclamaríamos de não ter nada, então melhor reclamar assim.

Enfim, é um filme simples que fez o seu dever de casa, e com isso se visto pelo público alvo que são as crianças bem pequenas, vai agradar, mas se você não se encaixa nessa faixa de idade é melhor procurar outro filme. Bem é isso, fico por aqui agora, mas volto em breve com mais um texto, então abraços e até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...