Palmeiras - O Campeão do Século

9/29/2016 01:36:00 AM |

Já disse isso algumas vezes e volto a repetir, que todo documentário que se preze não deve ficar amarrado parando para explicações, ou até mesmo ficar exagerado aparentando para o público as perguntas ou histórias que cada entrevistado responde ou conta, pois acaba ficando monótono e não cria o clima para que adeptos ou não do tema se adentrem e emocionem com tudo o que lhe é mostrado. E sempre gosto de frisar isso quando confiro longas documentais sobre times, pois alguns diretores procuram enaltecer tanto a história do clube que acaba que quem não for torcedor sai da sessão amuado como se apenas tivesse assistido algo obrigado, e felizmente com "Palmeiras - O Campeão do Século", o trabalho dos diretores foi tão bem planejado que mesmo não sendo palmeirense conseguimos nos divertir com as situações (mesmo vendo seu time perder para o protagonista!) e o resultado final acaba agradando bastante. Ou seja, um documentário completo com bons momentos, momentos duros para o time e torcedores, e claro muita história para contar desde a fundação, mostrando até coisas que certamente pouca gente conhece, e claro cenas divertidas com os torcedores mais fanáticos.

O longa de certa forma foi bem feito por Mauro Beting e Kim Teixeira, e acabou sendo desenvolvido num ritmo bem colocado para que nada fosse atropelado e nem enrolasse falando de algum momento. Porém usaram demais do efeito de slow motion combinado com pausas para dar mistério sobre alguns resultados, e claro que no primeiro momento até ficamos curiosos para o que vai ser mostrado (afinal como disse não sou palmeirense, e muito menos fanático por futebol, portanto não sei quase nada da história de cada clube), mas após dois feitos do mesmo jeito, já elaboramos um estilo e sabemos que vai acontecer sempre nas outras vezes, o que acaba ficando um pouco chato. Não digo que isso seja algo que tenha estragado a história do clube da forma que foi contada, apenas exagerou demais num recurso que poderia ser singelo apenas e não um efeito de edição para todos os lances (tipo aqueles efeitos de vídeo de festa de aniversário ou casamento que se repete toda hora). Ou seja, foi um mero defeito técnico que poderia ter sido economizado, afinal o restante já era suficiente e não necessitava de tanto mistério.

Não vou ficar me prendendo falando de cada momento do longa, afinal quem é palmeirense conhece tudo, e para quem não é, eu estaria estragando os lances do filme, porém assim como já foi mostrado no longa "Santo Marcos - Goleiro de Placa", as partes que contam um pouco dos feitos desse goleiraço que o Palmeiras teve são as mais divertidas e junto com os momentos da fundação foram os mais bacanas de ver na telona.

Enfim, é um longa que foi bem feito e teve uma pesquisa bem interessante feita, e que junto de personalidades do clube, torcedores famosos e desconhecidos, jornalistas e jogadores conseguiram trabalhar bem a dinâmica para que principalmente não tivéssemos um documentário chato de assistir. Ou seja, recomendo bem o filme principalmente para quem for palmeirense, mas que o longa irá comover também os torcedores de outros times não tenho nenhuma dúvida, portanto quem puder e gostar de documentários confira. Fico por aqui encerrando essa semana cinematográfica que foi bem corrida, mas amanhã já inicio uma nova que vai ser bem pegada, então abraços e até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...