Heróis da Galáxia - Ratchet e Clank (Ratchet & Clank)

5/01/2016 08:45:00 PM |

Não sou de jogar muito videogame, e por isso desconhecia até hoje Ratchet & Clank, mas pela pesquisa rápida que fiz, lançado em 2002, foi um jogo que até vendeu consideravelmente e teve algumas continuações, e claro que o que gera dinheiro em qualquer meio, certamente virou ou vai virar filme nos próximos anos, vide a quantidade de jogos que estão transformando em filme ultimamente. Pois bem "Heróis da Galáxia - Ratchet e Clank" até tem uma boa apresentação, modelagem extremamente perfeita, e efeitos bem feitos para agradar (e que na versão 3D devem surpreender bastante), mas acabou faltando um certo carisma para os personagens chamarem a atenção do público, e dessa forma dificilmente conseguirá prender as crianças numa sala de cinema para conferirem a trama até o final, o que é uma pena, já que a ideia até é bem feita para seguir uma série de outros filmes, vender bonequinhos e tudo mais, mas ao optarem por mais efeitos do que personalidade para os personagens, a trama ficou diria que um pouco pesada. Mas independente disso, quem gostar de ver uma modelagem bem feita de animação, recomendo muito ver a trama.

O longa nos mostra que o mecânico atrapalhado Ratchet sonha em um dia integrar a equipe que protege a galáxia Solana. Ele faz um teste e não passa. No entanto, por forças maiores, ele é chamado para ajudar a salvar a galáxia das mãos do megalomaníaco Chairman Drek. Para isso, ele conta com a ajuda de um novo amigo, o robô Clank. Juntos, eles unem forças para impedir Drek de destruir os planetas do sistema.

Diferente do tradicional de animações que prezam tanto em colocar lições de moral para a garotada de forma subentendida, ou às vezes na cara mesmo, o que os diretores aqui priorizaram foram os efeitos e a forma visual do longa, de modo que realmente quem assistir ao longa pareça estar jogando um videogame, com objetivos a serem alcançados e algumas pausas dramatizadas para apresentar locações ou personagens, e até mesmo armas, e isso de certa forma é bacana de ver, e quem se conectar bem com esse estilo vai acabar se divertindo com a proposta da trama. Outra grande ideologia foi o uso da tecnologia de forma que mesmo quem não for assistir a trama em salas 3D, verá um filme com uma modelagem tão incrível que tudo parece ter profundidade "pegável" e esse recurso poucos filmes conseguem atingir, então se você gosta de jogos de aventura é capaz que saia vidrado na trama e se divirta até mais do que as pessoas comuns que forem assistir, pois o que acabou faltando para os personagens foi essa dose de carisma comum em animações, e assim sendo, a criançada não vai querer sair da sala comprando bichos do longa, mas sim talvez querendo jogar o jogo.

Já que falei um pouco dos personagens, vale destacar nesse quesito a brilhante dublagem nacional, que brincou demais com frases do cotidiano atual como "tá tranquilo, tá favorável", "vai ver se estou ali na esquina",  entre diversas outras, e com isso acaba soando até mais divertido do que o comum, mas mesmo com diversas cores, nenhum personagem passa a chamar uma atenção para si, e mesmo o protagonista soa maduro demais para cativar o espírito infantil que algumas tramas devem ter. Mas como frisei no parágrafo anterior, a modelagem de todos está muito bem feita, então cada forma desenvolvida acaba chamando atenção, e o destaque fica por conta do vilão que tem formas quase dos alienígenas que víamos no MIB, mas agora em formato de animação. Os personagens que mais se destacaram claro que foi o protagonista Ratchet pela dinâmica criada em diversos momentos pulando para todo o lado, e o Capitão Qwark que com um formato bem imponente acaba chamando a atenção pro seu estilo, além do que acaba acontecendo com sua personalidade na trama.

Outro ponto que poderia ser melhorado na trama é a questão musical, pois faltou um pouco de ritmo no longa, e isso se resolveria com algumas trilhas orquestradas, ou até cantadas que fizessem uma vibração maior e desse mais dinâmica para o jogo/filme.

Enfim, é um bom filme, que certamente vai ter seu público, mas que foram espertos em colocar prés com uma semana de antecedência para ver se pegariam algumas crianças a mais junto do público, pois na outra devem ter uma concorrência desleal com bichinhos mais característicos de crianças. Como disse é quase como jogar um videogame na sessão de cinema, mas longe de envolver, o filme acaba sendo apenas bem feito. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto amanhã com a última estreia da semana, então abraços e até breve.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...