Angry Birds em 3D

5/13/2016 01:27:00 AM |

Confesso que assim que soube que estavam fazendo um longa sobre o jogo "Angry Birds" me veio à cabeça como conseguiriam fazer um enredo em cima de algo que é apenas uns passarinhos sendo arremessados por um estilingue matando porcos e destruindo as casas deles, mas eis que hoje após conferir o filme, posso dizer com toda certeza que conseguiram com grande êxito criar tanto história para apresentar cada personagem de maneira correta, como souberam adequar boas referências à outros filmes junto de uma boa animação bem trabalhada para envolver e agradar quem estiver disposto à se divertir, e claro que se a bilheteria for no mesmo ritmo que o jogo foi baixado, certamente nos entregarão continuações, pois agora que já fomos todos apresentados à cada personagem, o rumo da aventura certamente vai ser bem mais fácil de conduzir. Ou seja, de um modo geral a trama agrada bastante à todos que quiserem ver indiferente de idade, e garanto que até quem não for muito ligado à animações vai acabar se divertindo com o filme.

O filme nos leva a uma ilha populada inteiramente por pássaros felizes e que não podem voar – ou quase inteiramente. Neste paraíso, Red, um pássaro com problemas de temperamento, o veloz Chuck, e o volátil Bomba sempre foram excluídos. Mas quando a ilha é visitada por misteriosos porquinhos verdes, cabe a estes improváveis rejeitados descobrir o que os porcos estão tramando.

O segredo para o sucesso do filme é bem fácil: primeiro pegue um jogo que foi super bem vendido nas mídias móveis, depois contrate o roteirista de uma das animações mais escrachadas e de sucesso da TV (Jon Vitti - "Os Simpsons"), em seguida de o cargo de direção para uma dupla estreante, mas que já trabalhou em inúmeras animações nas funções exatas que determinam se uma animação é boa ou não (Clay Kaytis - animador de "Frozen", "Detona Ralph", "Enrolados", "Bolt"; e Fergal Reily - desenhista de storyboards de "Hotel Transilvania", "Os Smurfs", "Tá Chovendo Hamburguer"), e pronto, metade do resultado já está garantido, adicione à isso um carisma bem dublado nas falas pelos dubladores (tanto originais que muitos andam elogiando, quanto os nacionais) e uma trilha sonora de nível épico, salpique algumas referências à outros filmes e certamente não vai ter quem reclame de algo do filme.

O interessante do filme é que a equipe não procurou criar personagens com texturas incríveis como vem acontecendo nas últimas animações, deixando o estilo bem semelhante ao jogo, mudando apenas alguns elementos para "humanizar" mais os personagens e com isso não sair inventando muita moda. E esse acerto também refletiu bastante na personalidade de cada um, deixando nem tanto que seus movimentos fizessem a diversão completa dos pássaros, mas colocando para que cada dublador interpretasse bem as falas incorporando trejeitos do país e deixando cada um mais divertido que o outro.

Com muita certeza, alguns vão reclamar do elenco nacional, mas é fato que a voz de Marcelo Adnet combinou bem com a personalidade de Red, a agitação bem sacada de Chuck ficou interessante de ver com Fábio Porchat, o dublador profissional Mauro Ramos fez um ótimo trabalho como Bomba, assim como Guilherme Briggs, que os fãs de dublagem tanto amam, deu simbolismo incrível para Leonardo, o Porco, e até mesmo Dani Calabresa soube ser carismática com sua Matilda. Claro que não vai ser possível ver por aqui a versão original para saber se caíram bem as demais personalidades com os atores, o que certamente deve ter ocorrido, mas em momento algum senti falta de uma voz mais gostosa para os personagens, e além disso, evitaram frases de efeito que soassem fora do contexto, ou seja, foi uma dublagem bem eficiente e gostosa para envolver à todos. O único problema que ocorreu na dublagem contra a legendagem, é que diferente do que costuma ocorrer com a Disney/Pixar ou até mesmo a Dreamworks que procura nas coisas escritas fazer também a versão nacional, e certamente dá um trabalho imenso, aqui a Sony não traduziu os cartazes, nem legendou as músicas de modo que quem não entende inglês apenas verá como um elemento jogado dentro da ótima cenografia, mas quem entender vai ver inúmeras referências e se divertirá mais ainda. Destaque dentre as referências para quem curte longas de terror, será a cena de Red abrindo uma das portas do navio dos porcos e encontrando personagens característicos do filme "O Iluminado".

Com muitas cores vibrantes na cenografia e nos personagens, o longa acaba sendo bem dinâmico, mas também por ser ágil demais em alguns momentos acabou assustando algumas crianças na sala e deixando vários agitados durante a exibição, ou seja, como costumo falar alguns estilos de animações acabam agradando mais os adultos que os pequenos, e acredito fielmente que esse vai ser um deles, mas certamente muitos pequenos que jogaram o joguinho ficarão bem entretidos durante toda a exibição. O longa conta com diversas cenas aonde o 3D de profundidade funciona para dar boas camadas e também muitas cenas com personagens sendo jogados em direção ao público, mas de certo modo ficou um pouco fraco o recorte do direcionamento, e diferente do que costuma acontecer quando isso ocorre de o público desviar, aqui a imersão acaba segurando um pouco o personagem ainda dentro do retângulo da tela. Mas ainda assim vale ver o filme na tecnologia.

Agora se tem algo que sempre reclamo de diversas animações é a falta de boas canções tanto para dar ritmo quanto para criar dinâmica junto da história, e aqui de forma alguma farei qualquer reclamação, pois as escolhas foram de um nível incrível, com todas muito bem encaixadas com os diversos momentos da trama, algumas servindo de boas referências (como disse acima não legendaram, mas dá para pegar bem a essência) e até mesmo colocaram no original Blake Shelton (jurado country do "The Voice" americano) para fazer um porquinho cantor, colocando sua música como uma das principais do filme. Claro que deixo aqui o link do Spotify com todas as músicas do longa.

Enfim, é um longa envolvente que gostei até mais do que imaginava, acabei rindo demais e recomendo o filme com toda a certeza para todas as idades e gostos, pois a trama consegue prender e trabalhar bem diversas perspectivas. Fico por aqui agora, mas hoje à noite confiro a outra estreia da semana no interior, então abraços e até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...