Norm e Os Invencíveis (Norm of the North)

4/04/2016 11:18:00 PM |

Olha elaaaaaaaaa!!!! Não é que Bollywood também resolveu atacar nas animações!!! Claro que ainda de leve, e em parceria com os EUA, eis que nos entregaram o infantil e divertido "Norm e Os Invencíveis", e usando de recursos que costumam funcionar bem como personagens secundários carismáticos para divertir, boas canções e uma ideologia ambiental de pano de fundo para convencer "um pouco" os adultos, a trama conseguiu agradar. Ainda não posso dizer que seja algo perfeito para todas as idades, pois o apelo exagerado de piadas bobas demais é capaz de deixar os adolescentes irritados, mas para levar os pequenos é uma boa e interessante opção, pois funciona e mantém os pequenos bem ligados no colorido e nas danças dos personagens.

O longa nos apresenta Norm, um urso polar do Ártico que não tem a menor vocação para a vida selvagem. Além do mais, ele domina uma estranha habilidade: a capacidade de se comunicar com os seres humanos. Quando o ecossistema da região onde vive é ameaçado pela especulação imobiliária na figura de um ambicioso empresário, Norm decide embarcar para Nova York na companhia dos “invencíveis” lêmingues para tentar impedir que o plano siga adiante.

Com toda certeza vão falar que o filme é um misto de diversas outras produções hollywoodianas, e isso é inegável, pois para os pequenos estúdios de animação começarem a aparecer, eles precisam copiar se basear em outros filmes, e geralmente as ideologias se assemelham. Aqui o grande feito do diretor Trevor Wall foi conseguir que os personagens principais tivessem um grande carisma (principalmente os lêmingues) e com isso sua história com lição de moral ecológica até que funciona para mostrar que o Ártico precisa ser cuidado (ou seria não povoado?). Pois é, ficamos com essa dúvida, pois em momento algum é passado a ideologia de preservação, apenas falam que não devem construir casas por lá, e se as geleiras quebrando a todo momento não for um bom motivo para isso, não sei qual outro motivo melhor seria em contrapartida de não ser atacado por um urso. Mas deixando esse furo de lado, a história é bobinha, porém entretém a garotada, que acaba dançando ao ritmo das três ótimas canções escolhidas para manter todo o ritmo do filme (em destaque "Geronimo" do Sheppard e "Shut Up and Dance" do Walk The Moon).

A dublagem de Tom Cavalcanti ficou diríamos que estranha na personalidade de Norm, pois tudo bem que o urso é meio comediante, mas ficou uma voz velha demais para um urso "jovem", além de colocar algumas expressões que não são mais tão usadas ("meu padim padi cisso" é algo que só no Norte falam ainda isso - pode funcionar como piada a parte, já que o urso é do Norte). E o vilão é esquisito demais para a voz comum que lhe deram também. Porém olhando os dubladores originais, certamente o filme pode ter uma versão diferenciada por parte de Rob Schneider e Ken Jeong. Além de que as texturas ficaram forçadas demais para um desenho, já que os personagens se esticam inteiro, como se não tivessem ossos (tudo bem que vale a brincadeira com os "invencíveis" lêmingues, mas o vilão é humano e não ficaria se movimentando igual uma cobra esticada!

No conceito gráfico da trama, já falei sobre os personagens que ficaram com texturas estranhas, mas o visual foi bem desenhado e colorido com cores bem chamativas para prender a atenção da garotada, então temos casas com muitos detalhes, animais de cores diferentes para não serem confundidos e efeitos gráficos até bem interessantes de acompanhar, mas é tudo muito batido para ser relevado, então o filme acaba cansando quem não tiver pouca idade.

Um adendo interessante que podemos notar aqui e que a galera fala "dublado não muda nada no filme!", veja o filme em um bom cinema e note que para dublar é necessário remover alguns pedaços do áudio original para colocar as novas vozes, então as canções do filme ficam em segundo plano, parecendo nem fazer parte do filme, o que é algo bem estranho de escutar. Então ouça e pense quando for falar isso novamente!!

Enfim, é um filme que até mostra potencial gráfico, e quem sabe em breve vejamos novas animações indianas, porém esse só vai realmente funcionar para os mais pequenos e quem estiver bem disposto a gostar de algo simples e copiado, mas certamente poderia ser bem pior, pois ainda mesmo com todos esses defeitos é possível ter diversão com ele. Ou seja, recomendo o longa somente para levar os pequeninos, e ainda assim é capaz de que ele não segure tanto a criança. Bem é isso meus amigos, encerro essa semana cinematográfica aqui, mas volto em breve com novas estreias, então abraços e até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...