Mogli - O Menino Lobo em 3D (The Jungle Book)

4/15/2016 01:31:00 AM |

Hoje vou começar meu texto de uma forma diferente, dizendo que sei que é mais caro ver um filme em 3D, e que muitas vezes é inútil a tecnologia, mas a imersão na selva de "Mogli - O Menino Lobo" é tão maravilhosa de ser vista que em diversos momentos me senti como uma mosquinha passeando pela mata acompanhando a história que lembrava um pouco da minha infância, claro que na versão animada, e sendo assim, vá ver com a tecnologia, pois não será um investimento em vão. O filme em si conseguiu ser bem mais maduro em relação à animação (não posso afirmar quanto ao livro, pois não o li) e conseguiu interagir bem as emoções dos personagens com uma computação gráfica tão incrivelmente real que há momentos que realmente pensamos ver o garoto junto de animais reais que aparecem de todo o canto, e isso mostra o quanto a tecnologia está avançada e pode nos agradar visualmente com algo que seria improvável de ser gravado. E assim como lembramos bem da cantiga do urso Baloo, "Necessário, somente o necessário...", a equipe usou dessa ideologia para marcar os pontos-chave da história (mudando alguns, para ficar menos infantil) sem necessitar criar uma história bem linear, e também não precisando capitular nada, e assim agradar tanto as crianças que forem conhecer a história, quanto para os adultos se emocionarem relembrando tudo.

O filme acompanha a aventura de Mogli, um menino criado por uma família de lobos. Mas Mogli sente que a floresta não é seu lugar quando o tigre Shere Khan promete acabar com o garoto. Forçado a deixar seu lar, Mogli embarca numa jornada, acompanhado pela pantera e mentora Bagheera e pelo divertido urso Baloo.

Optei por colocar a sinopse básica do filme, pois quem não conhece a história se ler a completa vai ver coisas que até quem já viu a animação ficou surpreso como acontece, então como sempre digo, as vezes saber menos, é melhor para se envolver nos filmes. Dito isso, o que posso falar com certeza é que Jon Fraveau é um daqueles diretores que sabem bem o que desejam, pois ao optar pela tecnologia completa do filme, ele poderia conseguir dois resultados completamente diferentes, um completamente ruim e falso de acreditar (afinal o longa inteiro foi gravado em estúdio, sem que ninguém tivesse sequer sentido o cheiro de uma selva ou animais reais) com uma história bem feitinha e que todo mundo conhecesse, e o outro que era dar tanto realismo para os personagens que a história em si perderia o efeito mais impactante. Porém, por mais incrível que pareça ele acabou conseguindo um feito melhor ainda, a do realismo completo (em alguns momentos temos a certeza de que alguma coisa vai dar errado ao colocar uma criança no meio de tantos bichos enormes) e a história ainda manteve a emoção completa que deveria remeter. Claro que não temos uma história excepcionalmente nova, mas foi contada de uma maneira comovente e bem realizada com dinâmica e ótimas simbologias, agradando no contexto completo. Ao optar também por filmar toda a computação gráfica antes, e depois trabalhar com os atores para dar movimentos de face através de motion capture e colocar o garotinho para correr e pular foi uma boa alternativa para que tudo ficasse mais convincente, e assim o resultado cênico ficou melhorado.

Basicamente temos de falar da atuação do garotinho estreante Neel Sethi, pois é sua cara que realmente aparece no filme todo e com expressões bem feitas e envolvendo com tudo que seu Mogli faz, podemos dizer com toda certeza que será um ator nato quando tiver mais idade, pois se aqui em sua estreia já teve toda essa desenvoltura tanto corporal quanto expressiva, com mais técnicas então, vai ser um arraso. Agora por mais incrível que eu possa estar dizendo isso aqui, (ainda é apenas uma hipótese, visto que verei somente na próxima semana a versão dublada), mas acredito que as vozes dos animais na versão dublada talvez agrade mais no contexto musical principalmente, pois quem já conhecia as músicas originais, e sabe um pouco de inglês, vai acabar achando estranho ver a legendagem das canções com o que o ator está dizendo ali realmente, além de não rimar de forma tão gostosa e audível, claro que todas os sentimentos dos animais foram bem passados pelas vozes dos atores originais, com inflexões ótimas de vozes, mas senti falta de uma pegada mais simbólica que remetesse à minha infância. Dito isso, vamos claro analisar um pouco do que fizeram os animais principais da história, Bill Murray fez de seu urso Baloo, um personagem com tom preguiçoso como deveria ser e trabalhou sua voz para que ficasse bem dentro dos momentos, o que é bem legal de ver na tela. Idris Elba mostrou personalidade no tom de seu Shere Khan, sempre sendo forte e rígido em todas as cenas, ficamos com raiva e receio de seu personagem. Scarlett Johansson acabou ficando hipnotizante com sua Kaa, e provavelmente quem assistir dublado não terá os mesmos ótimos canais do filme, com as vozes vindo oriundas de diferentes caixas de som no cinema, mostrando sua apresentação para o garotinho da mesma forma para o público, que fica procurando de onde vem a voz, sendo uma ótima sacada e mais um ótimo trabalho da atriz. O tom de voz de Lupita Nyong'o ficou extremamente maternal e gostoso de ouvir para com sua Raksha, e de um envolvimento incrível. Ou seja, os tons foram muito bem feitos para cada personagem, e dublado com magistral desenvoltura, apenas aponto como defeito as canções que ficaram estranhas ouvidas na versão original.

Sobre o visual vou estar sendo repetitivo se falar que a computação gráfica ficou tão realista ao ponto de realmente pensarmos estar vendo cenas filmadas em uma selva, mas é realmente isso o que é mostrado, e por mais incrível que seja, nada foi filmado fora de um estúdio, ou seja, a equipe gráfica foi brilhante para não dizer outra coisa, colocando elementos tão reais que na cena dos búfalos a lama é tão bem feita que nem outros filmes com desabamentos reais parecem tão bem trabalhadas, isso citando apenas uma cena, mas todas são perfeitas. As texturas de pelos dos animais são tão incríveis que chega a dar dó do jovem ator não ter sentido a maciez dos pelos do urso e da loba nas suas cenas, e apenas um detalhe que muitos não sabem, mas para isso foram necessários computadores potentíssimos, afinal para cada frame em que aparecia o urso, eram necessários 5 horas de renderização, ou seja, muito tempo!!! E aliado à tudo isso, conseguiram dar ótimas iluminações digitais para que cada momento tivesse seu tom e teor compatíveis, de um modo tão mágico que nas cenas da cobra tudo fica sombrio, nas cenas com o tigre o teor fica nervoso e com o urso a coloração fica completamente alegre, ou seja, com computadores isso pode até ser mais fácil, mas souberam agradar bastante. E como disse no início, o 3D imersivo está perfeito, colocando o público quase que dentro da selva junto com os personagens, claro que poderiam ter abusado um pouco mais com elementos arremessados para fora da tela, que é o que algumas pessoas preferem ver, mas isso é um mero detalhe, pois o recurso que desejavam dos personagens e a cenografia se tornarem reais com o uso da tecnologia, foi cumprido a esmo.

Enfim, é um filme muito bem feito que agrada bastante, mesmo com os defeitos que possui, principalmente na simplicidade do roteiro que não explorou praticamente nada dos personagens da história, ou seja, quem nunca tiver visto o desenho, talvez não conseguirá se conectar a quase ninguém, mas com a magnitude do visual é capaz que você esqueça completamente do restante e se divirta da mesma forma como se a história fosse perfeita. Com toda certeza recomendo ele para todos, já que se "Avatar" iniciou o "futuro" da computação gráfica nos cinemas, aqui posso dizer que estão já beirando a perfeição que desejavam, ou seja, é algo visualmente que vale a pena ser visto nos cinemas, além claro do clima nostálgico que o longa vai causar em quem viu o desenho. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas prometo voltar falando nos comentários o que achei da versão dublada, e claro deixo lá aberto para que todos opinem também. Volto em breve também com os posts das demais estreias, então abraços e até mais.

2 comentários:

Valentim disse...

Legal, muito legal sua crítica. Fiquei interessado em assistir em 3D, sabe onde consigo o Download. Obrigado.

Fernando Coelho disse...

Olá Valentim, obrigado por curtir a crítica. Infelizmente não baixo filmes então conheço pouquíssimos sites de download, mas com certeza já deve ter em vários! Abraços!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...