Zootopia em 3D

3/19/2016 09:15:00 PM |

Bem meus amigos de "Zootopia", mais uma vez a Disney acertou em cheio, ao fazer uma animação divertida para todos, comovente para os adultos e lotada de referências a outros filmes, séries e programas, de modo que é impossível não se emocionar e vivenciar a aventura da coelha Hopps com olhos rodando para todos os lados, sentindo cada elemento e presenciando algo que pode ser novamente colocado como uma marca do estúdio, que é não pecar por falta de algo, mas sim pelo excesso. Porém, por mais que qualquer um queira reclamar de algo do filme, vai ser impossível, já que cada momento é tão único e bem feito que nos deixamos levar para o lado criança que há dentro de cada um, e por bem pouco você não vai querer estar dançando junto com as crianças no final no show da Shakira/Gazelle. Ou seja, se existe uma palavra que possa definir o longa é: DETALHES! Já que a cada olhar podemos ver um filme diferente, sentir uma proposta diferenciada, e se envolver com um personagem diferente dentre a tantos que nos é mostrado, pois souberam trabalhar as emoções em paralelo, colocando as virtudes de cada animal juntamente com boas lições de vida para que todos pudessem seguir.

O longa nos mostra que Judy Hopps é a pequena coelha de uma fazenda isolada, filha de agricultores que plantam cenouras há décadas. Mas ela tem sonhos maiores: pretende se mudar para a cidade grande, Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia, na intenção de se tornar a primeira coelha policial. Judy enfrenta o preconceito e as manipulações dos outros animais, mas conta com a ajuda inesperada da raposa Nick Wilde, conhecida por sua malícia e suas infrações. A inesperada dupla se dedica à busca de um animal desaparecido, descobrindo uma conspiração que afeta toda a cidade.

Seria difícil que uma equipe a equipe excelentes diretores de animação não fizesse algo magistral, e aqui Byron Howard("Enrolados", "Bolt"), Rich Moore("Detona Ralph") e Jared Bush foram icônicos tanto na concepção do roteiro que foi muito bem elaborado para trabalhar a situação completa, quanto ao ter uma ambição gigantesca de colocar uma cidade inteira no estilo de uma grande metrópole recheada de animais de todos os tipos possíveis. Poderia falar todos com letras maiúsculas, pois ao mostrar que a cidade possui todos os ecossistemas possíveis, certamente se explorado cada lugar separadamente você irá conhecer e reconhecer diversos animais não apresentados (será que deixaram algumas brechas para um segundo filme??? Mas também servirá para algum grande jogo do filme, caso façam!). E usando dessa grande empolgação que os diretores e roteiristas tiveram, cada momento do longa acaba tendo um estilo de conexão diferenciado com o público, desde a saída do filho da calma cidade interiorana rumo a um lugar gigantesco cheio de perigos para trabalhar com algo difícil para seu tamanho, depois somos jogados à realidade de que nem tudo o que sonhamos acaba sendo feito como queríamos, juntam-se aos medos e lições que podem ser aprendidas, e claro impregnações de amizades/corrupções, ou seja, tudo foi colocado na trama pela equipe. E volto a frisar, que mesmo com esse bombardeio de informações e temas, não conseguiram deixar o longa chato de maneira alguma, ficando ainda mais divertido, pois para representar tudo isso sem cansar, utilizaram de tantas referências, que passaram desde nomes famosos como "Poderoso Chefão" e "Breaking Bad", junto de outros filmes da Disney que foram dando o tom cômico incrível para agradar e chamar atenção, e claro divertir os adultos também que conseguirem se conectar com tudo, ao dar a desculpa de estar vendo a animação apenas para levar os pequenos.

Claro que o ponto máximo além do grande roteiro, ficou a cargo da equipe dar excelentes personalidades para cada personagem, enchendo eles de carisma (mesmo os mais durões) e acertando na escolha dos dubladores, pois é difícil não se divertir com o sotaque interiorano que Monica Iozzi deu para a coelhinha Judd Hopps, e o tom calmo e sagaz que Rodrigo Lombardi deu para a raposa Nick Wilde, além claro de diversos outros dubladores profissionais que souberam trabalhar as piadas e ditados para o nosso idioma sem que o longa saísse da essência original. Além da personificação de cada animal dentro de seus estilos de trabalho, ou seja, temos os pequeninos como administrativos, os fortes como policiais, e cada um vivendo como desejar na grande cidade, que digo mais, a equipe se preocupou em colocar também os escritos em português para vender melhor seu peixe aqui no país e além disso, servindo de curiosidade, cada país teve um animal próprio seu, ou seja, a galera que baixa filmes provavelmente vai ver outro animal na bancada do jornal diferente da onça Boi Chá, que é dublada claro por Ricardo Boechat. Não sei que tipo de roedor é o mafioso Sr. Big, mas ficou tão bem caracterizado e com falas exatamente iguais ao clássico Poderoso Chefão, que não tenho como não dar um ótimo destaque para o personagem. Outro que merece destaque e já nos foi brilhantemente apresentado no trailer é Flecha, nossa querida preguiça funcionária pública (que ou em todo mundo funcionalismo público é lerdo, ou o pessoal da criação veio passar umas férias no Brasil e aprendeu muito bem). E certamente tivemos diversos outros bons personagens, mas como a maioria passa tão rapidamente por nossos olhos, acabamos focando mais nos protagonistas, mas vai ter os apaixonados pelos uivos dos lobos, pelo prefeito Leãonardo, e claro que não poderia esquecer de forma alguma a cantora pop de Zootopia, Gazelle, que é praticamente um clone animal de Shakira, dançando rebolante igual e cantando a música tema, interpretada também pela cantora.

E já que entrei no quesito musical, vamos falar um pouco sobre as nuances da ótima trilha do filme, que além de contar com "Try Everything" composta por Sia e interpretada por Shakira, o longa contou com diversas outras grandes canções (destaque para a cena que a coelhinha está pra baixo e assim como qualquer um que procura alguma música no rádio só acha músicas depressivas). Além das canções orquestradas apenas simbolizando cada momento do filme, dando um bom ritmo e criando um contexto mais abrangente dentro do que o texto tentou passar.

Embora o filme não conte com muitas coisas saindo da tela, o 3D imersivo foi muito bem aproveitado, pois como temos em todas as cenas muitos animais, se o efeito não fosse bem trabalhado acabaríamos vendo só os de primeiro plano, e isso não ocorre em momento algum, funcionando bem tanto com os pequeninos roedores quanto com as grandes girafas, ou seja, conseguiram trabalhar com as diversas camadas do cenário para realmente envolver o público e praticamente nos colocar junto da coelhinha e da raposa.

E como costumo falar também da direção de arte nos filmes de "humanos", nessa animação é um fator que merece ganhar um certo destaque, pois tiveram uma ideologia maravilhosa ao compôr os cenários da trama, cada um trabalhando um ecossistema próprio, com vegetações próprias, elementos cênicos próprios e até mesmo bairros minúsculos para os animais menores, trabalhando cada "locação" como algo incorporado e desenvolvido para que a cena ficasse gravada na memória de quem assistir, trabalhando luzes mais densas para criar tensão, visuais coloridos para envolver a criançada, e tudo mais, mas sempre de modo que nada ficasse jogado em cena apenas para criar uma perspectiva, mas sim bem pensado para o contexto real mesmo.

Enfim, é um filmaço que recomendo para toda família com muita certeza, e que vale muito a pena ver e rever, se apaixonando por cada detalhe. E utilizando da minha técnica milenar para saber se uma animação vale a pena para as crianças, todas ficaram quietinhas assistindo, pouquíssimas ficaram saindo para banheiro, e pedindo aos pais para sair, ou seja, agradou os pequenos também, e para os adultos a emoção come solta. Se você estava com receio de ir assistir e ver uma animação infantilizada, pode ir tranquilamente, pois é daqueles filmes que você não necessita arrumar desculpas para levar a criançada, podendo ir sozinho tranquilamente. Bem é isso pessoal, encerro aqui essa semana cinematográfica, mas volto mais cedo na próxima, já que teremos prés já na quarta-feira, então abraços e até breve.

2 comentários:

Duda disse...

Gostaria de saber os nomes das músicas que tocam no rádio da Judy

Fernando Coelho disse...

Olá Duda... uma delas que lembro de cor é "Everybody Hurts" do R.E.M. agora as demais, só revendo mesmo! Abraços!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...