Zoolander 2

3/06/2016 02:17:00 AM |

15 anos se passaram, e certamente hoje não podemos mais dizer que a moda de fazer piada sobre moda ainda está na moda! Se em 2001, "Zoolander" fez sucesso com as boas sacadas para cima de jovens bonitos que pensavam muito pouco e por isso serviam de chacota, hoje não funciona bem assim, e as piadas tiveram de mudar um pouco de tom, aliás praticamente tudo foi alterado, e agora temos um longa mais investigativo do que o primeiro, e com estilos mais travados do que o frescor das piadas do primeiro filme, e se antes o longa era tão absurdo que divertia, em "Zoolander 2" nem o absurdo foi capaz de agradar, de modo que até podemos dizer que foi possível dar algumas risadas, mas nem perto da loucura do primeiro.

O filme nos mostra que depois que uma série de celebridades é assassinada, a agente policial e ex-modelo de biquíni Valentina Valencia busca o ex-supermodelo Derek Zoolander para ajudá-la a solucionar os casos. Porém, aposentado, assim como o ex-companheiro de passarela Hansel, ele está desaparecido – e se ressente por não ter mais contato com o filho, agora adolescente. Até que a convite de Alexanya Atoz dona da marca mais badalada da atualidade, eles acabam topando fazer um novo desfile. Mal sabem os desmiolados, no entanto, que tudo não passa de um plano maquiavélico comandado por Mugatu.

Assim como no original, Ben Stiller volta à frente da direção, mas se na época que ele criou a história de seu personagem e se viu fazendo tudo de uma forma bem divertida e humorada, a volta agora só serviu para mostrar que uma boa maquiagem é capaz de deixar rugas e tudo mais de lado e transformar velhos atores como se tivessem dormido no formol. Claro que em 15 anos, o ator e diretor passou por grandes transformações de estilos e ficou de certa forma mais conservador, e isso é notável na maioria das cenas aonde, certamente ele colocaria algo mais chocante, entra algum simbolismo mais simples e que tenha o mesmo valor (por exemplo na cena que o garotinho está preso, ali certamente no filme antigo teria um teor muito mais forte do que o colocado agora, embora ainda seja divertido) e além disso, por sorte assisti ao primeiro filme hoje, pois quem não lembrar do original, vai perder as melhores piadas do segundo filme, ou seja, mesmo passado tanto tempo, o diretor optou por trabalhar em cima da mesma história ao invés de criar coisas novas para que o público risse. Não posso falar que ele tenha falhado na forma de dirigir, pois o longa possui um ritmo e uma pegada bem interessante, mas talvez as épocas mudaram demais para o estilo que o longa procurou seguir, e assim não emplacou como deveria.

Assim como no primeiro filme, diversas celebridades e personalidades da moda voltam a aparecer, interpretando a si mesmo, e assim Valentino, Marc Jacobs, Tommy Hilfinger deram as caras e até tiveram alguns diálogos, além deles Kiefer Sutherland, Sting, Katy Perry, Justin Bieber, Willie Nelson entre outros apareceram também tendo grandes momentos. Mas vamos falar de quem interessa, que são os protagonistas, e Ben Stiller voltou trabalhando bem as poses de Derek Zoolander, andando como se estivesse numa passarela e fazendo sempre caras dramáticas, e embora seja divertido ver isso, acaba cansando já na terceira olhada, então poderia ter forçado menos, afinal quase virou um ermitão, poderia ter perdido o jeito e agradaria mais. Owen Wilson também volta fazendo seu mesmo estilo, mas aqui seu Hansel não é mais só um rostinho bonito, e chega a ser engraçado ver como ele procura em diversos momentos fazer mais do que o personagem pode, e isso acaba atrapalhando de certa forma suas cenas, diria que ficou até exagerado demais sua "família", mas como seguiu as bases do primeiro filme, está valendo. Pensei que Penélope Cruz já tivesse feito sua cota de personagens sem nexo, mas sua Valentina Valência até estava indo bem como uma agente da Interpol, mas quando desandou a mostrar suas virtudes de modelo, o rumo de sua personagem desandou monstruosamente, ainda bem que já estávamos mais para o final, senão ia ser ladeira abaixo, e nem seus bons papeis se salvariam. Will Ferrel é o de praxe, sempre trabalhando com sua voz empostada ele chama a atenção, mas seu Mugatu era muito melhor no primeiro filme, aonde trabalhou mais as mentalizações assassinas para cima do protagonista, aqui ele é apenas alguém que quer se vingar, e isso não costuma funcionar em comédias. Agora uma grandiosa sacada que merecia algo a mais no filme é o papel de Benedict Cumberbatch, pois funcionou tanto para diversão na cena, como piada em cima do próprio ator, que já fez de tudo, e assim sendo, pegou um personagem chamado Tudo, e novamente ele deu um show de expressão, que é sua característica maior.

No conceito visual, claro que temos figurinos excêntricos (afinal a moda, como conceito de desfiles que é o grande chamariz do longa, é estranha), locações estranhas (a prisão é algo completamente maluca de se ver) e até mesmo efeitos malucos na trama, mas o resultado artístico é interessante de ver, afinal o alto colorido consegue segurar o tom divertido que uma trama de comédia pede. Claro que não é nada altamente expressivo ao ponto de falarmos que a equipe foi perfeita, mas não deixa a desejar em nada. E a fotografia até teve seus momentos de glamour trabalhando sombras e contornos com iluminações corretas nas cenas que podiam brincar mais com a ideologia visual. No conceito artístico, o destaque fica mesmo para as referências em tom de zoeira com o mundo real, como UBER na neve, figurinos exóticos lembrando um pouco Lady Gaga, e até mesmo a moda de empalhar animais de estimação.

Enfim, é um filme bizarro, mas que diferente do original que o alto exagero divertia, aqui ficou apenas com o conceito de estranho de se ver, sem fazer com que o público dê boas risadas no cinema. Ou seja, é daqueles filmes que só valem a pena ser vistos se não tiver mais nada mesmo para ver, pois qualquer outra coisa pode ser melhor que o que é mostrado na tela, mas friso que o longa tem certas qualidades, e por isso também não deve ser descartado. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas nesse Domingo confiro mais duas estreias, então abraços e até breve com mais posts.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...