Um Suburbano Sortudo

2/11/2016 11:55:00 PM |

Posso estar bem maluco por ter me divertido com "Um Suburbano Sortudo", mas a verdade é que embora o longa seja um pouco bagunçado e forçado em diversos momentos, ele também possui boas cenas engraçadas, e só quem é pobre vai entender mesmo algumas piadas! Além disso, a ideologia de ganho por quantidade e não pela margem é mostrada com afinco como uma boa lição de empreendedorismo, o que com certeza muitos acabarão nem vendo. Ou seja, é um bom filme, com boas ideias, e boa comicidade, mas poderiam ter pecado menos em exageros e cenas forçadas, pois aí sim seria uma comédia com qualidade, sem ser apelativa, e não apenas um filme aonde Rodrigo Sant'Anna pudesse mostrar todo seu jeito de múltipla personalidade à lá Eddie Murphy.

Denílson é um simples camelô do subúrbio, mas sua vida muda quando seu até então desconhecido pai biológico morre, deixando para ele toda o seu legado milionário. Junto com a fortuna, porém, Denílson herda também a família insatisfeita e endividada do falecido, que fará de tudo para colocar as mãos nessa herança.

O diretor Rodrigo Santucci sempre coloca boas dinâmicas nos longas que dirige, e aqui ele trabalhou bem duas coisas que antigamente víamos muito nos cinema americano: a briga por heranças e um ator fazer vários personagens para mostrar suas facetas. Claro que ainda está bem longe do primor de grandes clássicos da sessão da tarde, mas o trabalho aqui embora tenho sido exageradamente forçado, flui e até agrada em diversos momentos. Um ponto que mais pecou na trama foi o de quase a todo momento colocarem piadas envolvendo escatologias (sendo inclusive em determinado momento a palavra usada em um diálogo), pois o filme divertiria bem mais se trabalhassem as gags do pessoal do subúrbio (um tanto quanto bem diferenciada) fazendo a empresa dando certo, pois apenas uma leve cena bem rápida até ficou subentendido, mas mereceria algo maior, enquanto cenas de arrotos, peidos, e piadas com caganeira só serviram para forçar a barra. Não julgo que isso seja algo errado, afinal existe o público cativo de rir com esse estilo, só acredito que uma comédia mais inteligente diverte e agrada um público maior. Então podemos dizer que um pouco de falha se deve ao grupo eclético de roteiristas, pois a direção até fluiu por boas situações, mas o texto em si certamente pesou a mão para o outro lado do diretor, e vamos ver quem sabe acertem num segundo filme, caso ocorra.

Sobre a atuação, o que posso falar é que estava com muito medo do que havia visto no trailer, de Rodrigo Sant'Anna interpretar 6 personagens diferentes, pois ou funciona bem como em "Um Professor Aloprado" ou vira um show de horrores como é "Norbit", e aqui felizmente os personagens secundários só se juntam em duas cenas, e aparecem soltos em outra, o que funciona, pois Rodrigo soube dosar bem o estilo pobre característico, que tanto costuma fazer bem, para com seu Denilson, e isso certamente agrada tanto no estilo que incorporou em trejeitos, quanto na dinâmica que colocou, e claro que seus outros personagens foram também bem feitos, o que mostra que podem dar qualquer personagem para ele, que interpretará com gosto, mas ainda precisa acertar mais o tom de voz, pois muitas vezes a semelhança das vozes faz com que um personagem seja muito igual ao outro, e numa cena de plano e contra-plano podemos confundir quem está falando o que para quem. Até deram um bom papel para Carol Castro, e ela até cai bem como musa inspiradora para um homem, mas certamente ela se sai melhor em cenas românticas e dramáticas do que em cenas cômicas, pois em diversos momentos a atriz aparentou estar perdida nas gags, e isso não é legal de ver, afinal sabemos do seu potencial para não estar perdida em cena alguma. Dos demais atores, em diversos momentos até fico feliz de terem aparecido pouco, pois é um desastre imenso os estilos clichês que escolheram para dar vida aos seus personagens, e em alguns momentos soaram tão desesperadores que ficamos pensando estarem deslocados com o que deviam fazer, mas não é o caso, pois o diretor é mestre em pegar diversos atores e dar estilos à eles, mas aqui praticamente nenhum funcionou, salvo as cenas com Stepan Nercessian que mesmo sendo poucas, mostraram que o ator sabe trabalhar bem com câmeras em close para dar ênfase na emoção de seu Damião.

No contexto visual daria para dizermos que se não foram patrocinados pela gigante do varejo nacional de nome bem semelhante à empresa do filme, trabalharam o máximo para ficar bem parecido no contexto de cores, de ideologia, e de muitas outras coisas, e acredito que só por isso não deram tanta ênfase nas cenas da empresa, pois o merchandising ficaria explícito demais. Porém tirando esse detalhe, a trama conseguiu escolher bem as locações para ter uma mansão extremamente interessante para mostrar a riqueza e as festas com gente rica e estranha, uma casa de subúrbio bem escrachada e cheia de coisas tradicionais de pobre mesmo, um escritório bem montado e cheio de nuances, e ainda trabalhou bem com os elementos cênicos, ou seja, uma produção com características clássicas para chamar atenção e que se quisessem abusar mais ainda poderiam facilmente com tudo o que foi usado. Destaque para a cena da aprovação do comercial, que mostra muito o que tá cheio de loucos da publicidade fazendo, que é estragar o simples e funcional colocando conceitos inúteis que ninguém gosta. A fotografia optou por seguir a linha cômica tradicional, usando cores quentes sem trabalhar muito sombras, que poderiam completamente agradar nas cenas em slow, mas o simples funciona também, só não é pomposo como deveria.

Enfim, não posso dizer que é um filme ruim, pois agrada em diversos pontos e principalmente diverte quem for sabendo o que vai encontrar. Claro que poderia agradar muito mais e ser completamente diferente, mas como não era o que desejavam, o resultado ficou um pouco abaixo do esperado. No contexto geral até recomendo para quem quiser dar risadas, mesmo que para isso veja algo um pouco mais forçado do que o comum, então vá ao cinema sabendo o que esperar, que talvez se divirta bastante. Bem é isso pessoal, fico por aqui agora, mas volto em breve com mais críticas, então abraços e até breve.

2 comentários:

meduzza disse...

adorei este filme pois todos falaram tanto mal que aguçou minha curiosidade em assistir e adorei e hoje eu uso em cursor para meus alunos verem a lição de empreendedorismo que o filme nos ensina pois tem muita informação e temas ótimos para serem trabalhados usando o filme

Fernando Coelho disse...

Olá meduzza, relamente o lance do empreendedorismo é bem marcado no longa, mas faltou um pouco mais de comicidade para agradar mais como comédia realmente! Abraços!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...