Caçadores de Emoção - Além do Limite em 3D (Point Break)

1/29/2016 01:00:00 AM |

Tem dias que fico me questionando de onde vem tanto dinheiro para alguns filmes, pois algumas propostas até são válidas, mas outras acabam sendo um conglomerado de imagens que resultam às vezes em algo conexo que até podemos chamar de filme, e outros sequer promovem alguma coisa para tentar aparecer. Com "Caçadores de Emoção - Além do Limite", a minha dúvida vai além, pois além de ser um conglomerado de cenas esportivas de alto nível, as quais foram muito bem executadas por atletas de elite (ao invés dos atores verdadeiros), é por quais motivos fizeram um remake de algo com apenas 25 anos, e que na época sim foi algo inovador, pois agora ver vídeos de loucos enfrentando a natureza é algo completamente comum. Ou seja, não é um filme ruim, possui cenas belíssimas de ver, ótimas escolhas de locação, bons ângulos de câmera, mas que só mostram as cenas de ação, pois quando recai para os atores implantarem seus diálogos, é algo tão vazio que nem parece ter acontecido, e dessa maneira afirmo que o resultado está longe de ser considerado como filme mesmo.

A sinopse do longa nos mostra que um jovem agente do FBI tem como missão se infiltrar em meio a atletas de esportes radicais, suspeitos de cometerem uma série de roubos nunca vistos até então. Não demora muito para que ele se aproxime de Bodhi, o líder do grupo, e conquiste sua confiança.

Não posso falar que a ideia da sinopse não foi cumprida, pois ela diz bem tudo o que fora das cenas de ação ocorre, e realmente é bem simples, sem praticamente nenhuma firula. Além disso, nos créditos do longa fazem questão de dizer que é baseado no longa original mesmo, ou seja, não querem assumir como um remake, mas sim talvez uma homenagem (para tanto tentaram contratar os atores originais para fazerem pontas no longa). Porém o que o jovem diretor Ericson Core (que foi diretor de fotografia do primeiro "Velozes e Furiosos") tinha em mente era mostrar muita ação e adrenalina e acabou esquecendo que precisava construir um filme, então esqueça diálogos longos, expressões interpretativas e um conteúdo relevante para ser visto, pois não acontece em momento algum. E além disso, os atores não se preocuparam em querer mostrar ao menos um cansaço após todo o evento (afinal eles não se esforçaram em cena alguma), e isso é um erro da direção também, pois esqueceram que um filme não se faz apenas com boas imagens, mas sim com um conteúdo completo. Ao final o que podemos dizer é que temos um enquadramento cênico preciso de boas cenas, aonde alguém é um policial "meia-boca" que nem tem sua habilitação ainda, que resolve curtir um pouco uma adrenalina com uma galera "ambientalista" que tenta alcançar um novo tipo de nirvana.

Não sei nem se deveria falar dos atores, pois Édgar Ramirez entrega um Bodhi tão comum que em momento algum vamos falar nossa esse cara é foda, e se ele disse mais que 10 frases foi muito para um protagonista. Luke Bracey ainda tentou transformar seu Utah em um investigador forte em algumas cenas, mas logo esquecia tudo e apontava a arma no melhor estilo "eu vou atirar, você quer ver, eu vou, olha mais uma vez, você está vendo que vou atirar, não viu ainda, corre, eu não vou atirar mais, atiro pra cima, ok fiz minha cena". Ray Winstone e Delroy Lindo são os dois que mais tentaram atuar, pois com seu Pappas e Hall, não tinha aventura, então como membros do FBI fizeram ao menos caras de preocupados com tudo e saíram com ao menos uma estrelinha de louvor. Nem a beleza de Teresa Palmer com sua Samsara foi suficiente para atrair olhares para seu único momento de grande história (diríamos que teve duas cenas em que falou bem mais que os protagonistas), mas é fraca sua interpretação frente ao que poderia fazer, e assim soou falsa. Ou seja, já que não vamos falar bem dos atores, vamos colocar o nome da galera que sim trabalhou no filme, pois esses atletas de elite do mundo radical deram seu sangue para que as cenas de ação (o que realmente vale a pena assistir no longa) fossem perfeitas, então vamos lá: os surfistas Laird Hamilton, Sebastian Zietz, Makua Rothman, Billy Kemper, Brian Keaulana, Ahanu Tson-dru, Ian Walsh, Laurie Towner, Dylan Longbottom, Albee Layer, Bruce Irons, Tikanui Smith e Tuhiti Humani; os snowboarders Xavier De Le Rue, Louis Vito, Christian Haller, Lucas DeBari e Ralph Backstrom; os skatistas Bob Burnquist e Eric Koston; os motociclistas Riley Harper e Oakley Lehman; os pilotos dublês de wingsuit Jon Devore, Julian Boulle, Noah Bahnson, Jhonathan Florez e Mike Swanson, com o consultor Jeb Corliss; e o alpinista de escalada livre Chris Sharma, entre outros.

O grande mérito do longa podemos dizer que foi a equipe de escolha de locações, pois nesse conceito escolheram muito bem cada local para representar os desafios dos personagens, e claro que junto de ótimos câmeras de ação deram um realismo incrível para cada cena. Agora procurar objetos cênicos para representar cada momento, isso podemos esquecer, então a equipe de arte falar que trabalhou para compôr cenário, pode ir direto para o RH que está mentindo em demasia. Como disse, a fotografia ficou bem bacana dentro das locações, pois sem usar muitos filtros, deixaram que a iluminação natural dominasse e claro desse os tradicionais flares ao passar pelo sol, pelo alto brilho da neve e da água e isso é muito bonito de se ver. Falar do 3D é o mesmo que pedir uma pizza e entregarem para você um ovo frito, pois tirando a areia que voa na cena inicial, o restante nem profundidade de campo temos para envolver e colocar o público junto das cenas, ou seja, se gravaram realmente com câmeras 3D como dizem, foram bem enganados.

Enfim, se você gosta de esportes radicais e quer ver boas cenas de ação, talvez até valha a pena conferir o longa quando sair em DVD (afinal só está passando em 3D na maioria das cidades e isso é um crime), mas somente pelas cenas, e não por qualquer história, agora se você não curte nem esportes radicais e desejaria ver um filme mesmo no cinema, as salas estão com outras opções melhores. Portanto, não recomendo o longa, mesmo gostando da produção cênica, que é pela qual darei minha nota. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas ainda falta uma estreia para conferir do total que apareceu no interior, então abraços e até breve.

PS: Nem entrei em detalhamento do longa original, pois como disse no começo, o filme não faz questão de ser um remake, então vamos deixar Patrick Swayze e Keanu Reeves em paz.

PS2: Nota das cenas de ação e da produção cênica 8, nota do filme 0, média abaixo.



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...