Bem Casados

12/01/2015 01:46:00 AM |

Bem amigos, se vocês ainda não possuem o dom de adivinhar o desenrolar de um filme nacional somente com um pôster e um trailer, depois de ver esse aqui acho difícil quem vai errar. Não digo isso por "Bem Casados" ser um filme bem simples, mas não quiseram ousar em nada e acabaram fazendo um longa quase que homenagem para as produtoras de vídeos de casamento. Claro que existe romance, algumas pitadas bem leves de comicidade e até a tentativa de dramatizar polemizando com política e programas de cunho social, mas o filme não empolga para nenhum lado e tudo o que era previsto logo vendo as primeiras cenas do trailer mesmo acaba sendo concluído com o final da trama, ou seja, fizeram algo bonitinho mas que não chega a lugar algum, o que é uma pena, pois tanto as produtoras de vídeos mereciam uma homenagem melhor, quanto o estilo proposto não tão novelesco agradaria muito se melhor roteirizado e dirigido.

A sinopse do longa nos revela que Heitor é um solteirão convicto que ganha a vida filmando festas de casamento. Durante os preparativos para cobrir mais um casamento ele conhece Penélope, uma mulher sensual e independente que está determinada a acabar com a festa antes mesmo que ela comece. A missão de Heitor é garantir que o casamento saia exatamente como os noivos querem. Já para Penélope, a cerimônia é a oportunidade perfeita para executar o seu plano. Juntos, essa dupla surpreendente, e um tanto atrapalhada, dará aos noivos muito mais emoção do que eles jamais imaginaram. Afinal, bem casados só os doces.

O texto de Fernando São Tiago é simples, mas cheio de frases bem interessantes, que poderiam ter sido mais desenvolvidas na trama, e claro, poderia ter um conflito mais forte para que o romance não ficasse simples também. Todos gostamos de romances que dão certo, e até mesmo o estilo de fechamento não ser o que todos esperavam (ao menos na fala) foi bem condizente com a trama, mas poderia existir mais dinâmicas conflitivas para que o longa não ficasse tão morno, mas isso não é culpa somente do roteiro, pois o diretor Aluizio Abranches não é tão novato em produções e certamente poderia ter dado algumas reviravoltas na trama que acabariam sim levando para o rumo final, mas que no miolo empolgasse mais. Em momento algum posso falar que o filme é ruim, ele é bem produzido, tem boas perspectivas, mas é simples demais, e quem for esperando se divertir, rir bastante e até os que forem esperando alguma forma de comoção vai acabar saindo decepcionado com a trama, e somente quem realmente for querendo ver uma homenagem para as equipes de vídeos de casamento talvez saia mais contente com o que verá, o que é uma pena, pois potencial e bons atores, a trama tinha com toda certeza.

No quesito atuação, Camila Morgado mostra que até tem um bom tino para a comédia ao dar uma versatilidade interessante para sua Penélope, mas certamente ainda vamos preferir ela fazendo dramas, pois aqui ela trabalhou bem, mas não deu o seu máximo que tanto adoramos, de modo que fez boas cenas divertidas e que até nos esboçavam sorrisos, mas faltou aquele tchan a mais que faz gargalhar, e assim sua beleza somente não diverte, então esperaremos um novo longa dramático seu para aí sim nos emocionar com o que ela faz de melhor. Alexandre Borges por sua vez já está bem mais acostumado com personagens descontraídos, e seu Heitor foi algo bem bacana de ver na tela, mas que faltou um pouco chamar mais a responsabilidade da trama para si, pois sendo o protagonista do filme, a dinâmica deveria ficar toda a seu cargo, e aqui em diversos momentos mesmo estando à frente da cena, os demais acabavam passando o texto com mais impacto que o que ele estava fazendo, isso não é errado, mas não é comum de ver acontecer com grandes atores, e ele certamente é um dos bons, porém isso não atrapalhou seu charme e claro que muitas mulheres ainda verão o filme por causa dele. Bianca Comparato é uma atriz interessante, que vem crescendo nos papeis do cinema, mas que ainda é mais conhecida nas novelas, e aqui embora o papel de sua Alice não seja algo incrível de ver, suas nuances são as melhores frente aos demais do elenco e certamente isso lhe deve trazer mais bons papeis e ela ainda chamar mais atenção, destaque para sua cena no bouquet. E para finalizar o elenco principal, eis que o roteirista também entra em cena, e Fernando São Thiago que aparece do nada na cena do chá de panelas, também entra para a equipe como Fernando, e ele podia ter se dado ao luxo de algumas cenas a mais de destaque, afinal ele que escreveu o texto, mas preferiu manter a humildade e foi bem de mansinho aparecendo aqui e ali para que com suavidade fizesse um dos papeis mais meigos da trama, sendo cavalheiro e agradando no que fez, claro que é coadjuvante máximo com poucas falas, mas agradou bastante nas expressões.

No conceito visual, como disse acima o longa foi muito bem produzido, então tivemos festas de casamentos com toda a pompa necessária para chamar atenção, e mais do que isso, os ângulos escolhidos foram bem trabalhos para que o cenário todo não necessitasse ser decorado, e dessa maneira fizeram mais coisas sem que prejudicasse a arte do longa, acertando a mão em cheio, além claro de mostrar que a maioria das produtoras funcionam em lugares minúsculos, mas sempre com um charme bacana de ver, ou seja, certamente muitos da equipe de arte já trabalharam com vídeos de casamento e conhecem bem o meio para não errar em nada. A fotografia da trama também ficou bem bonita de ver, com iluminações diferenciadas para dar o tom das festas e sempre procurando trabalhar com cores neutras para dar suavidade na trama, porém poderiam ter usado alguns tons mais fortes para acentuar a comicidade da trama, mas isso é apenas um detalhe, já que necessitaria mudanças no roteiro e na direção antes da iluminação. Agora um detalhe que sempre incomoda, sei que conseguir patrocinadores para um filme é algo que é extremamente difícil, mas forçar aparições é algo que não tem como perdoar, e aqui os dois patrocinadores aparecem em cenas que não fazem nenhum contexto com o roteiro e certamente foram criadas somente para mostrar a logo deles, ou seja, dá uma desconexão total na trama.

Enfim, é um filme que até é possível perder algumas horinhas assistindo, mas que de longe não promete empolgar a grande maioria de público, vamos ver quando realmente for lançado na próxima quinta-feira, pois hoje em dia de cinema mais barato, a sessão de pré-estreia estava bem vazia, e as pessoas que estavam na sala também não expressaram grande diversão. Como muitos já foram a casamentos, ou conhecem equipes de casamento vai ser uma atividade legal comparar os personagens da trama com os conhecidos, e só por isso já deve valer o ingresso, mas quem estiver desejando uma comédia para mijar de rir ou um romance para se emocionar, certamente esse não é a opção mais correta. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, volto na quarta com mais uma pré que irei conferir, então abraços e até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...