Awake - A Vida de Yogananda

12/14/2015 11:54:00 PM |

Falar de um documentário é algo que precisamos parar um pouco e pensar para quê e para quem ele foi criado, pois nem sempre ele visa atingir a todos, e ultimamente os cinemas andam conseguindo lotar suas salas com alguns longas de temáticas religiosas e espirituais que de certa forma podem causar um estranhamento de quem for ao cinema e entrar enganado em alguma sessão, mas sempre o conhecimento que todos proporcionam são agradáveis mesmo que você não siga a ideologia passada pelo filme. Com "Awake - A Vida de Yogananda" somos transportados para algo que consideram mais como uma ciência de autoconhecimento do que uma religião em si, e ao acompanharmos a história de vida do guru, vemos que a bondade e devoção por sua doutrina era algo que hoje pouquíssimos líderes espirituais buscam alcançar. Ou seja, um filme interessante e que agrada por tudo o que é mostrado, e que mesmo sem nunca ter ouvido falar dele, vai sair da sessão feliz com tudo o que aprendeu.

O longa nos apresenta a vida de Yogananda, autor do clássico "Autobiografia de Yogi". Na década de 20, ele trouxe a espiritualidade hindu para o Ocidente, pregando a fuga da opressão do ego humano e da ilusão do mundo material. Além de materiais de arquivo, o filme, gravado ao longo de três anos, conta com a participação de 30 grupos ao redor do mundo para demonstrar a importância desta figura para yoga, religião, ciência e, principalmente, para a humanidade.

Como muitos que seguem o site sabem, não costumo falar muito sobre os documentários que vejo, pois gosto mais de assistir eles, do que comentar sobre eles, já que é uma modalidade que não podemos discutir muito sobre cada detalhamento já que a trama toda é formada ou por entrevistas, ou por algum tipo de narração sobre a história que vamos vendo na tela, e aqui não foi diferente, pois ao juntar diversas pessoas do mundo todo para falar sobre Yogananda, a diretora e roteirista Paola di Florio, conseguiu montar em seu longa de estreia mais do que um simples documentário, mas quase que uma vivência própria em busca de algo que desejava atingir, e o acerto foi bem feito. Claro que mesmo com boas cenas, algumas imagens aparentaram estranhas por tentar representar alguns momentos da vida jovem do guru, mas tirando esses detalhes o resultado fora do ficcional é bem interessante. E outro defeito que tenho de pontuar, é se queriam mostrar os nomes dos entrevistados para quem não os conhecia, era melhor que colocassem em cima por mais tempo, pois aparecendo por 3 segundos junto com a legenda de suas falas foi o mesmo que não colocar nada, pois foi impossível ler qualquer nome.

De modo geral, o longa funciona bem para conhecer tanto a ideologia de Yogananda quanto saber um pouco mais de sua vida, e tudo passa bem rápido nos 90 minutos de duração, sem abusar de nossa inteligência, e usando cortes dinâmicos a trama monta algo simples e envolvente. Como disse acima, temos alguns defeitos clássicos de documentários com muitos entrevistados, e isso poderia ser facilmente resolvido na edição, mas como não posso defender nem atacar nada sobre a ideologia, por não conhecer nada e nem ter ouvido falar nada além da tradicional Yoga que conhecemos, vou preferir fechar o texto dizendo que sinceramente o longa nos faz pensar como nossa mente pode florescer se bem conectada com o corpo e com o universo em si.

Enfim, certamente é um longa que vai lotar as sessões principalmente pela curiosidade, e claro pela ideologia ter muitos seguidores que vão indicando no boca a boca, e dessa forma também recomendo ele para quem gostar de filmes que envolvam uma certa espiritualidade, porém deixo claro o aviso de que há muita coisa que não dá para acreditar e os mais céticos que não adentrarem realmente no que o filme quer passar pode achar uma viagem exagerada de alguns preceitos. Portanto, vá ao cinema livre de pré-conceitos e é bem capaz que saia feliz com o que verá. Bem é isso pessoal, fico por aqui agora, falta apenas o último longa da Itinerância da Mostra Internacional para fechar a semana, então abraços e até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...