Goosebumps - Monstros e Arrepios em 3D

10/27/2015 03:14:00 AM |

O gênero aventura com monstros anda meio sumido dos cinemas, e sempre divertiu muito as crianças em sessões exibidas nas tardes antigamente, pois misturavam o imaginário das histórias contadas para assustar, com a criação de algum tipo de herói que salvava tudo. Claro que o problema desse sumiço é um fato bem claro, ou melhor caro, pois o estilo obriga os produtores a desembolsarem uma alta quantia de orçamento, que nem sempre obtém retorno. E infelizmente, isso vem acontecendo com "Goosebumps - Monstros e Arrepios", pois o filme não foi barato e por não ser uma obra totalmente conhecida, o retorno está sendo bem abaixo do esperado, o que é uma pena, já que o filme em si é bem interessante e agrada bastante na proposta, mas poderiam ter infantilizado menos ele e aproveitado mais cada um dos personagens dos livros, não deixando tanto na mão dos personagens humanos que criaram para desenvolver a história. Porém ainda é um filme que tranquilamente se assiste numa tarde chuvosa deitado no sofá comendo uma pipoca, e assim sendo, o resultado da sessão compensa para quem gosta do estilo.

O filme nos mostra que chateado por ter se mudado de uma cidade grande para uma pequena, o adolescente Zach Cooper encontra um pouco de esperança quando descobre que uma linda garota, Hannah mora na casa ao lado da sua. Mas cada moeda tem dois lados, e a má sorte de Zach começa quando ele descobre que Hannah é filha do misterioso escritor R. L. Stine, o autor da aclamada série de livros “Goosebumps”. Acontece que há uma razão para que Stine seja tão estranho... ele é prisioneiro de sua própria imaginação! Os monstros que tornaram seus livros tão famosos são reais, e Stine os mantém presos em seus livros para proteger seus leitores. Quando Zach acidentalmente liberta todos os monstros de alguns manuscritos e eles passam a assombrar a cidade; cabe à Stine, Zach e Hannah a tarefa de trazer todos de volta aos livros que pertencem.

É interessante ver o trabalho de desenvolvimento do roteiro, pois daria para criar inúmeras histórias a partir dos livros do escritor R .L. Stine, que inclusive faz uma pequena participação na última cena do longa, mas optaram por algo tão adolescente e infantil, que em alguns momentos parecem que estão lidando com bebês de tão simples que a história fica, e isso certamente não era a expectativa dos produtores quando compraram o direito das obras, já que os livros do escritor procuram alcançar um público mais juvenil/adulto que gosta de monstros e histórias que façam pensar um pouco, então poderiam ter criado algo em cima disso que agradaria mais e certamente levaria mais público para as salas de cinema. A direção de Rob Letterman até foi bem colocada, escolhendo bons ângulos e chamando atenção para cada elemento que desejava na hora certa, mas ao optar por um filme mais leve, acabou caindo no erro clássico de que colocaria mais público para dentro dos cinemas, o que não acabou acontecendo, e assim talvez algo que tinham em mente de uma continuação acabe nem ocorrendo. Porém acredito que em home-vídeo, o longa se reerga com algum estilo de promoção, colocando junto com algum livro ou colecionável, afinal dá para trabalhar bem com isso, e quem sabe recuperar o erro do estilo.

No contexto de atuação, não posso dizer que Jack Black esteja bem na trama, mas posso afirmar que não saiu forçado como ultimamente vinha aparecendo nos seus filmes, claro que seus trejeitos tradicionais apareceram bem dentro da personalidade do escritor R. L. Stine, mas como quiseram "criar" o personagem assim, o resultado acaba agradando, ah e para quem não reconhecer, uma de suas grandes qualidades é a de dublador de grandes personagens animados do cinema, e aqui além de protagonizar a trama, ainda emprestou a voz para o boneco Slappy e para o Garoto Invisível, e falando em Slappy adoraria ver um filme somente contando suas histórias, pois seria bem sinistro. Dylan Minnete conseguiu encaixar bem a personalidade de seu Zach, mas ficou meio fora de ideologia no quesito idade, pois ficamos na dúvida de estar no colegial(high school) ou algo mais abaixo pela sua forma de vida, claro que isso não é algo que o ator poderia resolver, mas daria para mudar o estilo de atuar e agradar mais ao sair do infantil e recair mais para o juvenil/quase adulto, mas fez boas caretas e agrada no geral. Odeya Rush trabalhou bem com sua Hannah e até surpreendeu ao não demonstrar nada sobre sua real conexão com toda a história, e com uma personalidade forte, mas comovente ao ponto de nos apegarmos a ela, e já por ser seu segundo grande longa, vem mostrando uma consistência de trabalho incrível para uma garota tão jovem, de modo que em breve já devam lhe dar grandes papéis. Ryan Lee tem toda a expressão cômica em sua cara e com trejeitos até que de certo modo forçados, acabamos rindo do que faz, mas se for realmente seguir a linha cômica, precisa parar de fazer caras e bocas, senão em breve vira um ator que só cabe em um único papel, aqui serviu bem para o seu Champ, mas ainda daria para ser mais engraçado sem ser superficial.

Embora o longa conte com muitos personagens digitais, o visual da trama não ficou falso em demasia, claro que alguns personagens poderiam ter sido melhor elaborados, mas em momento algum podemos falar que deixaram um personagem jogado sem uma boa representação gráfica para chamar a atenção para sua cena. Como disse mais para cima, poderiam ter usado menos personagens para dar mais atenção a cada um, pois são bons personagens e procuraram mostrar com fidelidade cada um, o que é um primor da equipe artística, e resultou mesmo com o longa tendo uma temática de suspense, um recheio de cores nos figurinos bem interessante. Além disso, a equipe de fotografia também prezou muito por conter a iluminação ao redor sempre para dar destaque aonde queriam, e a cena do parque de diversões ficou realmente linda de ver. Quanto do 3D, até temos uma profundidade bacana em algumas cenas, mas como o longa foi convertido, o resultado não impressiona tanto nesse quesito, mas certamente o pessoal que gosta, nas cenas que foram colocados vai achar bem legal o efeito.

Enfim, um filme muito bem feito, que diverte e entretém, mas que poderia ser bem melhor se não deixassem ele tão infantil e tão cheio de personagens. No geral dá para recomendar com certeza e é garantido uma boa sessão para todos. Bem é isso pessoal, fico por aqui agora, mas volto em breve com a última estreia dessa semana, então abraços e até breve.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...