Hotel Transilvânia 2 em 3D (Hotel Transylvania)

9/25/2015 12:07:00 AM |

Acho que não existe um gênero mais gostoso de acompanhar e divertir senão o de animação, e por ser também um dos que mais dão trabalho para fazer, sempre qualquer história mais simples, acaba virando uma grande produção e os produtores que não são bobos sempre encontram jeito de ganhar dinheiro com tudo, após o filme. E daí quando já venderam todo tipo de objeto após o lançamento do primeiro filme altamente rentável, vem a questão: vamos fazer um segundo? Os olhos em formas de cifra brilham, e claro que se com um orçamento modesto fizeram cinco vezes mais de bilheteria, não iriam entregar um "Hotel Transilvânia 2" com moldes muito diferenciados do original, o que é bem bacana, pois perder a fidelidade de uma história acaba gerando irritação, daí adicionaram fofura para com os personagens infantis e pronto, temos novamente algo divertido de ver, mas que traz pouco conteúdo novo na tela, o que pode incomodar a muitos, ou não, pois vai certamente divertir bastante a garotada (e com algumas piadas fazer os pais rirem muito também), e isso é o que vale em uma animação. Claro que além de uma história bacana, o filme também conta com uma modelagem bem mais planejada, e que funcionou demais nos voos e cenas mais rápidas, mostrando que a tecnologia de controle de câmera em desenhos está cada dia melhor.

O filme nos mostra que a vampira Mavis e o humano Jonathan se casaram e continuaram morando no Hotel Transilvânia, já que Drac ofereceu um emprego ao genro. Ele na verdade quer que sua filha permaneça ao seu lado, especialmente quando ela revela estar grávida. Eufórico com a notícia, Drac torce para que seu neto seja um vampiro de verdade e busca, a todo instante, indícios de que isto acontecerá. Entretanto, o pequeno Dennis está prestes a completar cinco anos e, ao menos por enquanto, tudo indica que ele é um humano normal.

A frase do pôster diz que: "A única coisa mais assustadora que ser um monstro é tomar conta de um", mas colocaria facilmente outra frase como sendo a coisa mais assustadora do filme e que poucos sabem, que tanto o roteiro do primeiro, quanto do segundo foi escrito por Adam Sandler, ou seja, você pode ir ao cinema esperando ver aquelas piadas que acabamos nos perguntando aonde alguém acharia graça naquilo. Mas felizmente ele não está sozinho nessa empreitada, e somente a base da história é sua, então dá para relaxar mais. Digo isso mais para provocar os amigos que sei que odeiam o ator, mas como disse no parágrafo inicial, não mexeram em praticamente nada do que já foi sucesso no primeiro filme, e assim sendo, o resultado é bem agradável de ver na telona. Além disso, mantiveram também o diretor Genndy Tartakovsky, que mostrou no primeiro longa que tinha uma pegada bem interessante para os ângulos, deixando a animação bem viva e agradável de ver, e agora usou de recursos quase que impossíveis de imaginar numa animação, para que a modelagem tridimensional ficasse incrível e muito bonita de ver, aparentando ter colocado um drone (se fosse um filme live-action) perseguindo os personagens em diversas cenas para que quase num stop-motion tudo tivesse forma definida, e num misto de técnicas, isso ficou bem diferenciado do que estamos acostumados a ver.

O bacana de ver o que fizeram nos personagens é que ao manterem a mesma linha de carisma presente no longa original, e adicionarem fofura para com os personagens novos, tivemos um resultado gostoso de acompanhar, e claro rir das diversas situações que ocorrem, mas ainda poderiam ter desenvolvido um pouco mais de história para alguns, como acabou acontecendo no primeiro filme, pois agora praticamente todos são apenas jogados na trama e não possuem nenhum desenvolvimento de personagem, tirando o jovem Dennis e Drac, por estar sempre grudado na criança. Não que isso venha a atrapalhar o filme e muito menos as piadas inseridas para cada um dos monstros, ainda continuamos as melhores com o homem invisível, mas certamente dando mais tempo de tela para cada um iríamos ficar mais ligados com cada um. Novamente a dublagem caiu perfeita para aproximar o longa das piadas e trejeitos nacionais, e isso é um fator muito bacana que sempre acaba dando certo (e se alguma distribuidora reclama que não consegue lançar o filme na mesma data aqui por causa de legendagem ou dublagem, vejam que este está sendo lançado igualmente e ainda contando com alguns detalhes desenhados em português, ou seja, arrumem outra desculpa).

No conceito visual, é incrível ver a quantidade de cores que trabalharam no filme, deixando cada personagem quase que único na tela, e em diversos momentos temos muitos "figurantes" em tela e cada um consegue se destacar no meio da multidão, e até mesmo os lobinhos foram modelados para possuírem características únicas, mesmo sendo uma ninhada imensa. Além disso, volto a repetir os ângulos escolhidos valorizaram demais o ambiente da história, e cada detalhe é preciso nas cenas, desde os diversos elementos nos quartos do hotel até mesmo nas cenas em ambientes mais abertos foram trabalhados para divertir e agradar harmonizando tudo, ou seja, perfeição nata que mostra que a cada dia as equipes artísticas das animações estão prezando mais por detalhes para chamar atenção e junto das iluminações incríveis da fotografia, o resultado é realmente muito bonito de ver. Já fico esperando para quando trabalharem mais texturas, pois ainda temos um longa mais chapado, longe do que a Pixar/Disney/Dreamworks faz, e só isso para o patamar virar outro, afinal aqui o prezo pela diversão é algo muito bem feito. Quanto do 3D, temos muitas cenas com voos, e isso funciona bem na profundidade de campo, além de como disse pelos ângulos, tudo parece ser palpável como se fosse feito em massinha, mas é computacional, e não exploraram tanto coisas sendo jogadas para fora da tela, o que as crianças gostam de ver em filmes tridimensionais, portanto muitos irão reclamar de não ter nada, mas visualmente o resultado com o óculos é interessante.

Enfim, é uma animação que funciona dentro da proposta que escolheram, divertir sem ter de criar um contexto monstruoso para envolver o público, e assim sendo, quem for mais exigente talvez reclame de faltar mais conteúdo, mas quem for disposto a se divertir apenas com os monstrengos mais uma vez como rolou em 2012, pode ter certeza que vai sair contente com o que verá na sessão. Portanto, como gosto de ver também longas apenas pela diversão, acabo recomendando com certeza o longa para todos, e certamente os pequeninos que forem conferir vão sair felizes correndo para o McDonalds mais próximo para pegar um colecionável do filme. Bem fico por aqui hoje, mas volto em breve com os outros longas que irei conferir no final de semana, então abraços e até breve pessoal.

PS: Como temos praticamente o mesmo filme de 2012, vou repetir também a minha nota da época sem pesar a mão nos pequenos deslizes.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...