Risco Imediato (Good People)

4/10/2015 01:08:00 AM |

Olha, não sou o maior fã de filmes policiais, mas gosto bastante do gênero para poder saber o quão ruim é um filme quando é mal feito, mas quando algum maluco resolve pegar todos os clichês possíveis e imaginários do estilo e tentar trabalhar isso como algo novo é abusar da boa vontade do espectador que pagou seu ingresso querendo ter emoção ao menos nas cenas mais tensas. Digo isso pois o que é mostrado em "Risco Imediato" num primeiro momento pode até parecer interessante, mas conforme vão se aprofundando no tema, colocando algumas pitadas de tensão, a situação toda começa a ficar risível de tão absurda que é cada uma das milhões de gafes que o longa comete, só não vou falar de todas as gafes do filme aqui para o texto não ser apenas de spoilers, estragando mais o longa para aqueles que ainda pensam em ver o filme, mas o que posso adiantar de cara é que se você é daqueles que não entendem muito as cenas de mistério ao estilo Scooby-doo de alguns longas policiais, nesse eu lhe garanto que tudo será mostrado em câmera lenta e detalhada com círculos redondos para onde você deve olhar junto com os personagens. Pronto, acho que não preciso falar mais nada sobre o longa que já garanti o fracasso dele ou a lotação das salas para rir de tudo, mas lembre-se o gênero do longa é Suspense/Policial/Ação e não Comédia, ok?

O longa nos mostra que após herdarem uma casa em Londres, Tom e Anna deixam os Estados Unidos e se mudam para a cidade. Devido à dificuldade de Tom em conseguir um bom emprego, eles logo passam por problemas financeiros que os ameaçam de despejo. Para minimizar a situação, resolvem alugar um quarto no andar de baixo para Ben Tuttle. Só que, três meses depois, Ben aparece morto devido a uma overdose de heroína. Após a polícia ir ao local, Tom encontra uma maleta repleta de dinheiro. Não demora muito para que o casal utilize o dinheiro para pagar dívidas e realizar seus sonhos, o que desperta a atenção do policial John Halden e também de dois traficantes, um que é o dono do tal dinheiro e outro que sofreu um grande golpe.

O mais engraçado do filme é que ele é baseado no livro de Marcus Sakey "Good People", que aliás é o nome original do filme, e se foi adaptado fielmente acredito que as escolas devam usar esse livro como história para os alunos trabalharem, pois tudo é muito fácil nele, cada situação do longa quem já viu um só filme do gênero vai saber que os protagonistas irão usar a grana achada, vão fazer caras de que não sabem de nada, vão se achar os super-heróis para enfrentar bandidos extremamente bem armados num lugar completamente abandonado e por aí vai, mas incrivelmente toda essa facilidade flui bem e diverte, então embora o longa seja completamente previsível e até bobinho demais, acabamos rindo e se divertindo com tudo que o diretor dinamarquês Henrik Ruben Genz nos entrega, então se você quiser uma comédia policial talvez saia bem contente do que a trama vai propor, mas se for esperando um policial mesmo cheio de suspense, fuja quilômetros desse longa, pois nem planos ousados de câmera vão salvar ele.

Quanto da atuação dos protagonistas, não sei se já peguei implicância com James Franco pelos inúmeros besteiróis que anda se metendo após toda a dramaticidade que entregou em "127 Horas" ou se realmente ele não é um bom ator, pois não aparenta mostrar dinâmica para os seus personagens, se porta sempre achando que está com um climão pesado, e até repete expressões para diferentes tipos de situação, ou seja, precisa começar a selecionar menos filmes para chamar atenção e trabalhar realmente sua atuação, senão daqui a pouco vai virar um Nicolas Cage da vida. Kate Hudson cai bem em comédias românticas, tem cara de atriz de filme romântico, e é engraçadinha, pronto, parem de querer colocar ela em outros estilos que não vai cair bem nenhum personagem, não faz caras de susto, e sua cena chutando o bandido é melhor eu nem falar nada. Se existe um ator que acredito muito no potencial é Omar Sy, que pode fazer qualquer estilo que vai ter um charme próprio e até mesmo um personagem meio bobo como é o seu Khan que vai chamar a cena para si, então embora seja risível algumas de suas cenas, o porte expressivo do rapaz é notável e ainda espero um papel grande num filme hollywoodiano para que ele detone, aqui foi fraco infelizmente. Tom Wilkinson faz de seu policial Halden, literalmente uma vergonha para os investigadores reais e até mesmo para os grandes policiais da ficção, pois tudo é mal trabalhado em suas cenas, não há motivo para empolgação, extremamente previsível e algumas até parecem paródia de outros filmes, por exemplo a cena que levanta do hospital e vai atrás dos bandidos só faltou quebrar o gesso para parecer com a de The Rock em "Velozes e Furiosos 7". E para fechar temos Sam Spruel que até chega a impor respeito com seu traficante Jack, mas talvez necessitasse bater em mais gente, e demonstrar maldades nas expressões para envolver, pois ser pego tão facilmente nas cenas que apanha de Hudson e depois na sua cena final é fraquejar demais no personagem.

Visualmente temos até diversos elementos cênicos no melhor estilo aponte o objeto que todos os personagens e os espectadores irão olhar, e isso não é ruim, pois funciona bem didaticamente para explanar a situação toda que está ocorrendo, o erro é o exagero, pois vimos o chiclete uma vez, na segunda já passa a ser bobo, se tivesse uma terceira iríamos querer bater no cenógrafo que deveria ser irmão do diretor, o mesmo vale para a janela falsa, e tudo mais que insistem em ficar marcando território, mas ao menos as escolhas das locações foram bem condizentes com tudo que o longa pedia, e assim o desenvolvimento da equipe artística pode ser visto. A equipe de fotografia quis fazer algumas firulas trabalhando com filtros de escurecimento de cenas, em outros momentos utilizou câmeras invertidas para chamar atenção (sem nenhum motivo explícito), e quis mostrar serviço como se fosse algum exercício de faculdade, mas estamos falando de algo comercial, então arriscaram demais na linguagem sem necessitar.

Enfim, é um longa que até conheço pessoas que irão gostar do irão ver, mas a grande maioria vai reclamar demais de tudo e dessa forma é melhor eu nem pensar em recomendar ele. Como disse em alguns parágrafos se você quiser diversão fácil em um roteiro totalmente previsível e até bobo demais, esse longa é para você, mas do contrário evite mesmo, pois a chance de ficar batendo a mão na cabeça se perguntando o motivo de estar vendo esse filme é alta. Bem, fico por aqui agora, mas ainda falta uma estreia para conferir nessa semana e os filmes do Festival do SESC então abraços e até breve com mais posts.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...