O Destino de Júpiter em 3D

2/08/2015 10:54:00 PM |

Se existe uma coisa que me deixa sempre com os dois pés atrás em relação à um filme é mudança exagerada na data de lançamento, pois isso significa geralmente que o longa vai voltar pra edição para colocar algum efeito ou corrigir possíveis erros, dando margem para que algo fique desconexo e se estrague no conteúdo geral, e lembro que vi o primeiro trailer de "O Destino de Júpiter" no começo de 2014, e passou um ano inteiro e nada de lançarem, fui pesquisar e incrivelmente nos EUA foi lançado também agora junto com o Brasil na última quinta-feira, ou seja, o problema foi dos bons. Mas claro que fui conferir, mesmo com medo em uma sala onde pudesse ver toda a tecnologia maluca do primeiro filme dos irmãos Wachowski filmado em 3D com câmeras Imax, e o que posso dizer logo de cara é que é um dos filmes mais lotados de efeitos que sequer podia imaginar, de extrema diversão com muita ação, numa mistura envolvente e cheia de coisas e ideias malucas, do tipo que com certeza os mais encanados irão ficar com mais medo ainda de extra-terrestres. Ou seja, se você gosta de filme para ficar pensando e refletindo, esse não é o seu lugar, agora se curte um filme pipoca cheio de efeitos com uma história bem maluca, compre seu combo e sente numa boa poltrona que a diversão é cortesia no meio de tantos efeitos especiais.

A sinopse nos mostra que Júpiter Jones nasceu sob um céu noturno, com sinais de que estava destinada a algo maior. Ela sonha com as estrelas, mas acorda para a fria realidade do seu trabalho de limpar banheiros e uma sequência infindável de infortúnios. Somente quando Caine, um ex-caçador militar geneticamente modificado, chega à Terra, é que Júpiter começa a vislumbrar o destino reservado a ela desde o início - sua assinatura genética a marca como a próxima na fila para uma herança extraordinária que poderia alterar o equilíbrio do cosmos.

O interessante dentro desses roteiros de ficção científica é a tentativa de explicar diversos fatos que as vezes ficamos na dúvida sobre aliens e tudo mais e os roteiristas parecem que acham explicações favoráveis pra tudo, é divertido ver marcas nas plantações, pedaços sendo destruídos do nada e tudo em seguida tem uma explicação lógica "consistente", não reclamo disso, pois como disse temos de ver esse estilo de filme sem querer ter lógica real nenhuma, pois senão a chance de decepção é muito alta. Então, olhando dessa forma, o resultado que os Wachowski nos entrega é algo muito bacana de acompanhar, e mesmo tendo todos os tipos de absurdo possível exibido, se visto como algo completamente fora do plano real, tudo faz jus e se conecta de maneira adequada, e principalmente serve para que o público se divirta com a alta quantidade de ação, já que são raros os momentos que paramos para tomar um fôlego sem algo explodindo, ou pessoas correndo. Claro que se entrarmos a fundo, analisando ponto a ponto, iremos ver alguns detalhes que mesmo no mundo do absurdo são erros, que acabam sendo explicados como falei devido a ficarem mexendo em algo que já estava pronto, e assim ficam alguns furos na história, mas nada que uma explosãozinha não resolva e acabe passando batido. Outro ponto que gosto muito da direção dos dois irmãos, é que são raras as cenas que colocam a câmera parada e deixam o assunto fluir por ali, tendo movimentação em 99% dos planos para que o filme crie uma dinâmica própria e envolvente, funcionando sempre com muita ação, e isso é bem bacana, pois se seus filmes são completamente malucos, por que não dar velocidade para que não dê tempo do público ficar pensando nos erros?

Em filmes de muita ação, geralmente as atuações acabam sendo fajutas e cheias de falhas, afinal em 90% das cenas o ator não está vendo nada daquilo que está na cena, olhando para fundos azuis e tendo de imaginar o que o diretor está lhe dizendo que está rolando ali, então temos de relevar isso também na análise. E se Mila Kunis sofreu bastante em "Oz: Mágico e Poderoso" com toda essa tecnologia, dessa vez podemos dizer que já estava bem tranquila e sabendo bem para onde olhar e ter toda a dinâmica em cena que sua personagem Júpiter pedia, claro que ainda suas habilidades de corpo são bem melhores que as expressivas, mas a jovem conseguiu trabalhar bem e fazer caras de espanto e susto bem encaixadas com o momento de suas cenas, nas mais sérias ainda falha bastante, mas com o tempo vai corrigir isso com certeza; Falando em habilidades corporais, já virou praxe dos filmes que tenha muita ação para chamar as namoradas/esposas dos homens, que geralmente são quem gosta desse estilo, colocam algum ser musculoso que vai ficar 90% do filme sem camisa para que elas não fiquem reclamando de ter de ir conferir o filme, e o nome da vez é praticamente o mesmo de vários outros filmes, Channing Tatum, que com uma cara estranha de mau na maioria das cenas de seu Caine acabou não transparecendo suas habilidades expressivas, ficando estranha a feição, não combinando muito com sua atuação geral, claro que no nível de ação ele fez muito bem, afinal está acostumado com o estilo, mas poderiam ter trabalhado mais o lado interpretativo dele que agradaria bem mais. Eddie Radmayne que é o provável ganhador de todos os prêmios do ano por sua atuação em "A Teoria de Tudo", aqui ficou também estranho demais, já que seu personagem Ballem tem uma voz estranha e trejeitos mais estranhos ainda, claro que muitos vão falar que no premiado filme ele também tem voz robótica, mas aqui ficou artificial demais e não demonstra um motivo específico para isso, além de ficar muito fora suas expressões com as ações. Sean Bean entrou bem com seu personagem Stinger, mas talvez precisasse de um novo filme que explicasse o envolvimento dele com o protagonista para que suas cenas não fossem tão confusas, mas o que fez no quesito expressivo foi bem colocado em cena e mostrou que o ator ainda tem estilo. Douglas Booth e Tuppence Middleton foram os mais ousados, trabalhando seus personagens Titus e Kalique não apenas dentro dos figurinos enfeitados, mas botaram o corpo pra jogo aparecendo nus em algumas cenas banhando-se, mas o que vale falar é que seus trejeitos sempre com ar de superioridade foram ao mesmo tempo cabíveis dentro dos personagens mas bem engraçados. O longa possui diversos outros personagens chamativos que até possuem desenvolvimento de cena, mas como tudo gira em cima dos protagonistas, fica meio complicado ficar falando de cada um individualmente, o que posso dizer com certeza é que no geral agradam dentro de suas ações, mas nada que vá surpreender.

Como estamos falando de um longa, onde 90% ou mais da cenografia foi feita digitalmente, tudo é muito bonito e cheio de nuances coloridas, com diversos objetos aparecendo nos momentos mais inusitados, bichões com cara de lagarto e asas falando com os protagonistas, ETs simples como conhecemos correndo feito maluco nas plantações e roupas de couro preto para dar um charme no figurino simples, e quando vai pras cenas de mais classe, aí temos figurinos maravilhosos e chamativos, ou seja, tudo bem trabalhado para agradar visualmente, mas como sabemos que tudo é falso, nos momentos de maior ação aonde a destruição rola solta, tivemos alguns probleminhas que aparecem e quem tiver um olho clínico vai ver pedaços de prédios caindo e sumindo do nada, objetos desaparecendo e por aí vai, mas repito, como é um longa totalmente pipoca, aonde se ficar olhando pra erros só vai ver isso, é melhor curtir e deixar passar. Os detalhes hi-tech são bem trabalhados e faz com que fiquemos ainda com mais vontade de botas voadoras, injeções que curam cortes em segundos e por aí vai no que é apresentado de tecnologia alienígena que vive na Terra. A fotografia trabalhou com uma paleta de cores gigantesca, praticamente uma para cada planeta aonde os protagonistas passam, mas sem dúvida o laranja avermelhado das cenas finais são um espetáculo a parte que agrada bastante.

Sobre o 3D, temos uma imersão bem interessante, aonde as camadas conseguem ser bem notáveis nas cenas aonde a tecnologia foi a fundo, com personagens, cenografia e objetos praticamente sendo colocados de forma certinha para que o público note onde foi colocado, isso se deve a ser o primeiro trabalho dos diretores usando a tecnologia e devem melhorar nos próximos com certeza. E como tem muita coisa sendo explodida e quebrada, para quem gosta de coisas voando na direção dos olhos, o longa faz a diversão ser ainda maior, ou seja, quem reclamar de não ver 3D no filme é melhor procurar um oftalmologista. O destaque fica sempre para as cenas que tem explosões que quebram coisas em diversos pedacinhos, pois é agoniante ver eles vindo de todo lado.

Contando com uma trilha sonora bem envolvente e cheia de batidas cadenciadas, o ritmo acelerado do filme é ainda mais agitado, tendo poucos momentos sem contar com algo tocando de fundo. E além disso, souberam fazer uma mixagem inteligente, aonde os sons das armas combinou perfeitamente com tamanho, junto com barulhos criados para cada objeto trabalhando com os personagens para não ficar muito falso, já que a maioria das coisas não existe, e no momento de vácuo foi por bem pouco que não deixaram realmente como deve ser sem som algum, mas erros estão aí para acertarem na próxima vez.

Bem é isso pessoal, gostei demais do que vi, e recomendo para todos que gostem de um filme aonde não é necessário pensar em nada, apenas se divertir com muita ação, o que geralmente é a proposta dos Wachowski, claro que seu filme inicial "Matrix" ganhou fama, por entregar algo mais pensante na época, mas agora como a onda é ganhar dinheiro, e eles entraram nessa, a proposta do longa é somente agradar quem gosta de uma boa ação. Como disse no início, se esse faz seu estilo, vá na maior sala e desfrute de toda tecnologia possível, com o som da sala na potência máxima e saia bem feliz com o que vai ver e ouvir, agora se você não curte passe longe que a garantia de reclamar de tudo é altíssima. Bem é isso, encerro a semana cinematográfica por aqui já sabendo que semana que vem promete ser uma de poucas estreias, já que vem um filme que deve ocupar salas demais, então o jeito vai ser se contentar com um Carnaval meio fraco de filmes, quem sabe algum bom programador das salas nos satisfaça mandando alguns atrasados, mas isso só saberemos na terça, então até lá vamos ficar apenas na torcida. Deixo meus abraços aqui com vocês, desejando uma boa noite e uma boa semana, e até quinta pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...