Apneia

12/13/2014 02:07:00 AM |

Uma das coisas que defendo quando leio um roteiro que me é oferecido é a concisão das ideias, pois muitos diretores até possuem bons argumentos e se olharmos de uma forma mais efetiva conseguimos ver que rumos a história pode tomar. Porém, algumas histórias conseguem ser críveis somente para algumas pessoas, as que estão no clima exato que o filme tende a ir, ou que conheça exatamente a ideia que o roteirista quis colocar na trama. Digo isso pois o filme "Apneia" tem uma visão bem marcada de onde quer chegar, porém trabalhou de uma maneira tão cheia de floreios e abstrações que não conseguimos nos impactar com quase nada do que é passado, ficando um longa bem mediano que quase nos remeteu a um sucesso do passado "Confissões de Adolescente" só que com uma visão bem menos família e com uma temática mais pesada. E mesmo contendo imagens belíssima, que foram filmadas com o maior esplendor de técnicas, o resultado final é algo vago demais para agradar, como disse antes, quem não estiver na mesma vibe das protagonistas.

O filme nos mostra que Chris é uma jovem linda e rica que busca pelo sentido da vida, pois, apesar de tudo, vive entediada. Ela e suas amigas começam a notar que suas atitudes podem influenciar os próprios destinos e, até mesmo, o destino de outras pessoas. Apneia retrata um pouco da vida dos jovens da classe alta que, paradoxalmente, tem tudo, mas vivem sem perspectiva alguma.

A história em si não é algo ruim, muito pelo contrário, atualmente cada vez mais vemos jovens no estilo que o longa retrata e dessa forma acaba servindo como um alerta para que pais observem se seus filhos não andam necessitando de algum estilo de psicologia para não ficarem tão entediados e caindo para vertentes não tão boas da vida. E assim sendo o diretor e roteirista Mauricio Eça acaba acertando no viés que a trama poderia se desenvolver, porém o maior erro do filme é que ele se perde nisso, não pelas atuações, mas pelas situações envoltas não empolgarem os espectadores, tanto que na sala onde assisti era notável que as demais pessoas acabavam discutindo o assunto tema entre si, esquecendo que o filme continuava rolando, ou seja, serviu de debate na própria sessão pelo tema, mas ficando fora de prumo como ficção inteligente que era a proposta inicial. Assim, um acerto talvez é que a trama vire em algum canal do estilo da Cultura por exemplo, colocando-se trechos do filme para que seja aberta a discussão do cotidiano, e assim com certeza será bem mais aproveitável do que no cinema como mídia final. Portanto temos sim um bom texto para ser trabalhado, mas não funcionou tão bem como filme, deixando no ar qual era a proposta de início, meio e fim que queria ser apresentado.

Das atrizes protagonistas, afinal só vale falar delas, já que os homens da trama são tão coadjuvantes a ponto de não importar sequer uma palavra que seja, e digo mais, ao ver os créditos subindo com nomes tão conhecidos que estavam na trama e sequer consigo lembrar de ter visto eles na tela, ou seja, ficaram nem como coadjuvantes, mas sim como figurantes de luxo. Marisol Ribeiro fez de sua Chris uma mulher completamente diferente do tradicional e isso é bom, mas em certos momentos ficamos assustados com o que faz e acabamos não entendendo para onde ela quis chegar também, mas no geral sua atuação é interessante e acabamos nos afeiçoando de certa forma com o que faz, tendo um resultado final dentro do satisfatório, talvez se não tivesse forçado tanto nas expressões seria mais crível. Uma atriz que não imaginava ver tão bem no cinema e acabou surpreendendo é Thaila Ayala, pois sua dramaticidade só vai crescendo no decorrer da trama, e o que de início parecia ser um personagem totalmente fútil, acabou virando daqueles que não conseguimos tirar mais o olhar, esperando mais um gancho certeiro na forma de atuar, muito bem elaborado tanto o personagem quanto a atuação que a jovem empregou. Marjorie Estiano já é figura carimbada na TV e vem desenvolvendo cada vez mais papéis interessantes no cinema nacional, e aqui embora o personagem não fosse tão chamativo, acabou tendo uma virada tão interessante no final, que do nada paramos por um momento e falamos opa, agora o bicho vai pegar, e aí é que ela mostrou o gás que sabe fazer bem e já lhe deu protagonismos grandiosos, de forma que o resultado é bem forte e colocado com ótima persistência na tela.

No quesito artístico da trama, a direção de arte trabalhou com uma cenografia sem muita frescura, mas com elementos marcantes para se destacar em cada cena, e isso é interessante de ver, pois como o longa quis passar que elas eram muito ricas, se tirarmos a cena das compras, em momento algum conseguimos observar isso a fundo, claro que o figurino foi bem luxuoso nas boates, mas só isso não remete riqueza, já que conhecemos mulheres que possuem roupas caríssimas mesmo não sendo riquíssimas. Poderiam ter trabalhado um pouco mais nesse quesito para demonstrar o que queriam, mas em relação às locações todas incorporaram bem o estilo da trama, e as cenas onde temos a apneia mesmo, são tão bonitas e bem colocadas que impressionam e suprem todo o resto, talvez mais cenas na praia seriam de um luxo maior ainda. E sabendo disso, a equipe de fotografia fez dessas cenas algo tão perfeito que foi até engraçado que ao chegar na bilheteria do cinema todas as moças que fazem as limpezas das salas do Cinépolis me pediram pra voltar e falar o que achei, porquê ao entrar na última cena do filme o que está enquadrado é tão bonito que o longa parece outro, ou seja, bem iluminado, plano bem enquadrado e resultado na medida.

Enfim, é um longa que tinha uma proposta inteligente e bem bacana de mostrar, mas acabou deixando ele com uma visão um pouco infantilizada demais, mesmo com um tema forte, e o resultado ficou entre uma "Malhação" e um "Confissões de Adolescente", ou seja, quem gostar dessas duas séries/novelas vai gostar do que verá na tela, claro que com um ritmo um pouco mais lento, mas quem não for fã do estilo, vai reclamar de tudo o que verá. Como disse no início, vai abrir boas discussões com o que é mostrado, mas não é um filme que recomendaria para todos, principalmente no cinema. Bem é isso pessoal, fico por aqui agora, mas ainda falta mais uma estreia da semana para conferir, então abraços e até breve.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...