Os Cavaleiros do Zodíaco - A Lenda do Santuário

9/16/2014 12:41:00 AM |

Se tem uma animação da minha infância que não lembro praticamente nada é "Os Cavaleiros do Zodíaco", lembro apenas que os bonecos, que hoje são chamados de colecionáveis, eram caros demais da conta e que muita criança foi parar nos postos de saúde por engolir as pecinhas minúsculas das armaduras, mas falar que era fã, que gostava de ficar horas assistindo ao desenho, isso com toda certeza não fez parte da minha vida. Bem, mas como aqui não é um blog saudosista, muito menos um lugar para vender colecionáveis, vamos falar do novo filme lançado na última quinta-feira 11, "A Lenda do Santuário", onde por incrível que pareça, conseguiram fazer algo que não fosse somente voltado para os fãs, aliás ando vendo muito fã por aí metendo o pau no filme, pois tudo é bem explicadinho de onde proveio a história, contando com um começo, meio e fim para a trama que está nos cinemas. E tenho quase certeza de que esse foi o motivo pelo qual os fãs ficaram mais bravos, afinal eles já conhecem tudo da saga, e talvez quisessem algo mais inovador, o que aparentemente aqui não tem. Como disse e repito, não lembro de nada da história original, mas a que foi mostrada aqui agradou cinematograficamente esse Coelho chato aqui, então pode ser que agrade mais pessoas por aí afora, então fica a dica para quem gosta de ver lutas animadas no melhor estilo oriental.

O filme nos mostra que em uma remota era mitológica, haviam os defensores de Atena. Quando as forças do mal ameaçavam o mundo, eles apareciam. Atualmente, após um longo período de guerra, uma mulher, preocupada devido aos misteriosos poderes que possui, é inesperadamente atacada e salva pelo Cavaleiro de Bronze Seiya. Então Saori começa a entender seu destino e, junto com Seiya e seus companheiros Cavaleiros de Bronze, decidem se dirigir ao Santuário. Lá, porém, além de enfrentar as armadilhas do Mestre do Santuário, terão que lidar com os mais poderosos dos Cavaleiros, os orgulhosos Cavaleiros de Ouro.

Além dos fãs, a história acaba sendo interessante de acompanhar para quem alguma vez já leu toda aquela parafernália de zodíaco e sabe algumas ideias de como é cada signo, pois muito daquilo é aproveitado, e com um humor bem colocado no roteiro, o longa acaba ganhando um ritmo interessante de ser acompanhado. Claro que não é nenhuma obra prima que vamos lembrar de ter visto, mas longe do que imaginava ser um novo "Dragon Ball", que me desculpem os fãs, mas como disse na crítica na época em que vi, era um episódio alongado para passar nas telas dos cinemas, e isso é algo que simplesmente desprezo.

Falar de cada personagem é algo que exigiria um estudo melhor de cada um, e isso vou deixar para quem for mais fã falar nos comentários, caso queiram, mas vou destacar aqui o humor irreverente de Seiya que chega até irritar pelos excessos, acredito que deva ser também um pouco culpa da dublagem, mas isso como sei que esse estilo é comum nos desenhos japoneses, então a chance de ser assim também lá é altíssima. E também tenho de dizer que assim como qualquer um ali, tirando os Cavaleiros de Bronze não botaria fé alguma em Saori, o menininha insossa para ser uma pessoa tão poderosa. Dos Cavaleiros de Ouro, deixo o destaque para Máscara da Morte de Câncer, que nunca ri tanto na minha vida com um personagem animado, meio filme pra mim valeu pela criação desse personagem.

A composição visual que saiu um pouco do desenho a mão para modelagem computacional ganhou uma profundidade bem bacana, que se a distribuidora tivesse empurrado goela abaixo 3D para o público pagar mais caro, muita gente iria falar que era algo maravilhoso e tudo mais, provando mais uma vez o que muitas vezes falamos de que o cinema em si já é feito de sombras, e se o desenhista ou fotógrafo souber fazer bem seu serviço pode num filme 2D tradicional mesmo dar contornos interessantíssimos para um longa. Temos muitas cores vindo de todos os lados com espectros e socos e tudo mais que o pessoal que curte a trama vai ficar bem satisfeito com o resultado, mas poderiam ter pegado mais leve na bagunça visual que acaba virando quase todo meio de batalha, já que todos os começos de cada uma mostra algo bem trabalhado cenograficamente, e o resultado de sua destruição também agrada, mas o miolo é tão exagerado que incomoda bastante, e temos ao menos umas 10 lutas no filme todo, sempre da mesma maneira, variando apenas os poderes usados.

Enfim, é um filme bacana que funcionou na telona, mas que também não é nada sensacional, e mesmo tendo alguns defeitos como falei acima deve agradar tanto os meninos mais novos que não conhecem a saga, quanto os meninos mais idosos que forem relembrar a trama nos cinemas, o que julgo ser basicamente um início possível de uma franquia, se eu estiver errado quanto a isso e esse já for um miolo, podem dizer também nos comentários, mas como disse no início não lembro de nada da trama original que passava na extinta TV Manchete. Bem é isso pessoal, com esse filme encerro a semana cinematográfica, mas amanhã já começo uma nova com algumas pré-estreias que irão aparecer por aqui, então abraços e até breve.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...