Um Plano Brilhante

6/22/2014 10:13:00 PM |

É interessante ver que as produções francesas tem importado astros internacionais para suas produções e com isso chamar atenção internacional diferenciada, já que muitos acabam tendo preconceito tanto com as comédias americanas, quanto com produções francesas, e o misto disso que pode ser visto em "Um Plano Brilhante" é algo com caras conhecidas no mundo todo, e a qualidade do roteiro que os franceses sabem dar para suas comédias. Claro que quem não está acostumado com comédias bobinhas francesas pode até achar o filme sonso demais, mas a proposta é tão absurda, com coisas tão impossíveis de acontecer que acaba divertindo e agradando o resultado final.

O filme nos apresenta um casal divorciado que elaboram um plano para tentar recuperar o dinheiro da aposentadoria que foi roubado deles por um empresário corrupto e inescrupuloso.

Com essa sinopse "imensa" fica até difícil alguém escolher esse longa para assistir no meio de tantos outros que estrearam nessa semana, mas longe de ser algo ruim, o filme trabalha de forma bem singela, ao melhor estilo da comédia francesa de situações absurdas que vão ocorrendo para que tudo aconteça de forma a fechar o ciclo iniciado. O diretor e roteirista Joel Hopkins conseguiu fazer um roteiro até razoavelmente bobo virar algo meio estilo espionagem, mas com toda comicidade bem leve que os franceses costumam por em seus filmes. Claro que veremos diversas situações totalmente absurdas de acontecer, mas a levada do filme acaba divertindo justamente pelos protagonistas acreditarem no que estão fazendo, e isso é bem raro numa comédia de absurdo funcionar.

Quanto da atuação, o que temos é um Pierce Brosnan que já vem trabalhando em comédias leves e que se encaixa bem no personagem que lhe foi dado, com isso o aproveitamento do personagem embora não seja algo tão primoroso, nos convence e até consegue divertir. Emma Thompson não consegue me convencer que pode ser humorista, prefiro seu tino mais dramático ou então mais dentro de uma seriedade, aqui até em alguns momentos mais coerentes consegue agradar mais e com isso não temos algo tão perdido. Timothy Spall consegue com poucos diálogos ser ao mesmo tempo fofo com a esposa e bobo com o que diz das suas desventuras pelo mundo afora, se não tivesse feito caras tão sem nexo agradaria bem mais. Celia Imrie aparentemente é a que está mais a vontade com seu personagem e mesmo recaindo em diversos absurdos que diz, acaba sempre saindo como fofa. Laurent Lafitte faz um empresário ao mesmo tempo arrogante e burro, pois cair nas situações que ocorre nem nos desenhos do Pica Pau aconteceria, e o ator fez trejeitos mais inconformáveis ainda de acreditar no que estava fazendo. E para fechar os principais personagens vale falar tanto da beleza de Louise Bourgoin quanto das boas sacadas que a atriz conseguiu reverter seu papel de boba e nula para algo mais revolucionário.

Como disse no Facebook, a produção parecia estar num filme do Woody Allen, pois são locações tão bonitas que escolheram para filmar que tudo que aparece é de um luxo ímpar na produção, com elementos cênicos sendo usados a todo momento em prol do filme e não apenas jogados na tela. Além disso, souberam adequar bem tanto o figurino para as cenas mais despojadas quanto pras de gala, claro que mantendo sempre o tino cômico na trama. A equipe de fotografia trabalhou muito com a iluminação natural dos ambientes e dessa forma as cores são todas bem tradicionais não tendo praticamente nada para destacar a não ser que sempre procuraram um ou outro elemento da cena para contrastar com uma cor diferenciada do restante da cena.

Enfim, é um filme ao mesmo tempo bobinho e bem feito que agrada pela proposta de não querer ser algo chamativo, a começar pela singela sinopse e o resultado final mesmo que não sendo algo genial consegue divertir e cativar o espectador que estiver mais acostumado com o estilo das comédias de absurdo francesas. Então recomendo para todos que gostam do estilo, que vão sem esperar nada inovador, mas sim uma comédia bem leve e gostosa de assistir. Encerro aqui a semana cinematográfica, onde tivemos diversas estreias e bons filmes para todos os gostos, então é só escolher qual mais agradar e ir conferir. Fico por aqui, mas na quinta estou de volta com mais estreias, então abraços e até lá.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...