Muppets 2 - Procurados e Amados

6/29/2014 09:58:00 PM |

Acho bacana quando uma continuação começa na sequência exata que terminou o primeiro filme, claro que isso não vale para filmes realmente sequenciais que foram cortados em 2, como andamos tendo ultimamente, pois mostra que a equipe está consciente de que o produto original foi bem feito e vale seguir a mesma linha. Com "Muppets 2 - Procurados e Amados", essa conexão vai mais além ainda, pois continuam com toda sintonia logo na canção que inicia o filme quando os bonecos ficam sabendo que vão fazer uma continuação, e nela já fazem diversas piadas com continuações e nos mostram bem como é a discussão de como continuarão fazendo um bom filme. E nessa pegada, o filme tem alguns pequenos problemas no decorrer da trama, mas conseguiram criar um contexto tão bacana com a introdução de novos personagens que o filme anda sozinho que mesmo quem não gostava tanto dos personagens vai acabar se divertindo bastante com os musicais propostos.

O longa nos mostra que depois da aventura de Os Muppets (2011), Kermit, Miss Piggy, Animal e toda a trupe conversam com um novo empresário, Dominic Badguy, que pretende levá-los em uma turnê mundial. Kermit hesita, mas os Muppets são ambiciosos e aceitam a proposta. No entanto, eles caem numa armadilha, quando o perigoso sapo Constantine sequestra Kermit e consegue se infiltrar nos Muppets, passando pelo líder do grupo. Enquanto o pobre Kermit tenta escapar de uma prisão de segurança máxima na Sibéria, controlada a mão de ferro por Nadya, o resto dos Muppets passa a conviver com o intruso dentro do grupo. Mas um investigador francês da Interpol está de olho nos Muppets, já que uma porção de roubos de obras de arte estão acontecendo próximos às apresentações de Piggy, Gonzo e cia.

A grande sacada do filme foi trabalhar com os personagens funcionando mais como equipes, e não tanto tentando apresentar a individualidade de cada um, e dessa forma os protagonistas Kermit e Piggy acabam até tendo mais destaque e nos envolvem com os musicais mais malucos possíveis, envolvendo todos os demais convidados para o filme. A ideologia dos roubos ficou bem encaixada e funcionou bastante junto da trama dos bonecos, não destoando tanto nem o lado policial, nem saindo do lado musical tradicional que tanto conhecemos e sabemos que os bonecos fazem bem. O diretor James Bobin continuou o que fez do primeiro filme um sucesso e acrescentou mais umas boas pitadas na trama para dar agilidade aos atos dos protagonistas e com isso, o ritmo do novo filme é frenético, desde o começo até as cenas que finais, a única coisa que poderiam ter trabalhado um pouco mais é o lado cômico, que não funcionou tanto com os bonecos, sendo mais divertido ver os convidados em situações absurdas do que alguma sacada característica que agradavam tanto nossa infância ao ver o desenho dos Muppets.

Antes de falar dos convidados do filme, vale destacar também as caretas de Rick Gervais que deixou ele como um protagonista misto entre o lado mais malvado e o lado bobo de alguns vilões e isso ficou interessante de acompanhar, juntamente claro ao mostrar uma boa habilidade de sapateado logo no começo do filme. Tina Fey saiu muito bem na trama, impondo um sotaque bem carregado para seu personagem e conseguindo bons momentos como controladora mão de ferro na prisão, e claro fazendo boas piadas de humor mais negro também, já que essa é sua característica principal. Ty Burrell exagerou um pouco na comicidade de um papel que seria mais sério, o de policial investigativo, mas como são poucas as suas cenas, conseguiu ser coerente com o boneco que lhe acompanhava sempre. Dos bonecos, ver o filme legendado é uma alegria imensa, pois todos estão com suas vozes originais e piadas originais recaem como uma luva nas vozes dos dubladores que trabalham com os bonecos há anos, então se tiver essa opção na sua cidade aproveite. Dos convidados é até difícil destacar alguém, pois são tantos e cada um agrada de uma maneira diferente, por exemplo na prisão vale rir muito de Ray Liotta, Tom Hiddleston, Zach Galifianakis, Danny Trejo e até a aparição rápida de Cloe Grace Moretz é bacana, já nas apresentações temos bons momentos de Salma Hayek e Christoph Waltz dançando com os bonecos, mas os grandes momentos são de Celine Dion cantando com Piggy e Usher fazendo caras e bocas como lanterninha.

O longa passa por diversas cidades, e em cada uma delas dá destaque para um teatro mais bonito que o outro, com uma sabedoria magistral onde os bonecos acabam colorindo bem cada cantinho de espetáculo e juntamente dos ensaios sempre usando algum elemento que esteja ali pronto para servir para o momento. Na prisão da Sibéria souberam usar da cor cinza muito bem com cada presidiário tendo sua característica marcante e agradando bastante na cenografia que é bem utilizada. A fotografia trabalhou bem oscilando poucas nuances de cor, já que por ter muitos bonecos que são controlados por fios ou mãos, na edição tudo é necessário ser removido então utilizaram apenas da tradicional luz de contra e trabalhou-se mais com o colorido dos próprios bonecos ao invés de filtros diversos.

Por ser um filme musical, o roteiro foi muito bem trabalhado com as músicas originais dando as ações para cada ato do filme, e embora talvez cansasse ficar ouvindo a todo momento os bonecos e protagonistas cantando, ficou interessante de ver que não trabalharam somente com canções conhecidas fazendo versões, mas optaram por colocar muita coisa irreverente criada para agradar tanto ao dar ritmo no filme quanto para as situações ficarem engraçadas, e esse serviço de Bret McKenzie e Christophe Beck foi de extrema importância.

Enfim, quem gosta do estilo animação de bonecos pode ir com toda garantia de se divertir bastante, é um gênero que não é tão feliz como as animações tradicionais, mas ainda agrada bem, principalmente para quem assistia na infância os desenhos da trupe. Vale destacar também o curta-metragem "Central da Festa" que passa antes do filme e posso dizer sem pestanejar que é muito melhor que o filme "Universidade Monstros", ou seja, 15 minutos que foram mais divertidos que um filme todo da Pixar, que vem só caindo ultimamente. Bem é isso pessoal, recomendo o longa dos Muppets e o curta dos monstros para todos que gostem de um bom musical e esteja disposto a algo não tão elaborado, mas que diverte. E se for possível veja legendado, que as piadas estão bem engraçadas. Fico por aqui agora, não sei se conseguirei ver o média-metragem da BBC devido os horários ruins, mas ao menos todas as estreias da semana no interior consegui pegar mesmo com essa bagunça dos horários da Copa. Então abraços e até breve pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...