Uma Relação Delicada

4/11/2014 05:35:00 PM |

Se existe um cinema que gosta de nos deixar lições nos seus filmes é o cinema francês, e "Uma Relação Delicada" nos mostra que se emprestar dinheiro para algum conhecido já é complicado, imagina para alguém que você não conhece? Mas isso pode ser bom por outro lado, ou não! Isso é apenas um dos motes do filme, que acaba sendo bem trabalhado por uma atuação impecável e maravilhosa de Isabelle Huppert que quem assistir qualquer outro filme com essa mulher, por exemplo o "Um Amor em Paris" que passou ontem no Festival vai quase acreditar num milagre na cura de sua doença.

O filme nos mostra que vítima de uma hemorragia cerebral, Maud, cineasta, acorda uma manhã hemiplégica e diante de uma solidão inexorável. Presa à cama, mas determinada a continuar seu filme, ela conhece Vilko, embusteiro de gente famosa, ao assistir a um programa na televisão. Maud o quer em seu próximo filme. Eles se encontram. Ele não a deixa mais, tira tudo o que ela tem, mas lhe dá alegrias.

A história do filme em si é bem simples, um pouco confusa já que de medicina não entendo nada e até hoje ninguém conseguiu me explicar direito de onde vem esses panes do nada em nosso corpo, mas se tem uma coisa que entendo é de dinheiro, e mesmo que o rapaz lhe dê algumas alegrias, o que a protagonista faz pra mim só tem um nome: burrice. A cada cheque assinado ficava mais irritado com o filme e já no segundo já é notável que não vai dar certo tudo isso. Claro que estamos falando de uma ficção e o fechamento encontrado pela diretora e roteirista Catherine Breillat foi excelente para consolidar ainda mais todos os planos que valorizaram tanto a protagonista.

Falando dela, se ontem já havia elogiado Isabelle Huppert, hoje lhe daria todos os prêmios possíveis pela incorporação do personagem com movimentos dificultados, trejeitos estranhos com a boca torta e muita, mas muita tremedeira na mão, não foram páreos para interpretação do roteiro que ainda foi possível que ela dialogasse de maneira coerente e perfeita, com isso, o filme pode até ter outros atores e uma diretora, mas o longa é dela. Kool Shen pode vir pro Brasil amanhã que viraria um político com a facilidade de lábia que tem para roubar dinheiro de qualquer pessoa, e mesmo tendo momentos absurdos, consegue fazer de seu personagem alguém que o público acaba ficando na dúvida se mataria ou não. O filme praticamente gira somente em torno deles, então nem compensa falar de nenhum outro que serve apenas de ligação.

A equipe de cenografia teve muito trabalho para montar uma casa imensa em reforma, e pra quem acha que bagunçar um cenário é mais fácil do que organizar, ledo engano, pois qualquer coisa fora acaba chamando muita atenção, e aqui souberam trabalhar bem para que tudo servisse de dificuldade para a protagonista com sua deficiência. A fotografia trabalhou de forma tradicional, utilizando cores cotidianas para não quebrar nenhum protocolo, iluminando apenas quando o ambiente necessitasse realmente de alguma luz de teto.

Enfim, é um filme bacana por mostrar as dificuldades da personagem principal e a lábia do coadjuvante, mas mesmo com toda a maravilhosa interpretação da protagonista, saímos da sala com um ar de não saber se gostamos mesmo do que vimos ou apenas nos simpatizamos com os atores e com a lição de moral passada, então recomendo o filme com certa ressalva. Fico por aqui hoje, infelizmente, já que novamente o Festival Varilux teve problemas de cancelamento de sessões, mas amanhã estarei de volta na torcida de conseguir ver todos os que estavam programados. Então abraços e até breve.


2 comentários:

Anônimo disse...

Leio sempre o seu blog, gosto muito do seus comentários. Só estou frustada com o festival de cienema francês. Eu sempre aguardo com ansiedade este festival e a programação virou um caos. É complicado não saber nem que filmes vão passar naquele dia. Se você tiver informação da programação para repassar antes eu agradeceria..

Fernando Coelho disse...

Pois é amigo!! Está complicado esse ano mesmo... estou tentando sempre pegar com eles antes, por exemplo de hoje coloquei em minha página pessoal: https://www.facebook.com/fernando.coelho.37/posts/703904463000239?stream_ref=10

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...