Grandes Garotos

4/15/2014 01:44:00 AM |

A velha frase que garotos não envelhecem é um primor no filme "Grandes Garotos" e com uma comédia super ágil cheia de referências musicais e toda trabalhada na ideologia de que casamentos só estragam a vida de um homem, o filme é cheio de gags interessantes com o velho voltando à sua infância e todos os encontros e desencontros comuns da comédia francesa, além claro de pitadas bem sacadas mostrando que a música atual se baseia em plágios cantados por crianças mimadas. Perfeito demais para quem gosta de rir.

O filme nos mostra que logo depois de ficar noivo, Thomas conhece seu futuro sogro Gilbert, casado há 30 anos com Suzanne. Gilbert, desiludido, está convencido de que deixou a vida passar por causa do seu casamento. Ele dissuade Thomas a se casar com sua filha Lola e o motiva a abandonar tudo junto com ele. Eles se lançam numa nova vida de garotos, cheia de peripécias, convencidos de que a liberdade é isso. Mas qual é o preço de retomar seus sonhos de adolescente?

O diretor Anthony Marciano fez em sua estreia na direção, escrevendo e claro dirigindo um longa que em momento algum vemos apelo para bobagens e ao mesmo tempo tem o tino comercial de grandes comédias, agradando a todos que assistirem o filme fazendo o que deve fazer: divertir e colocar todo o público para rir com piadas engraçadas. As situações inusitadas sempre lançam mão de algo que nos faz refletir ao mote da sinopse de valer ou não viver como um adolescente mesmo após passar a época disso, e dessa forma o longa toma uma forma tão interessante que se não terminasse da forma tradicional das comédias americanas, poderíamos dizer que o filme seria genialmente perfeito. Mas nem isso atrapalha tudo de bom que ele nos proporciona com planos tradicionais, mas não menos bonitos de acompanhar e se divertir com tudo que é proposto na trama.

O trabalho de atuação da dupla masculina é impressionante de ver, principalmente Alain Chabat que demonstra com perfeição dois trejeitos completamente diferentes num único filme, iniciando com uma cara fechada, mas ao ir se abrindo na trama fica tão divertido que a cada momento ficamos esperando mais e mais de sua interpretação. Max Boublil faz de tudo no longa, boas facetas românticas, cômicas, dramáticas e até solta a voz cantando uma musiquinha bem chata a todo momento que no final até saímos cantando ela da sala, ou seja o ator foi excelente no que se propôs a fazer. Mélanie Bernier poderia ter se soltado mais, pois tem momentos sérios demais que deveria estar mais voltada para o momento feliz e está com cara fechada, e quando precisa ficar mais nervosa e séria fica normal, então se perdeu um pouco no que deveria fazer. Com Sandrine Kiberlain a situação foi quase a mesma, porém com ela os momentos mais sérios combinaram ao menos, claro que poderiam ter envelhecido um pouco mais ela para o papel, mas agrada ao menos na cena com Romain. Já que citei Alban Lenoir faz alguns momentos frescos demais, porém sua cena no banheiro é um dos pontos cômicos que irão ficar na história do filme, muito divertido imaginar o pós-cena que ocorre. E se temos de fazer um destaque que dá vontade de socar é Mélusine Mayance interpretando o Justin Bieber versão feminina francesa, pronto resumi e não preciso falar mais nada dela.

O visual do longa é cheio de criatividade colocando em todas locações algo que marcasse o momento e ainda nos divirta, e sempre recheados de elementos cênicos o filme nos enche de pontos para rir e divertir com todo o ambiente criado, tendo com certeza sido mais difícil trabalhar com tudo que Gilbert monta em seu apartamento. A fotografia fez o comum básico da comédia, colocando cores bem vivas para ajudar a trabalhar a cena, usando somente nos momentos mais dramáticos um tom mais escuro, mas que é sobreposto rapidamente para voltar a divertir.

Agora o ponto chave da trama que ficou incrível são as trilhas sonoras cantadas pelo coral da Escola Internacional St. John que você pode ouvir aqui e sempre tocando algo de fundo nos envolve nos momentos. Destaque claro para "Forever Young" e "Try".

Enfim, uma comédia como ela deve ser: fazendo rir do início ao fim e nos divertindo nas situações mais inusitadas possíveis. Na França o longa estreia comercialmente na próxima quinta dia 17/04, e nos Festival Varilux em Ribeirão hoje aparentemente foi o último dia, então recomendo que assim que for lançado por aqui todos confiram para ver como realmente deve ser uma boa comédia. Fico por aqui hoje, mas ainda falta alguns filmes para finalizar o Festival, espero que passem todos e consiga conferir após a bagunça que foi no início. Abraços e até breve pessoal.





Direção: Anthony Marciano
Com: Alain Chabat - gilbert, Max Boublil - thomas, Sandrine Kiberlain - suzane, Mélanie Bernier - lola.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...