Santo Marcos - Goleiro de Placa

11/23/2013 06:18:00 PM |

É engraçado ir ao cinema ver documentários de personalidades vivas, pois geralmente as homenagens e pesquisas começam a surgir quando essa pessoa parte da nossa Terra, mas hoje Ribeirão Preto foi uma das cidades escolhidas para receber a cópia do filme "Santo Marcos - Goleiro de Placa" por possuir um grande número de palmeirenses dentre a população, pelo menos esse foi o quesito divulgado pela distribuidora para escolher suas 8 cópias. Mas o grande charme da produção está em ver como um goleiro pode se tornar um mito tão grande que mesmo pessoas de outros times, o qual ele nunca defendeu a camisa, passam a gostar e com isso acredito que as salas não estarão repletas somente de palmeirenses, mas sim de pessoas que torceram sempre para que esse grande homem se desse bem na vida desde sua saída de Oriente-SP para ser aclamado pelo mundo.

O documentário tenta nos mostrar o que faz uma pessoa, um atleta, um jogador de futebol, um goleiro, virar Santo? Depoimentos marcantes apresentam o "Santo" dentro e fora dos gramados. Ronaldo, Romário, Neymar, Cafu, Edmundo, Evair, Ademir da Guia, Luiz Felipe Scolari, Vanderley Luxemburgo, Rogério Ceni, Vampeta, Marcelinho Carioca e muitos outros depõem contando as histórias desse mito.

O que gosto de observar em documentários é a forma que o diretor soube trabalhar bem com a pesquisa, pois já vi diversos filmes que procuram idolatrar uma pessoa, mas não buscam desde onde ele começou, pula algumas partes, não mostra que a pessoa teve problemas ruins na carreira. E aqui, Thiago Di Fiore, Fábio Di Fiore e Adolfo Rosenthal levantaram números, foram atrás de depoimentos e imagens contundentes e tudo mais sem quase nem precisar dos depoimentos originais da pessoa, pois era um grande medo meu, já que como a pessoa está viva, poderia ficar falando como foi isso, como foi aquilo, e acabaria quase sendo um quadro de homenagens do Faustão, o que o longa passa bem longe.

E com os depoimentos de palmeirenses e até mesmo rivais em campo, fica claro o que o longa quer mostrar dito na sinopse, de como seus milagres frente a chutes impossíveis de pegar, o goleiro acabou se tornando um santo para sua torcida, e com isso acabou chegando à seleção nacional onde acabou sendo idolatrado por todos. E principalmente, mostrando que sua humildade e caráter presentes durante toda sua trajetória, fez com que todos os que depõem no filme não sejam torcedores de um time, mas sim devotos de tudo que mostrou e pode ainda mostrar mesmo estando fora dos campos.

Fui numa sessão de horário ruim, então havia poucas pessoas na sala, mas é notável ver pessoas chorando emocionadas com o que viam, outros aplaudiam fora do momento, riam, e isso será notório em todas as sessões assim como foi quando vi o documentário do time do Bahia, então recomendo com certeza para todos que tiverem oportunidade de onde estiver passando que assista, pois poderá conhecer um pouco mais desse mito que ajudou e muito nossa seleção à ser campeã em 2002 e que em sua aposentadoria teve direito à até uma procissão de santificação em sua homenagem, e agora conta com um filme para mostrar toda sua trajetória desde quando foi comprado por 12 pares de chuteiras até o final da sua carreira como jogador. Fico por aqui hoje, mas amanhã temos mais uma sessão da Itinerância da Mostra para conferir, e durante a semana muitos outros filmes estarão por aqui, então abraços e até breve pessoal.

PS: O Marcão em si vale nota 10, mas poderiam ter economizado em algumas músicas banais que deixaram alguns momentos exageradamente cômicos tirando um pouco do foco do profissionalismo, então reduzi a nota por isso.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...