Jogos Vorazes - Em Chamas

11/15/2013 11:36:00 PM |

É engraçado falar de franquias de sucesso, pois são filmes que falam sozinhos e já têm seu público formado de tal forma que quem gosta vai, e quem não gosta não passa nem na porta. E quando "Jogos Vorazes" foi lançado em Março/2012, muitos já fizeram caras de poucos amigos dizendo ser o sucessor da "Saga Crepúsculo", outros falavam que seria mais um produto apenas para adolescentes, e alguns cogitaram até de não haver as continuações dos livros no cinema, mas para contrariar todos, o primeiro longa foi um dos grandes sucessos de 2012 e claro que os estúdios já se moveram para preparar as continuações, trocando praticamente a equipe inteira para os próximos, mas principalmente colocando a essência que muitos reclamaram que existem nos livros e faltou no primeiro longa. Enfim, "Jogos Vorazes: Em Chamas" foi muito bem reestruturado, e é sem dúvida um dos melhores filmes do ano no quesito ação e dramaticidade, e com uma história bem pautada só deixou esse Coelho que vos digita bravo por um único motivo, como não li os livros, terminar o longa apenas deixando aberto para os demais filmes foi no ponto exato do motivo que não gosto de assistir séries de TV.

O longa nos mostra que Katniss Everdeen retorna a salvo, depois de ter ganhado o 74º Jogos Vorazes com o colega Peeta Mellark. Vencer significa que eles devem retornar e abandonar sua família e amigos próximos, embarcando na “Turnê da Vitória” nos distritos. No decorrer do percurso, Katniss sente que uma rebelião está em ebulição, mas o congresso continua fortemente no controle, ao mesmo tempo que o Presidente Snow prepara o 75º Jogos Vorazes, uma competição que pode mudar Panem para sempre.

A história embora não seja mais tão violenta como o primeiro filme, consegue ser mais pesada pela carga dramática que passam todos os personagens e isso dá uma dimensão imensa de evolução que o filme consegue passar. E aliado à isso, por ser um diretor mais experiente, Francis Lawrence consegue tirar melhor proveito das interpretações dos atores de uma forma ímpar que poucas vezes conseguimos ver de um grupo de jovens atores. Além disso, não li os livros, mas não apenas vendo a quantidade de elementos mostrados detalhadamente com o que leitores disseram, o trabalho feito pelo diretor junto da escritora Suzanne Collins está preciso e muito bem feito, colocando tudo como deve ser mostrado para que os fãs da saga gostem e também quem for conferir um bom filme de ação saia satisfeito com o que viu, com o único porém de que quem não leu, com muita certeza irá ficar nervoso com o final. Mas não é isso que vai desmerecer tudo de bom que o longa contém, tanto que posso com certeza afirmar que o longa subiu do patamar de diversão para adolescentes para entretenimento político para adultos, e pela deixa que fica para os próximos irá mais a fundo ainda nessa questão.

Se o elenco pareceu ter pouca química no primeiro longa, agora estão afinadíssimos, e com o acréscimo de alguns bons atores ficou ainda melhor. Agora se Jennifer Lawrence foi o nome da vez ano passado por uma comédia dramática fraquinha, pelo que fez hoje merecia muito mais, mas como não costumam dar prêmios para atores de sagas, então é apenas mais um filme que demonstra que o potencial dela é de nível altíssimo, com ótimos trejeitos, expressões corretas para cada momento e uma interpretação cheia de vida para realçar o que sabe fazer de melhor. Josh Hutcherson mostra uma evolução também considerável de seu papel, passando do bobinho que ficou escondido meio filme para um rapaz de atitude que está sempre um passo à frente para falar, e isso mostra que ele também é bom, só não sei a influência que terá nos próximos filmes, mas o que fez nesse já valeu a pena, agora se tem um fator engraçado é que nas fotos das premières ele é minúsculo perto de Jennifer, e no filme nem parece ser um anão. Donald Sutherland, como havia dito no texto do primeiro filme, passou a ter uma importância maior aqui, e não decepciona de forma alguma. Lenny Kravitz ganhou uns minutos a mais de tela agora e fez bem seus momentos, mostrando que não é bom apenas cantando. Sam Claflin mostra atitude na sua interpretação, mas poderia ter sido menos exibido demais, claro que isso deva estar presente no livro, mas ficou um pouco exagerado, agora no próximo filme também deve ter uma participação maior, então aguardaremos. Liam Hemsworth já havia creditado sua melhora e aqui faz bem seu papel, mas ainda sem ser algo grandioso, promete que no próximo tenha mais força, veremos. Um grande destaque está no acréscimo de Philip Seymour Hoffman à trama, pois é um excelente ator e conseguiu adquirir uma personalidade ímpar para a trama. Agora os demais personagens é engraçado lembrar deles em outros filmes e a forma caricata que estão aqui, claro que fazendo bem seus papéis, mas é muito diferente ver Woody Harrelson, Elizabeth Banks e Stanley Tucci com seus trejeitos voltados para a comicidade, de Woody ainda esperarei algo mais forte nos demais filmes. Os outros apenas fazem suas cenas, encaixando bem os momentos para que os protagonistas se destaquem sem nada que tenha feito demais para ser citado.

O visual criado para o filme é tão interessante que tudo tem sentido, até mesmo pequenos elementos acabam fazendo algo de bom e servindo para que o filme tenha vida própria e agrade. Como disse são tantos detalhes que com certeza devem estar muito presentes no livro, e foram colocados para agradar muito os fãs, e com isso deu um brilho para a trama que enchem os olhos e com certeza fez uma equipe de arte trabalhar muito para que tudo ficasse no lugar, pois é notável muita coisa criada digitalmente, mas também é muita coisa real presente. Outro fator muito bom está na fotografia que escolheu trabalhar bem com contraluz dando realce nos personagens e nos elementos visuais, de forma a dar vida e movimento pra tudo, além de escolher uma paleta interessantíssima sempre puxando um tom acima, onde nada seria simplesmente comum.

A música composta exclusivamente para o filme do Coldplay toca somente nos créditos, então falo mais uma vez que não entendo o motivo de gastar com isso nos filmes, além dessa, temos  The Lumineers, Imagine Dragons, Christina Aguilera, todos presentes no CD oficial do filme, então ou os produtores estão malucos de pagar caro para essas bandas ou querem vender um CD de músicas aleatórias apenas para ter um lucro a mais, pois durante o filme temos algumas sonoras apenas, mas nada cantado, então pagar cantores caros para nada, é na minha humilde opinião loucura. Além dos internacionais temos CPM22 também nos créditos, então quem quiser ficar ouvindo músicas durante os longos minutos de crédito, fica aí a dica.

Enfim, é um excelente filme que abrilhanta mais ainda a ideia de que grandes sagas podem surgir fracas e virar fenômenos a partir de um segundo filme, como já tivemos vários outros exemplos, não que o primeiro filme tenha sido ruim, mas não usou nem metade da genialidade que vemos nesse novo exemplar. Os fãs saíram todos extremamente felizes com o que viram, e quem foi apenas para curtir também gostou muito do que viu, claro que fazendo a mesma cara de espanto do Coelho na cena final, mas vale muito o ingresso. Agora é esperar o que o diretor vai aprontar nas filmagens que já começaram de "Jogos Vorazes: A Esperança" partes 1 e 2, que pra variar produtores querendo dinheiro e dividindo um livro em 2 filmes, veremos se vai valer a pena ou se vai ser apenas enrolação. Fico por aqui hoje nesse texto que demorou para ficar pronto, mas amanhã estou de volta com mais estreias por aqui, então abraços e até mais pessoal.

PS: O filme em si valeria nota 10, mas como disse não sou fã de séries que obriguem as pessoas a ver um próximo capítulo para finalizar algo. Gosto de continuações, mas prefiro que cada filme funcione independentemente do outro, então como aqui deixo sempre minha opinião, reduzi 1 coelhinho da nota.


2 comentários:

André Henrique disse...

Por ser uma saga, tem que ter alguma coisa que prenda o telespectador para o próximo filme, algo como o "cliffhanger". Não sou especializado, só amante de filmes. Posso estar errado, mas acredito que uma "nota inferior" apenas por uma cena final? Não acho justo! Mas como é a sua opinião, e você não é fan de continuações como disse. Então compreendo. E parabéns pelas criticas. Sempre muito boas!

Fernando Coelho disse...

Olá André... Com certeza tem de deixar algo pra prender pro próximo filme, mas o que não gosto é paradas, tipo todos "O Senhor dos Anéis" possuem começo/meio/fim e mesmo assim te prendem pro próximo, assim como "Jogos Mortais", "Harry Potter", até os brilhantes e luminosos vampiros se você assistir a um filme só passa o começo meio e fim, agora o primeiro "Jogos Vorazes" fez o dever de casa certinho, já esse segundo teve começo, o meio será agora em 2014 e o fim será apenas em 2015... ou seja fiquei nervoso... rsss Abraços!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...