Tá Chovendo Hambúrguer 2 em 3D

10/04/2013 11:36:00 PM |

Um fator interessante que existe nas animações da atualidade é o de conquistar as famílias, saindo do costumeiro e tradicional filme feito para crianças. Quando a Pixar/Disney começou com essa moda de enxergar os pais que levavam seus filhos ao cinema e ganhar cada vez mais público, pois solteiros também iam por conter boas piadas e tudo mais, formou-se então um nicho que só vem crescendo e cada vez mais melhorando. Com "Tá Chovendo Hambúrguer 2", a proposta embora seja até um pouco mais infantil do que o primeiro longa, a Sony Animation consegue colocar elementos inteligentes ocultos durante toda a trama que surpreendem e acabam divertindo bem todos os adultos que forem pegar uma sessão de cinema descontraída, pois existem pontos fofinhos para as garotas suspirarem, possui referências de diversos outros filmes nerds e até mesmo algumas sacadas interessantes por envolverem ciência e cinema junto, então pra quem gostar de um pouco de cada coisa, o filme irá atingir com certeza e não terá motivos para reclamar.

O filme nos mostra que após a desastrosa tempestade de comida no primeiro filme, Flint e seus amigos são obrigados a deixar a cidade de Boca Grande. Sem saída, ele aceita o convite de seu ídolo, Chester V, e junta-se à The Live Corp Company, que reúne os melhores inventores do mundo. Porém, quando descobre que sua máquina ainda funciona e agora cria perigosas comidas animalescas mutantes, Flint decide retornar e tentar salvar o mundo.

O que é mais interessante é que mesmo quem não viu o primeiro filme, o que acho difícil, afinal já passou várias vezes na TV aberta, não irá ficar em momento algum perdido, pois o filme retorna até antes mesmo do primeiro, para explicar um pouco sobre o vilão desse novo filme, explica rapidamente o que aconteceu no longa de 2009, e continua exatamente da cena final dele com sua nova história, que muitos até podem reclamar de não ser nenhum primor, mas muito equivoca-se quem achar que ela não diverte, pois todos os elementos tecnológicos e hiper-coloridos estão presentes na trama com todo carinho possível para agradar a criançada e seus pais. Como já falei uma vez aqui no blog, avalio animações pela quantidade de crianças correndo pela sala, e hoje novamente ficaram todos bem paradinhos, ou seja, o objetivo do longa foi cumprido por prender a atenção completa da garotada, e além disso a todo momento era possível ouvir os suspiros de meiguice pelos animais mais fofos feitos de comida que a imaginação dos roteiristas conseguiram fabricar.

A modelagem dos personagens continuou no tradicional do primeiro filme, não tendo tantas texturas mas utilizando um efeito liso mais interessante e agradável onde as sombras ajudassem a dar a tridimensionalidade dos objetos. Não é como a maioria dos longas animados que parecem ter bonecos de massinha ou até mesmo os personagens que dê para pegar, mas também fica bem longe dos efeitos antigos desenhados. Um fator que usaram muito dessa vez foi trabalhar bem com o emocional dos personagens, onde a todo momento ou temos alguma agulhada de moral ou algum fator que faça um personagem ir para o lado dos amigos ou não, e isso é bacana, pois já mexe um pouco com esse tipo de questionamento que a criança deve ter logo nos primeiros anos, claro que alguns pais até irão criticar algumas atitudes, mas aí aparece o moranguinho bonitinho e pronto já fica tudo esquecido. Outro ponto bem bacana dos personagens é a forma que deixou tudo tão parecido com "Jurassic Park", os animais são brilhantes na forma de interagir e sua interatividade com os protagonistas ficaram perfeitas. Os protagonistas estão bacanas no mesmo estilo do primeiro filme, agradando praticamente com as mesmas piadas e carisma conhecido. O vilão no melhor estilo Steve Jobs é mais divertido do que malvado, então não chegamos nem a ficar bravo com ele.

Assim como o primeiro filme, a tecnologia empregada nos efeitos tridimensionais foi muito bem usada, tendo muita coisa tanto saindo da tela quanto dando profundidade de campo, não chega a ser tão exagerado como o filme original, onde a cada 2 segundos tinha algo sendo jogado no nosso colo, mas no geral consegue agradar bem e fazer valer pagar mais caro num ingresso, mas também não é algo que se julgue completamente necessário, afinal tudo pode ser visto de forma agradável pelas sombras muito bem utilizadas pela fotografia digital.

Um ponto que sinto muita falta nas animações da atualidade são as trilhas que costumavam emocionar e ficar em nossa playlist por muito tempo, hoje são colocados apenas algumas poucas canções que acabam nem emocionando, nem servindo para muita coisa, quando não ficam apenas algumas trilhas orquestradas para dar ritmo, o que é uma pena.

Enfim, é um filme bonito visualmente, com uma história engraçadinha, mas que poderia ser muitíssimo melhor, afinal o primeiro conseguiu tanto inovar nas maluquices propostas, quanto na identidade mais jovial de um personagem animado, o que acabou retrocedendo um pouco nessa continuação. Quem quiser ver algo melhor ainda que o filme, fique durante os créditos finais, antes de entrar o letreiro negro, observando a animação e tudo de divertido que fizeram em 2D desenhado contando uma história mais maluca ainda pós-filme, quem sabe usem até de base para fazer um terceiro filme. Recomendo bem ele para levar a garotada e pra se divertir no final de semana, principalmente para encontrar as referências usadas, mas esperava um pouco mais dele. Fico por aqui hoje, mas ainda nessa semana teremos mais muitos outros posts de filmes por aqui, então abraços e até breve.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...