Percy Jackson e o Mar de Monstros em 3D

8/10/2013 01:45:00 AM |

O ditado "Nada como um dia após o outro" como não foi escrito pelos produtores da série "Percy Jackson", com toda certeza deve estar sendo muito usado por eles nesse momento, pois depois de um filme desastroso em 2010, mas que obteve bilheteria, a incógnita de fazer ou não a continuação permeou muito suas cabeças e agora após 3 anos lançando "Percy Jackson e o Mar de Monstros" conseguiram fazer um grande filme que faz jus aos milhões de livros vendidos e com certeza agradará tanto aos leitores menos talibãs quanto aqueles que apenas querem ver um bom longa. Com efeitos bem interessantes e diálogos "menos" explicativos o longa consegue atingir uma maturidade interessante que faz com que nem seja preciso assistir ao primeiro para ligar tudo o que ocorre e assim aguardaremos os próximos que virão para fechar a saga.

A sinopse nos mostra que para salvar nosso mundo, Percy e seus amigos deverão encontrar o poderoso e mágico Velocino de Ouro. Para isso, eles embarcam em uma perigosa odisseia nas águas nunca navegadas do Mar dos Monstros (conhecido pelos humanos como Triângulo das Bermudas).

É interessante mostrar a sinopse mais simples, principalmente para não revelar muito das coisas que ocorrem no filme para quem assim como eu não leu o livro. E novamente afirmo que embora muitos dos leitores do livro irão gostar pelo que alguns amigos me disseram estar mais fiel a ele, lembrem-se adaptação literária de um livro para o cinema não é copiar à risca e colocar exatamente o que foi escrito nas telas, então mesmo se aproximando muito haverá coisas novas e coisas removidas de qualquer livro que vá para os cinemas. Dito isto, eu por não conhecer a série literária já havia até gostado da ideia do primeiro filme, pois gosto de Mitologia e achei interessante a trama, porém tenho de concordar que como filme foi péssimo, tendo péssimos diálogos, efeitos bem medianos e atuações bem abaixo da média, tanto que embora desejasse muito ver uma continuação, tinha praticamente certeza de que não haveria, e demoraram quase 2 anos para notificar que iriam filmar a sequência. Pois bem, eis que a sequência você que viu o primeiro e odiou, você que viu o primeiro e amou, e você que não viu o primeiro, pode esquecer o fato de sua existência e se preparar para os demais, pois o diretor Thor Freudenthal("Diário de um Banana") conseguiu um feito quase raro nos cinemas, o de revigorar um filme ao ponto dele ter tudo que faltou na sua origem, efeitos interessantes, uma história convincente, boas atuações e quase raspando a trave diálogos para inteligentes, pois ainda existem cenas explicativas demais, mas elas servem mais para poder eliminar o primeiro do que para atrapalhar qualquer coisa. Então essa transposição literária acaba agradando no formato proposto pela narrativa que acaba mixando bem o lado fantasioso/aventureiro com coisas mais paupáveis.

Falando de atuação é notável o pulo de nível que Logan Lerman teve de 2010 para cá, onde se via um atorzinho mediano pra ruim, após passar bem em "Os Três Mosqueteiros" e detonar em "As Vantagens de Ser Invisível", agora ele já se mostra carismático o suficiente para manter uma série, embora isso possa ser ruim para qualquer ator por ficar marcado como o personagem, mas acho que como ele estará sempre intercalando os filmes do Percy com outros onde ele estará também a frente, talvez consiga o feito. Alexandra Daddario não me fez recordar dela no "Ladrão de Raios" quando vi "Massacre da Serra Elétrica 3D", pois foram atuações completamente diferentes, e se no outro sua participação foi mais efetiva, aqui ela embora tenha cenas bem precisas, acaba ficando bem de lado na trama, agrada, mas poderia ser bem melhor. Em compensação, mesmo com menos cenas Leven Rambin consegue chamar pra si todos os momentos em que está presente, até mesmo os que ela aparece até no cantinho conseguimos focar nela pela garra determinada no seu personagem e principalmente pela sua forma de atuar, temos de ficar de olho nessa garota! Douglas Smith assume o papel cômico que Brandon T. Jackson teve no primeiro filme, pois vive de trapalhadas, mas aparenta não ter muito jeito com as piadas, quem sabe pode melhorar num próximo, mas hoje ele até foi divertido, porém longe de agradar. Brandon T. Jackson pelo que andei lendo seu personagem realmente desaparece no livro, pois já estava crente de ter recebido menos cache ou coisa do tipo, pois o tão forte que seu personagem foi no primeiro, nesse ficou faltando mostrar mais a que veio, claro que tirando a cena dele junto do ciclope que foi hilária. Jake Abel é o vilão mais trouxa que já vi no cinema, suas atitudes são muito rasas, além de aparentar mais para mocinho do que qualquer coisa, então não convence. Falei dos protagonistas, mas além deles temos de citar como pequenos destaques para Stanley Tucci e Anthony Head que no meio duma molecada imensa conseguem fazer boas interpretações nos seus pequenos momentos de tela.

Filme de fantasia que não possui bons efeitos visuais e uma paisagem convincente não pode nem sequer ser chamado de fantasia. E o exemplar que nos é mostrado é muito bem feito, colocando criaturas com texturas diversificadas que agradam visualmente, além de cenários bem trabalhados para retratar tanto o lado humano quanto o lado mítico. Um ponto bem interessante é a forma que eles voam/nadam com um cavalo aquático que me fugiu o nome da cabeça, mas que pelo visual jogando água nos óculos/tela e a forma dos planos escolhidos me fez lembrar de cara as cenas de "A História sem Fim". A fotografia trabalhou com uma vasta palheta de cores, oscilando desde cenas mais densas para passar certa tensão até cores bem vermelhas e coloridas para dar ação no volume máximo para a trama, o que agradou bastante. Os efeitos visuais estão bem interessantes e conseguem convencer, tirando a cena das velas acendendo que faltou algo pra mim e ficou parecendo erro, mas do resto tudo agrada bastante. Agora falar do 3D, nas cenas que possui a tecnologia estão excelentes de tirar o chapéu, tanto em imersão de profundidade quanto de elementos saindo da tela, o problema é que existem muitas cenas sem a tecnologia dando inclusive para uma parte bem longa ficar sem os óculos, então já sabem, que quem quiser economizar pode ver 2D sem medo.

Enfim, é um filme bem bacana que recomendo pra todos que gostam do gênero fantasia com aventura, agradando na medida, porém entra em cartaz numa época errada, já que seu público alvo está voltando às aulas e nas próximas semanas os cinemas já voltam o fim de férias, vindo com muitas estreias, então quem não quiser perder, vá logo ver assim que estrear na sexta que vem. Claro que muitos irão reclamar, principalmente das cenas autoexplicativas que os personagens fazem o ato e falam o que vão fazer, mas nem tudo é perfeito nessa vida cinematográfica, então já fico contente pelo menos que esse me conseguiu me agradar mais ainda que o primeiro. Fico por aqui agora, mas ainda nesse fim de semana teremos muitos outros que assistirei e irei comentar aqui no blog, então abraços e até bem breve.


2 comentários:

Mateus disse...

legal queria assistir esse filme em 3D

Fernando Coelho disse...

Olá Mateus, as cenas que contém a tecnologia estão bem legal, mas não são todas, então dá pra economizar e ver o filme sem. Abraços!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...