Turbo em 3D

7/13/2013 08:13:00 PM |

A única coisa que sei dessas férias de Julho é que os pais estão completamente lascados, pois a cada semana surge uma nova animação sendo lançada nos cinemas e uma está melhor que a outra de forma que a criançada quer ver todas, então haja dinheiro para os pais né! Hoje por exemplo fui conferir a pré-estreia de "Turbo" que chega pra valer na próxima sexta 19, e meus caros leitores, pra quem assim como eu desdenhou do trailer achando que seria apenas mais uma animaçãozinha jogada para arrecadar dinheiro dos pais se enganou bonito, pois o longa emociona, traz a mensagem pros pequenos de não desistir nunca do sonho e com personagens cativantes consegue segurar muito bem a trama durante toda sua duração, não tendo cenas jogadas ao vento em momento algum. E com isso a Dreamworks também entra forte na briga do Oscar do ano que vem que mais uma vez promete.

A sinopse nos mostra que uma lesma de jardim sonha em ser o animal mais rápido da sua raça, e uma experiência científica inesperada permite ao animal realizar este sonho. Depois de fazer amizade com outros caracóis espertalhões, Turbo percebe que ninguém vence sozinho. Então ele decide ajudar seus amigos a conquistar seus sonhos, antes de perseguir seu próprio sonho impossível: ganhar a corrida Indy 500.

Embora pareça simples e infantil, a animação tem algumas cenas bem pesadas que os pequenos nem devam notar, mas os pais com certeza irão enxergar as referências que o roteiro conseguiu colocar tanto para dar mais emoção ao filme quanto para se destacar dos demais filmes do gênero que estão lotando os cinemas nessa época do ano. E aliado ao bom roteiro, o diretor estreia na direção de uma animação de peso depois de passar pelo setor de arte de diversos outros bons desenhos e soube primar por bons traços e não ficou apenas nisso, juntando um ritmo frenético que só quem é bastante fã das corridas sabe como é emocionante chegar ao final triunfal de uma delas. Outro fator bem interessante foi em primar por cada caracol ser diferente um do outro, mesmo tendo aos montes num jardim, cada um tem sua personalidade, sua textura, sua concha e por aí vai, ou seja, um diretor de arte subindo pra direção não deixaria de primar por algo que sempre defendeu, e com isso agradou demais os espectadores para que pudéssemos escolher os nossos preferidos na tela.

Dos personagens vou me ater em falar sobre o carisma de cada um, pois da dublagem que está bem legal, não consegui pegar todos os nomes que estão presentes. Diferente do que anda acontecendo no mundo das animações, o longa não se preocupou tanto com texturas e com isso preferiu trabalhar mais com cores e personalidades. O protagonista Turbo convence bem em querer ser diferente dos demais e ansiar por ser um grande corredor e quando ganha seus poderes fica deveras divertido com tudo que faz, além de conseguir segurar a criançada toda presa olhando para suas atitudes. Tito, assim como Turbo é engraçado e também deseja que sua vila e os tacos de seu irmão sejam um sucesso, e claro que sonhador como o protagonista tem tudo para agradar as mentes mais imaginativas, além disso, uma coisa engraçada que pra mim ficou parecendo que o garotinho de "Up" cresceu e virou ele. Chet é o irmão de Turbo e sendo completamente o oposto dele agrada por dar conselhos inteligentes e sensatos sobre segurança, suas cenas onde ficam na dúvida se é macho ou fêmea são bem bacanas devido sua cor roxa, a dublagem de Bruno Garcia está bem bacana com uma voz que nem parece a do ator. Angelo, assim como Chet é o irmão de Tito e também possui uma visão mais rígida em relação aos sonhos do irmão, uma das cenas mais bacanas dessas oposições foi a que fizeram entre os quatro personagens e cada um vai falando e respondendo intercalando os irmãos, ficou muito bonita e inteligente. A trupe de caracóis da plantação de tomates é apenas interessante para vermos as diversas formas, mas não na história em si. Em compensação os caracóis de corrida são muito bem feitos e cada um agrada de uma forma, Descolado é divertido pela sua irreverência gostaria de ver a versão legendada pra ouvir Snoop Dogg dublar ele. Sombra Branca é o personagem divertido que todo gordinho da turma acaba virando. Brasa é a única mulher da equipe de corredores, mas nem por isso é graciosa, poderia ter tido mais espaço na trama, mas nas cenas que aparece agrada bastante na dublagem de Isis Valverde. Chicote é o típico lider e sua participação no longa é bem envolvente sempre procurando ajudar o protagonista, bem bacana mesmo as coisas que faz mesmo parecendo ser do mal. O corredor Guy Champeón é o típico chamariz ganhador, e se o filme tivesse passado semana passada que o azarão ganhou no MMA ia ser mais enquadrado ainda suas frases de que só aparecem, chamam atenção, mas na hora H perdem, não consegui ver ele como um vilão para a trama, mas sua arrogância irrita um pouco. Enfim, falei praticante de todos que aparecem no filme, tirando o pessoal do mini shopping que é bacana também, mas não chegam a ser de forte eloquência para a trama, destacando apenas a velhinha Kim Ly que faz algumas cenas bem engraçadas com seu jeito ríspido.

O visual do longa em diversos momentos impressiona bastante, tanto que nas cenas finais da corrida de Indianápolis, nem parece que estamos vendo uma animação, com carros beirando a realidade. Nas demais cenas temos diversos objetos de cena bem coloridos sempre variando nas nuances e isso agradou bastante principalmente pelo fato de não termos tantas texturas. Agora o fator que todo mundo pergunta, o 3D agrada em pouquíssimas cenas, claro que ele alia a dar perspectiva nas velocidades para não termos tantos borrões na tela, mas compensar ver na tecnologia não garanto tanto não, acredito que por isso vieram mais salas de pré-estreia em 2D tradicional do que 3D, então quem quiser ver o filme economizando não irá perder muito não.

As trilhas sonoras foram muito bem escolhidas para tocar dentro do personagem ao melhor estilo do rádio de um carro e diverte com ele fazendo as coreografias, e a música viral "Ele é veloz" que no original é cantada por Snoop Dogg "Let The Bass Go" fica literalmente na cabeça cantando muitas vezes depois que você sai da sala.

Enfim, mais uma boa animação nesse ano que estamos vendo ser um dos mais produtivos no gênero. Recomendo ele tanto pelas lições que consegue mostrar pros pequeninos, quanto pela qualidade da animação. Ou seja, senhores pais, boa sorte nos gastos no cinema, mas podem pelo menos dar uma economizada indo no 2D. Fico por aqui hoje e essa semana é só (já posso começar a chorar??), volto sexta que vem rezando pra que venha muitos filmes para o interior. Abraços e até lá pessoal.


1 comentários:

Fernando Coelho disse...

Revi hoje legendado pessoal!!! E conseguiu ficar ainda mais bacana nas vozes dos atores Ryan Reynolds, Paul Giamatti, Michael Peña, Samuel L. Jackson, Luiz Guzmán, Snoop Dogg entre outros... mas a musiquinha viciante "Como é Veloz" versão brasileira não tem como sair da mente nem mesmo vendo legendado!! Se aonde vocês estiverem tiver uma sessãozinha legendada vá que vale a pena!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...