Truque de Mestre

7/05/2013 08:39:00 PM |

Serei crucificado por alguns colegas de crítica, mas hoje assisti à "Truque de Mestre" mais como espectador do que como crítico em si mesmo, pois quando quis fazer faculdade de cinema foi mais pelo simples fato de toda essa magia que a ilusão de ótica nos traz, de várias fotos juntas criarem um movimento que acreditamos ser real, e desde quando vi o primeiro trailer do filme já criei uma expectativa enorme em torno dele, pois sou apaixonado por mágicas e truques de ilusionismo, e hoje ao conferir parecia uma daquelas crianças bobas caindo em tudo que era mostrado na tela. Claro que irei rever o filme para tentar pegar todos os erros possíveis e com toda certeza não irei mais me surpreender com o que vi, porém como uma primeira apresentação, o que posso falar com toda sinceridade é que cumpriu muito além do que eu esperava, tendo um começo muito bom, um miolo razoável e um fechamento digno dos melhores shows de mágica, então vou falar um pouco de cada coisa do filme que até pode ter alguns errinhos e defeitos, mas como um ótimo entretenimento vale a pena demais.

A sinopse nos mostra que Daniel Atlas é o carismático líder do grupo de ilusionistas chamado "Os Quatro Cavaleiros". O que poucos sabem é que, enquanto encanta o público com suas mágicas sob o palco, o grupo também rouba bancos em outro continente e ainda por cima distribui a quantia roubada nas contas dos próprios espectadores. Estes crimes fazem com que o agente do FBI Dylan Hobbs esteja determinado a capturá-los de qualquer jeito, ainda mais após o grupo anunciar que em breve fará seu assalto mais audacioso. Para tanto ele conta com a ajuda de Alma Vargas, uma detetive da Interpol, e também de Thaddeus Bradley, um veterano desmistificador de mágicos que insiste que os assaltos são realizados a partir de disfarces e jogos envolvendo vídeos.

A história em si pode até parecer simples e de fácil desvendamento, tanto que logo ao iniciar o filme já começa o velho jogo de apostas, que todos que gostam do estilo de filme que tente nos enganar faz, quem é quem, o que iremos descobrir, e alguns fatos até são bem fáceis de pegar que nem precisaríamos do personagem de Morgan Freeman explicar em sua cena final, pois até uma criança conseguiria imaginar o que aconteceu, afinal a história em si explica de uma forma tão banal que somente os policiais não veem, mas afinal é um filme ou uma novela da Glória Perez? Calma pessoal, apenas algumas mágicas são bem colocadas e mais claro ainda que não vá falar muito para não estragar a surpresa final, a qual eu acredito que não está tão fácil de pegar, como disse irei rever e quem sabe até possa achar o filme péssimo, mas hoje só tenho que parabenizar o diretor Louis Leterrier e todos os mágicos que estiveram envolvidos para ensinar os truques reais para os atores, que aprenderam muito bem para evitar o excesso de efeitos especiais. A forma de posicionamento de câmeras chega a beirar o impossível, tendo ângulos de todas as maneiras possíveis para realmente impressionar o público que está vendo, então agradou demais. É certo que existem diversos erros, mas que a grande magia procura encobrir ao máximo e como falei hoje estou preferindo passar para vocês, meus leitores a emoção que senti principalmente no gran-show-finalle, pois já estava começando a desanimar com o andamento do miolo do filme e vieram com um show de luzes e a revelação completa que me arrepiei inteiro com a produção impecável e mágica que tiveram cuidado de fazer.

No quesito atuação, não tem um do elenco que não tenha me impressionado que seja com uma pontinha de algo. Nunca fui fã de Jesse Eisenberg, mas seu modo rápido de falar (diga-se de passagem, será que nenhum diretor de elenco tentou acalmar ele?) caiu como uma luva para o personagem que precisa falar rápido para conseguir nos enganar, seu jeitão poderia ser um pouco mais cafajeste, mas agrada bastante. Mark Ruffalo, quem diria iria me incomodar com um personagem que não vê o que acontece bem na sua frente, e é bem bacana ver isso dele, na cena que está tomando um porre no bar, realmente mostra que conseguiu guardar um pouco da personalidade do seu amigo verde pra ser colocada nos seus próximos personagens. Woody Harrelson literalmente incorporou um personagem desses mágicos hipnóticos que chegam até irritar a forma que conseguem arrancar informações das pessoas, é brilhante sua atuação. Isla Fisher está tão linda quanto seu personagem, e poderia ter continuado mais cativante como na sua cena inicial até o fim, mas agrada no geral. Dave Franco consegue ser o elo de ação para as cenas do miolo e com isso acaba agradando mais como pólvora do que com interpretação em si, mas foi muito bem. Mélanie Laurent faz um personagem meio sonso, sem sal nem açúcar, mas serviu bem tanto pra brilhar no visual do filme quanto para ser uma das possíveis revelações do filme. Michael Caine sempre faz bons personagens, mas aqui como canastrão e investidor acabou soando mais divertido do que deveria, embora uma das revelações sobre ele sejam interessantes. Alguém aqui conhece algum papel ruim de Morgan Freeman? Eu desconheço, então não tem como falar uma palavra menor do que brilhante para sua atuação que está bem encaixada com a trama e com uma canastrice que só o Mister M sem a máscara faria melhor. Bom, falei de todos os principais e já está bom, pois o restante apenas é figuração, e haja figurantes pras cena final do filme.

Do quesito técnico da direção de arte e da fotografia falarei bem pouco, pois tudo que eu disser aqui pode soar como spoiler, então apenas focarei apenas em dizer que é muito brilho, muito efeito de luz, objetos de cena extremamente criativos, cenários gigantescos e tudo mais que um bom número de mágica pede e deve ter. Alguns amigos comentaram que poderia ser em 3D, discordo, pois quebraria o elo mágico que o cinema tem de nos iludir, então com isso a fotografia não economizou nem um pouco em luzes para maquiar os truques e nos iludir bonito. Com toda certeza tenho de destacar a penúltima cena que é a mais cheia de figurantes e luzes, a qual me arrepiou inteiro com o show que os mágicos dão.

Enfim, falaria horas sobre o filme e já estou até com dó dos meus amigos que irão sair comigo agora a noite, pois não sei como vou me segurar para não parar de falar dele. Muitos que forem já prontos para passar o filme inteiro tentando achar defeitos e os truques com certeza sairão bravos e não irão aproveitar toda a diversão que ele pode e irá causar se você for pronto para se divertir. Então como diria o músico Naldo (tá apelei em citar Naldo no meu texto!) se joga no filme e aproveite o espetáculo que com certeza sairá feliz da sala tendo aproveitado cada centavo pago no ingresso. Irei rever essa semana como Fernando malvado, se é que conseguirei fazer isso com algo que gosto tanto, mas deixo com essa ressalva acima toda a recomendação possível para o filme. Fico por aqui, amanhã irei conferir a única pré-estreia que surgiu pelo interior e na quinta terei um Cinecult bem atrasado, e nessa semana será somente isso, já que os demais longas não vieram pra cá. Abraços mágicos em todos e até breve pessoal.

PS: Até pensei em não dar nota máxima para o filme por diminuir o ritmo no miolo, mas não consigo ver ele com outros olhos, pelo menos hoje, então reclamem a vontade, mas não iria ficar feliz em ver um filme que esperava muito para ver nos cinemas e que cumpriu além das expectativas que criei, o que geralmente não acontece, com uma nota menor que 10 coelhos.


28 comentários:

Ananda Limcam disse...

Gostei da crítica, concordo com a maioria das coisas e estou com o mesmo pensamento de rever o filme, principalmente por um simples fator: não entendi o final do filme, rs.. especificamente o porquê da repetição de uma cena, a ultima cena repetida alias.. Será que vc conseguiria me ajudar? Para não criar spoillers, meu e-mail é ananda.limcam@hotmail.com .. Ficaria realmente agradecida se pudesse me explicar.

Unknown disse...

estou na mesma que ela .. que foi aquilo.. o filme q vc viu tb tinha aquela cena repetida no final????? basta responder isso.. pq eu vi ele online.. e pode ser q aquilo seja um defeito

neoksod2@gmail.com

Fernando Coelho disse...

Olá Ananda, agora você e o Guilherme abaixo me deixaram mais intrigados para rever, pois não lembro de repetição. Em todo caso enviei um e-mail para vocês dois!!

Fernando Coelho disse...

Olá Guilherme, enviei um e-mail pra você também falando sobre o filme! Que revi, mas num cinema que expulsam mais rápido ainda da sala, ou seja não vi cenas pós-creditos!

Anônimo disse...

Tem cena pós créditos sim =D auhsuashas só não entendi ela

Fernando Coelho disse...

Ufa pessoal!!! Jurei que eu estava maluco de ter visto duas vezes o filme e não ter visto cena pós crédito... ela estará inserida apenas no bluray/DVD do filme, para não dar azar como disse o diretor em entrevista ao site do omelete: http://omelete.uol.com.br/truque-de-mestre-now-you-see-me/cinema/truque-de-mestre-2-tera-volta-de-louis-leterrier/#.Uh54shushcY
Então como vocês que baixam o longa pela internet, já está vindo essa cena extra que quem quiser pode ver aqui, onde já é dado o gancho para o próximo filme que aparentemente eles devem ter sofrido algum tipo de amnésia ao entrar no carrossel e agora estão em busca de uma nova missão proposta por alguém: http://www.youtube.com/watch?v=2JQgkxs8cC0

Anônimo disse...

eai cara tudo certo ?

eu também não consegui entender a cena repetida no final.. o video com a cena extra também foi removido do youtube.. se puder me passar por email essas informações pra eu entender melhor eu agradeceria.. rs

remosblk@yahoo.com.br

Fernando Coelho disse...

Firmeza Renato!!! Então pessoal essa cena repetida não vi ela em nenhum lugar, nem nas duas vezes no cinema, nem no online onde achei... portanto chego a acreditar que é algum erro da versão onde estão vendo... que pena que removeram a cena do youtube, pois ela tá bem legar!! Abraços!

Thiesca disse...

Eu também vi a cena repetida no fim do filme, e também não entendi. Caso tenha descoberto alguma coisa e puder me esclarecer, agradeço.

E-mail: altamentecoisativo@gmail.com

Fernando Coelho disse...

Olá Thiesca!! Conforme falei pro pessoal, já olhei em 3 lugares diferente e não vi essa cena repetida, estou achando que deva ser defeito de cópia. Apenas vi a cena extra que foi colocada apenas no bluray ao invés de sair no cinema. Se puder me mandar o lugar que viu para que eu confirme no e-mail coelhonocinema@gmail.com ficaria agradecido e te retornaria por lá se eu conseguir entender algo. Abraços!

Unknown disse...

Oi pessoal, achei esse link com a cena extra.
Está em Espanhol, mas da pra entender... Beijos
http://www.youtube.com/watch?v=d1hsWRn_y_0

Fernando Coelho disse...

Obrigado pela colaboração Camila!!

Unknown disse...

pessoal adorei saber que muita gente gostou deste filme incrível ,trabalhava em um cinema quando estava em cartaz . por ter tanta busca foi um dos poucos filmes a passar a marca de dois meses de exibição tanto que na ultima semana chegou a ter sessões esgotadas . fiquei surpreso ao saber da cena bônus e gracas a ajuda de vocês consegui assisti-la. então agradeço,

Fernando Coelho disse...

Opa Alan, essa é a intenção do site, que todos colaborem passando suas experiências com os filmes e tenhamos boas discussões sobre eles. Sobre o filme além de ter sido muito bom, conter essa cena pós-créditos bem legal e mais ainda, saber que teremos uma continuação muito em breve!! Abraços!

Anônimo disse...

Bem, então quer dizer que a cena pós-créditos pode ser tanto um erro, como uma ligação para um 2º filme??

Fernando Coelho disse...

Olá!! A cena pós-credito que vem no DVD/Bluray é a ligação pro 2° filme sim que foi anunciado... agora uma cena repetida que alguns sites colocaram e algumas pessoas viram já é provavelmente um erro, já que nem todo lugar possui ela, e não repetiriam uma cena jogada. Abraços!

tames disse...

Oi descobri o site e amei!!!
Parabéns pelo conteúdo, vc poderia me enviar email explicando o final???
tamesmor@gmail.com

Fernando Coelho disse...

Que bom que gostou do site Tames!!! Enviei um e-mail pra você com a minha ideia do final, que não necessariamente é a correta, pelo menos é minha interpretação. Abraços do Coelho!

Aury Castro disse...

gente, que cena eh essa que naum consigo ver em lugar nenhum, nem nos links que o povo aí mandou??? poxa, sinto que forças mágicas conspiram contra mim... :o
ou eh pq tô vendo perto d+ ???

Aury Castro disse...

acheeeeeeeeeeeeeei... \o/

http://www.youtube.com/watch?v=hnAjZvDRiAA

Anônimo disse...

tb gostaria de entender melhor a cena depois dos créditos...

Fernando Coelho disse...

Opa Aury... que bom que achou!! Bem bacana né!! Pelo menos já dá a noção apenas de que terá um novo, não necessariamente iniciado ali!

Unknown disse...

Oi adorei o filme,mas você poderia me dizer seu conceito sobre o final, só pra eu ver se é isso mesmo que eu entendi ? :)
Obg

Unknown disse...

Fernando filho tem como me mandar o final do filme ?
Se tiver como ta ai o meu e-mail
lkssrs_realmadrid@hotmail.com

Fernando Coelho disse...

Olá Yeda, qual dos finais? O que acabou antes dos créditos, ou o pós-créditos? Me mande um e-mail pelo Fale Com o Coelho aqui do lado que é melhor, assim não estrago o filme de ninguém! Abraços!

Fernando Coelho disse...

Lks, o link que a Camila Capela postou logo acima ainda está funcionando bem, pode ver por ele!! Abraços!

Unknown disse...

Obrigado pela informação sobre Lizzy Caplan, tê-lo muito presente em outras séries. Uma série que já foi consolidado é Masters of Sex porque ele está atualmente em sua quarta temporada, do meu ponto de vista, a série tem um elenco que amadureceu a par com os episódios, os atores após sua aparência têm consolidou entre eles, Lizzy Caplan, Michael Sheen, Caitlin Fitzgerald, Teddy Sears e outros Situado na década de 50, parece que o design de produção é muito bem sucedido e argumento, naturalmente, um ponto-chave para o sucesso da série, uma adaptação livre do livro de Thomas Maier.

Fernando Coelho disse...

Obrigado pelas dicas Vale, não vejo muitas séries por falta de tempo e preguiça de ver coisas em casa, mas vou tentar! Abraços!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...