Antes da Meia Noite

6/15/2013 01:02:00 AM |

Nem tenho muito que falar sobre "Antes da Meia Noite", afinal o filme de 108 minutos é inteiro dialogado, então dizer qualquer coisa sobre ele seria repetir demais tudo que ocorre. O que posso resumir é que em praticamente 90 desse total o casal está sob uma DR(Discussão de Relacionamento) muito bacana daquelas que qualquer vizinha fofoqueira adoraria estar na janela, no nosso caso na poltrona do cinema, assistindo de camarote tudo que ocorre. Embora você deva estar pensando nossa, mas tudo isso sem pausa para um refresco, exatamente, o longa não desliga as falas dos protagonistas nem por um minuto sequer, e isso é bacana, pois acabaria cansando um longa apenas pautado nisso com pausas. Outro ponto que tenho certeza que irão perguntar é: Coelho eu não assisti nenhum dos dois filmes anteriores da trilogia, posso assistir só esse ou preciso ver os demais. Respondo que pode ver sim, separadamente, pois em diversos momentos durante a discussão o casal cita o que ocorreu nos demais, mas se tiver visto fica mais rápido a assimilação. Para ajudar quem não viu os dois anteriores ou quem apenas não lembra muito, vou colocar as três sinopses que o nosso parceiro AdoroCinema fez no site deles abaixo.

Antes do Amanhecer (1995) começa com dois jovens dentro de um trem, escutando um casal brigando. Eles acabam conversando sobre esse incidente, e se apresentando: ele é Jesse, um americano viajando pela Europa depois de uma ruptura amorosa. Ela é Celine, uma estudante voltando para Paris. A conversa flui tão naturalmente que, quando chega a hora de Jesse descer, ele convida Celine a passar o dia com ele, em Viena. Ela aceita e, juntos, os dois caminham pela cidade austríaca, falando com bastante franqueza sobre sexo, amor, morte... Os dois se apaixonam e fazem uma pergunta: Será que devem se encontrar novamente? Trocar telefones e manter um relacionamento à distância? Eles preferem marcar uma data: dentro de seis meses, voltarão a se encontrar na mesma estação de trem em Viena.

Antes do Pôr-do-Sol (2004) ocorre nove anos após o primeiro filme. Jesse, agora um escritor renomado, está apresentando seu novo livro em Paris, contando justamente a bela história de amor vivida com Celine. A garota aparece na livraria, dizendo ter lido o livro. Jesse tem um avião marcado de volta aos Estados Unidos, e pode ficar apenas mais uma hora na cidade. Eles decidem então caminhar pela capital francesa, falando sobre as mudanças em suas vidas. Agora Celine trabalha em uma organização pela defesa do meio ambiente, e namora um fotógrafo. Jesse está casado, tem um filho, mas vive um relacionamento infeliz. Os dois não demoram para perceber que ainda têm sentimentos um pelo outro. Na casa de Celine, ela apresenta uma música que compôs, sobre - adivinha? - sua noite vivida com Jesse.

E agora que já leram sobre os outros dois e já sabem tudo o que ocorreu nos últimos 18 anos que se passaram desde o primeiro filme, o filme "Antes da Meia-noite" nos mostra que Jesse e Celine estão casados, e têm duas filhas gêmeas. Eles são convidados por um escritor grego a passar férias no sul do Peloponeso e levam toda a família para 30 dias de sol e descanso em companhia de um casal de amigos. Quando a viagem chega ao fim, os dois finalmente encontram um tempo longe das crianças para lembrar os bons tempos em que passeavam, conversando. Eles percebem que seus últimos anos foram dedicados à família, ao trabalho, e muito pouco ao casal. Durante uma noite em um hotel, Jesse e Celine admitem que o relacionamento está em ruínas. Depois de tanto tempo juntos, ainda existe uma maneira de trazer novidade e interesse ao amor entre os dois?

Embora tenha demorado todo esse tempo para completar a trilogia, a condução que o diretor faz agora se aparenta muito com a do primeiro filme, com a pequena diferença que os atores estão mais velhos, mais experientes e claro muito mais envolvidos com a trama toda. O roteiro também veio amadurecendo e aqui está bem interessante de tal forma que na maioria das cenas, o diretor e roteirista Richard Linklater pode fazê-las em plano-sequência impressionando tanto pela qualidade técnica que acabou ficando quanto pela segurança dele com os dois protagonistas, pois errar um plano desse tem de ser gasto muito dinheiro refazendo. E pelo que foi repassado o longa foi filmado apenas em 18 dias, ou seja, não houveram praticamente falhas, conseguindo um resultado excelente. E como disse no início, o longa tem um ritmo bem bacana e que faz todos ficarem bem interessados por tudo que ocorre.

A atuação do casal já falei e repito está perfeita, ainda mais por tantos planos-sequência que faz qualquer ator por melhor que seja sair de uma tomada morto de cansaço. Ethan Hawke faz um papel preciso que em muitos momentos nem parece que esta atuando de tão bom que é, aparentando realmente estar casado e tendo toda a discussão que 18 anos juntos acabam acontecendo. O mesmo podemos dizer da brilhante atuação de Julie Delpy que está precisa e principalmente nos momentos de maior exaltação se porta com o tom perfeito. Ou seja, se você quer aprender como uma boa atuação deve ser, e principalmente manter o tom num plano-sequência, a recomendação é correr pra onde o filme estiver passando.

O visual da Grécia nem foi tão trabalhado para mostrar mais coisas, afinal o foco aqui é quase que integral nos atores, mas nos momentos em que o diretor nos dá um alívio dos rostos dos personagens, o que ocorre bem pouco, conseguimos ver cenários bem montados e adequados para deixar o longa ao mesmo tempo romântico e tenso para a situação do casal.

Enfim, é um filme que precisa ser mais visto do que falado e comentado, uma verdadeira obra perfeita, feita na medida para agradar quem gosta de um bom filme de diálogos. Porém se você não for extremamente fã de filmes embasados em roteiros, preferindo mais ação e cenografia, fuja, pois não garanto que vá gostar. Eu como um bom amante de textos bem interpretados adorei tudo que vi, e me diverti demais com as discussões dos protagonistas. Recomendo ele demais e só gostaria mais um pouco se os diálogos fora dos protagonistas não fossem tão abertos, por exemplo na cena que só estão os homens presentes, acabou sendo uma cena tão aberta que se fosse cortada não atrapalharia em nada a história. Agora é aguardar a continuação que seguindo os mesmos preceitos deva aparecer somente em 2022. Fico por aqui com a única estreia mesmo dessa semana, afinal "Além da Escuridão" já vimos há duas semanas e os demais filmes as distribuidoras Imagem Filmes e Paris Filmes boicotaram o interior para variar. Abraços e até sexta que vem pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...