O Carteiro

4/18/2013 12:14:00 AM |

Que o cinema brasileiro tem sofrido uma boa mudança isso já venho comentando faz bastante tempo, porém algumas dessas mudanças podem começar a dar um pouco errado já que estamos fugindo do nosso formato tradicional de novelas e em alguns momentos ficando parecidos com as novelas mexicanas que tanto parodiamos com sátiras. No novo longa de Reginaldo Faria, "O Carteiro", temos uma história muito bem escrita e dirigida, porém nos momentos que tenta colocar pitadas cômicas ele foge do comum para algo tolo que chega até incomodar lembrando as novelas malas que passava no SBT, talvez se tivesse seguido uma linha contínua ficando apenas nos dramas emocionais e nas mentiras se sairia bem melhor.

O longa nos mostra a história de Victor, um rapaz que trabalha como carteiro numa pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul. Ele tem como hábito violar a correspondência que entrega aos vizinhos. Um dia, para sua surpresa, cai na própria armadilha. Apaixona-se por Marli, nova moradora do local, e passa a controlar suas cartas com o namorado, interferindo diretamente na relação.

O interessante da história é que como o protagonista foca a maioria dos seus diálogos em textos de Machado de Assis, a trama soa de forma bem poética e como disse se não tivessem tentado apelar tanto para o riso com algumas situações desnecessárias, ele seria algo maravilhoso e com uma produção impecável, mas como a maioria dos longas nacionais precisam ter sua cota cômica de tela, o diretor que é rato de novelas foi lá e tentou incrementar com algo mais próximo das comédias argentinas novelescas, e aí foi onde caiu na sua própria armadilha, pois soou muito falso para o drama consistente e poético que ele vinha criando. A direção de Reginaldo é boa e pode ser que caso queira atacar mais para essa vertente deva melhorar sua mão e porque não dizer que poderíamos ter um lado lírico nos filmes brasileiros que anda faltoso.

Na questão das atuações, o diretor pode contar com a ajuda de seus dois filhos, e Candé Faria como protagonista não decepciona na sua estreia na telona, muito pelo contrário, pois jurava que já havia visto ele em diversos filmes por sua dinamicidade frente às câmeras, sendo muito bem enquadrado e dando uma entonação firme para seu personagem. Ana Carolina Machado não convence nem como par romântico, nem como protagonista, em seu momento mais dramático ganharia fácil papel em qualquer novela mexicana de tão ruim que foi. Felipe de Paula chega a se destacar bem em alguns momentos, mas também tenta ser cômico demais em alguns momentos e acaba ficando bobo em outros, poderia ter optado por um meio termo na comicidade que agradaria bastante. Fernanda Carvalho Leite faz a viúva gostosa tradicional, e seus atos embora de movimentos lentos demais até que agradam bastante, claro tirando o seu piti que ficou mais com cara de adolescente que de uma mulher normal. Ainda bem que o personagem de Marcelo Faria não faz tanta diferença pra trama, senão estragaria feio, pois além de caricato, possui uns trejeitos bem bobos que não remetem em momento algum o bom ator que ele é.

O visual do interior do Rio Grande do Sul onde o longa foi filmado pode ser remetido facilmente aos filmes românticos italianos que tanto elogiamos, dando um ar mais que bonito para a trama que fotografou belissimamente. Os elementos cênicos também embora não sejam muito criativos agradam bastante, pois remetem bem o visual do interior e dão condução para a história, somente nas cenas da delegacia que poderia ser um pouco mais incrementado. Quanto da fotografia, com certeza mereceu o prêmio de melhor do Festival de Gramado em 2011 com muito mérito, pois está linda.

Enfim, é um filme bacana, bem bonito e que poderia ser muito melhor se não tivesse cometido os erros que citei, mas que vale a pena ser assistido, claro que não sei aonde passará visto que foi filmado em 2010, concorreu em festivais em 2011 e somente agora no meio praticamente de 2013 sai nos cinemas comercialmente, então nas locadoras sabe se lá quando irá aparecer. Vejam assim que puder. Fico por aqui nessa semana, e na próxima novamente o interior foi boicotado pelas distribuidoras vindo menos do que a metade que estreia no Brasil, então vou me programar e volto com os que vierem no fim de semana. Abraços e até mais pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...