As Aventuras de Pi em 3D

12/22/2012 09:24:00 PM |

Existem filmes que nos fazem pensar em nossas vidas, analisar tudo que já fizemos e como chegamos até onde estamos hoje. Esses filmes geralmente nos emocionam ou nos deixam receosos de ver. Quando vi o trailer de "As Aventuras de Pi" fiquei pensando como poderia ser o longa, já que não costumo ler sinopses e com isso, apenas o que sabia era que veria algo com um visual realmente poderoso e jamais esperaria que o longa poderia transmitir tudo isso nem mesmo depois que veio o segundo trailer que conta um pouco mais da história. Com isso dito, o que temos é um filme visualmente fantástico, com uma história cheia de simbologias que nos fazem pensar em tudo, porém não acredito que se torne um sucesso nato com os espectadores, pois é um filme de narrativa um pouco difícil, mesmo sendo linear, que poderia ter sido ajudada com uma escolha boa para a trilha, por exemplo se tivessem colocado a mesma do trailer.

O filme nos mostra a história de um menino indiano chamado Pi, filho de um tratador de zoológico, que se encontra na companhia de uma hiena, uma zebra, um orangotango e um tigre de bengala, depois de um naufrágio que os deixa à deriva no Oceano Pacífico.

O mais interessante é a moral deixada ao final da história que já está presente no próprio cartaz "Acredite no Extraordinário", que condiz completamente com tudo, fazendo o longa de Ang Lee não ficar presente apenas no quesito visual maravilhoso que soube escolher para retratar a história, mas sim transmitir o pensamento que tenho de religiões e suas simbologias, deixando para o público o ato maior que é a Fé e a crença na existência de uma explicação mesmo que não lógica para os acontecimentos que somos sujeitos a passar. A direção soube trabalhar com a câmera sendo explorada por diversos ângulos, os quais qualquer diretor não ousaria num filme onde temos muitos movimentos e principalmente o alto envolvimento com a computação gráfica.

No quesito atuação, eu indicaria sem pensar nem um pouco Suraj Sharma para qualquer prêmio facilmente, o que o rapaz indiano faz em sua estréia no cinema é de babar, algo jamais visto em muitos atores de renome espalhados por aí, o trabalho feito por Ang Lee com ele é surpreendente, sendo que ao final do longa se fosse com o seu personagem enquadrado eu aplaudiria. Irrfan Khan também faz uma ótima atuação principalmente no quesito emotivo ao virar narrador de muitas cenas e ao final expressar sua emoção de uma forma que se vê ser natural. Os demais atores fazem bem seus papéis, mas como são atuações bem rápidas, acaba fazendo com que não sejam tão importantes para a história, dentre esses talvez daria algum crédito para Adil Hussain por algumas cenas que dá boas lições para o filho. Porém o grande coadjuvante do filme que mereceria também uma indicação vamos falar abaixo sobre o MARAVILHOSO tigre Richard Parker.

Nunca na história do cinema uma computação gráfica foi tão bem feita como nesse filme, o tigre que acompanha o ator se não tivesse lido que era computação e por alguns momentos precisos que com certeza um tigre real teria matado o ator, eu julgaria que o longa foi filmado com um tigre real bem treinado, pois a textura, os gestos, a ação do animal é completamente real. Então mais uma vez vai os nossos aplausos para a motion-capture que assim como feito no longa "Planeta dos Macacos: A Origem" é cada dia mais aprimorada deixando nossos queixos lá no chão.

O quesito visual do filme é algo que impressiona, é um show de cores, de cenários, de luzes que a equipe de arte fez para que qualquer um saia da sala do cinema deslumbrado com o que viu. É literalmente um longa feito para se deslumbrar com os enormes planos abertos que o diretor optou para agraciar o que tinha em mãos, pois qualquer diretor menos corajoso, faria um longa simples fechando a lente da câmera para não precisar mostrar cenários tão grandiosos, mas não aqui temos o inverso, com tudo sempre sendo mostrado ao seu máximo dando o longa nas mãos de uma equipe que fez a arte e a fotografia serem merecedores de ser visto e revisto, mesmo que com algumas coisas sendo computação gráfica, o que não desmerece em momento algum, passando uma naturalidade ímpar.

O 3D do longa inicialmente é impressionante com as cenas de abertura principalmente, porém vai diminuindo no delongar do filme e acaba ficando novamente só com uma profundidade de campo bem interessante. As cenas dentro da água são as que mais agradam na tecnologia, nos fazendo sufocar. No geral, não digo que é ruim e que não valha a pena assistir usando a tecnologia, mas está muito longe do tanto que foi falado que superaria "Avatar".

O único queixar com o longa está na trilha sonora, que achei faltar impacto para causar mais comoção ou até mesmo aventurar o personagem, fazendo com que ditasse um ritmo mais frenético em alguns momentos. Isso faltou, passando o longa sempre na mesma toada e deixando a desejar nesse quesito. O que é uma pena, pois se utilizassem músicas mais empolgantes com toda certeza teríamos um longa mais esplendoroso ainda. A trilha mesma usada no trailer se fosse colocada no longa já daria um outro sentido.

Enfim, como disse é um longa que nos faz pensar muito na conexão espiritual que possuímos e dá um grande sentido para a vida com o que fazemos e com o que temos, É algo impressionante e bem feito, que poderia ser um pouquinho melhor, claro que estou sendo extremamente exigente, mas acredito que para o público em geral vá sentir um pouco cansado com algumas cenas que não deslancham, e é nelas que principalmente senti a falta de uma boa trilha. Vale com certeza o ingresso pois é um filmaço tanto como história, quanto visualmente e ainda como utilização na questão de conexão espiritual que tanto falam nessa época do ano, então assistam e comentem o que sentiram nos comentários abaixo para trocarmos idéia. Fico por aqui, mas essa semana ainda temos muitas atualizações por aqui. Abraços e até breve pessoal.


3 comentários:

Fernando Coelho disse...

Quem quiser ver, achei aqui contando como foi criar o Richard Parker: http://youtu.be/QRnFD_J3UkU

Edinho pasquale disse...

Olá, gostei muito dos textos e do "espírito" do seu Blog. Sou Editor do site DVD Magazine (12 anos on-line) e queria saber do interesse de você em ser "colaborador, parceiro".



No início seria apenas uma reprodução (e divulgação, por troca de banner, por exemplo, além das citações e créditos) dos textos, mas quem sabe no futuro possamos pensar em algo a mais. Meu e-mail é edinho@dvdmagazine.com.br, o site é www.dvdmagazine.com.br. Somos considerados um dos principais portais sobre cinema, home vídeo e arte.



Agradeço um retorno.



Abraço



Edinho Pasquale

Fernando Coelho disse...

Olá Edinho, já respondi o seu comment enviando um e-mail. Estou disposto sim a ser um colaborador do site de vocês!!! Abraços!!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...