Amanhecer - Parte 2

11/18/2012 02:22:00 AM |

Uma coisa é interessante, se me falassem há pelo menos dois anos atrás que estaria assistindo em menos de 24 horas, cinco filmes de vampiros feitos para adolescentes pediria para me internar num sanatório, isso é o que mostra o famoso preconceito por não ter visto nenhum filme antes. Claro que não posso afirmar que são excelentes exemplos como filmes em si, pois apesar de ter uma história bem interessante, os 4 primeiros filmes falham muito no quesito efeitos, maquiagem e em atuações, o que pode gerar até um certo desconforto para qualquer um que aprecie um bom cinema. Mas se esforçando para ver toda a história por trás da interpretação do roteiro que foi adaptado dos livros de Stephenie Meyer, conseguirá chegar ao grande final da saga com o filme "Amanhecer - Parte 2" de uma forma muito bem colocada, que se todos os anteriores tivessem pelo menos metade de tudo que puseram nesse longa seria uma série excepcional de ser assistida.

A sinopse dessa parte da saga mostra que depois do nascimento de Renesmee, filha de Bella Swan  e Edward Cullen, os Cullen se reúnem a outros clãs de vampiros para proteger a criança dos Volturi.

Para aqueles que nunca assistiram nenhum capítulo da saga é complicado até ler essa sinopse, pois assim como todos os livros da autora, todos os filmes são necessários que seja visto o anterior e assim sucessivamente, pois nenhum tem começo, meio e fim determinados em cada longa, Por isso como vi todos ontem e hoje, vou falar minha breve opinião de cada um aqui. Nos são apresentados praticamente todos os personagens no primeiro longa("Crepúsculo") que é o que contém mais história e mais conteúdo como filme, mas peca exageradamente na maquiagem e efeitos visuais que se você não tiver paciência praticamente já desiste de ver todos os outros. Depois temos o desenrolar da trama e algumas explicações que serão usadas mais para frente no segundo longa("Lua Nova"), nesse filme a história em si é razoável e temos uma melhora no quesito visual de efeitos e maquiagem, sendo corrigidos alguns erros, mas a atuação medíocre dos protagonistas começam a ficar difíceis de tolerar, salvando-se poucos personagens que atuam bem. Na terceira parte("Eclipse"), o longa já funciona como filme, mas é praticamente uma encheção de linguiça completa tendo fatos praticamente impossíveis de se existir em qualquer lugar, destaque para os momentos de corno que envolvem o triângulo amoroso da trama, aqui embora ainda não tenham melhorado muito suas atuações, pelo menos já é possível identificar mais com cada personagem, pois é mostrada a história praticamente de cada vampiro do clã, porém praticamente é inútil, pois não é usado depois nos demais. O quarto filme("Amanhecer - Parte 1") pode ser considerado como somente um ganha pão para os produtores, pois não tem história nenhuma, tirando as cenas do casamento que foram feitos com altíssimo bom gosto e requinte, o que se vê na trama é algo que só serviu para segurar o público por 1 ano para ver o fechamento, as cenas que a protagonista sofre com o bebê dentro de si são ridículas de uma atuação vergonhosa, além de a primeira parte de mostrar que o Brasil é um país indígena que todos amam samba, o único ponto interessante da trama é a cena pós-créditos que mostra o que acontecerá no último filme. E chegamos finalmente no longa que vamos analisar hoje, onde temos cenas épicas de uma batalha muito bem desenvolvida, onde os efeitos estão bem interessantes, a história chega finalmente ao clímax que faltou nos demais para termos finalmente o fechamento. Diferente dos diretores anteriores, sim tivemos um diretor diferente para cada filme somente os dois "Amanhecer" foram o mesmo, o diretor Bill Condon soube trabalhar bem com a ação tirando quase toda a monotonia presente nos personagens principais que são muito bobinhos, e passando a bola para os vários outros personagens do longa que chamam mais atenção. Ou seja, temos um fechamento bem acertado que como disse se todos tivessem tido essa mesma condução teríamos uma saga que muitos apreciariam não apenas os adolescentes.

Após esse super resumo, o que podemos falar da atuação nesse longa que está nos cinemas é que Robert Pattinson melhorou consideravelmente nesses 5 anos, ainda está longe de ser bom como está em "Cosmópolis" que falamos nessa semana, mas já está melhor que nos primeiros, porém seu personagem é muito sem ação, feito apenas para que as mulheres fiquem encantadas com o modelo de homem das antigas que corteja uma mulher. Taylor Lautner é o que mais cresceu na saga, e como ator, melhorando muito seus trejeitos e fazendo com que passasse de um chamariz para mulheres por estar sempre sem camisa mostrando o corpo malhado, para um ator que sabe interpretar bem o texto, dentre o trio principal acredito que seja o que tem mais futuro fora da saga. Kristen Stewart não tem salvação, está com um corpão nesse último filme e só, sua atuação patética foi a mesma nos 5 filmes e tirando sua atuação em "Runnaways" não acredito que vá conseguir algum dia convencer bem, foi até razoável em "Na Estrada", mas ainda não é uma atriz. Como disse a salvação no quesito atuação desse longa é o foco não ter ficado tanto nos protagonistas, e os personagens de Dakota Fanning e Michael Sheen são os que mais chama a atenção para seus diálogos bem colocados e atuados, fazendo com que quiséssemos que estivessem sempre em cena. E até mesmo Ashley Greene que esteve bem em todos os filmes da saga volta interessante com seu personagem aqui, mostrando ser uma boa atriz. Poderia falar bastante dos coadjuvantes, mas ficaria muito extenso o texto, e como já disse uma vez não é essa minha intenção nos textos aqui, mas quero destacar mais uma vez a sacanagem que fizeram com o Brasil novamente, mostrando que somos um país que vive no meio do mato, reparem nos vampiros brasileiros colocados na trama e com isso tirem a conclusão de o que somos para os EUA.

No quesito visual, nesse longa temos poucos elementos, já que o filme se passa praticamente todo no campo de batalha, mas o visual neve sempre agrada em cheio, tendo boas misturas de cores aqui para serem bem visualizadas. Um ponto interessante nesse quesito está presente no figurino de cada vampiro que vem para auxiliar os protagonistas, pois como cada um é de uma região do mundo, a equipe de arte soube retratar cada um com roupas características. A direção de fotografia, assim como em todos os longas da saga sempre fez um bom trabalho, tendo câmeras em diversos ângulos, trabalhando sempre com luzes interessantes e aliando a cenografia existente para que fossem um bom filme. Os efeitos visuais que foram péssimos em todos os outros longas da saga, aqui estão muito bem colocados, ainda não é algo que se fale nossa que maravilha, mas comparados aos primeiros, estão perfeitos, somente as arrancadas de cabeça que não me convencem como algo normal, que precisaria ser mais sanguinolento, mas enfim não tem como arrumar mais.

As trilhas sonoras, sempre foram muito bem escolhidas nos 5 filmes, mas convenhamos que as dos dois últimos são as mais interessantes, tanto as aceleradas quanto as românticas, fazendo com que o longa seja bem gostoso de assistir por ter boas escolhas musicais, claro que falo desse último, pois os anteriores nem que tocasse a melhor música do mundo salvaria.

Enfim, a saga fechou realmente com chave de ouro, tendo um filme que diverte, tem suas boas cenas de ação, faz ficar tenso e tem seu momento açúcar na água para adoçar os corações. Sendo um longa completo. Deve lotar muitas salas, afinal só está passando praticamente ele nos cinemas e todos querem ver, devendo arrecadar muito dinheiro do público, principalmente no Brasil, o que deveria ser estranho já que somos sempre pejorativamente humilhados no longa(não sei se no livro também, mas acredito que sim). A nota que vou dar é somente para esse longa, mas como curiosidade as notas de cada filme individual seria 7,5,6 e 4 para os anteriores. Fico por aqui, já que não tem mais nada passando nos cinemas desejando que todos vejam esse e quem não viu os anteriores por algum preconceito que seja, assista, como sempre digo é bom ver coisas ruins também para se ter patamar para dar notas boas. Até sexta pessoal, rezando para que venha algo já que a saga deve permanecer um bom tempo em cartaz.


5 comentários:

EderGustavo disse...

O ultimo filme é legal mesmo fernando. Vale a pena ver.
Os anteriores são mais parados e monótonos e meio bobos. Primeira vez que eu acho o livro pior que o filme..rs

Fernando Coelho disse...

Olá Eder, pois é finalmente conseguiram fechar com um bom longa essa série que confesso foi duro assistir os anteriores tudo em 2 dias, mas consegui sobreviver para ver um final decente pra saga. Só espero que não vão apelar e fazer outros filmes como andam falando por aí. Acabou e já era pronto, tem muitos outros bons livros para serem adaptados e também vamos criar né, afinal precisamos de histórias originais né Hollywood, qualquer coisa me procurem que tenho bons escritores para agenciar!!! Abraços!

wesley disse...

Esse filme é o melhor da saga, realmente, muito bom, principalmente pelo fato de que não seguiu a linha de que ''deve acabar com batalha final'', foi diferente.

Adorei a crítica.

Fernando Coelho disse...

Obrigado Wesley!! Pelo menos salvou a saga de ser algo que eu lembrasse de filmes 100% ruins... rss.. Mas ainda teremos de ver mais umas 10 sagas que vão tentar copiar... infelizmente!! Abraços!!

wesley disse...

Pois é, por mais que os filmes sejam ruins, principalmente Lua Nova e Crepúsculo, outros vão tentar copiar o conteúdo por ter feito tanto sucesso. Eu adoro essa saga, mas assim, reconheço o quão mal feito foram os filmes.

Mas, não acho que seja tão ruim como as adaptações de Percy Jackson para as telonas, sinceramente, é ruim de mais.

Havia lido essa sua crítica em 2012, e estava até agora procurando-a de novo, porque eu adorei o modo como você escreve e tudo mais. Finalmente achei. K'

Abraços, continue assim.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...