A Entidade

10/12/2012 11:38:00 PM |

Bons filmes de terror necessitam criar clima, essa é a receita de um bom filme do gênero, nem precisa assustar tanto nem escorrer sangue pela tela, basta que você fique tenso tentando desvendar os mistérios por trás de algo inexistente. Com essa premissa "A Entidade" é um filme bem interessante, pois possui uma boa história amarradinha e consegue segurar uma tensão do início ao fim, além claro de ver pessoas no cinema se assustando com coisas aparecendo de repente. Não diria que é o melhor filme de terror que já vi, mas com certeza é um que reveria.

O filme nos apresenta um escritor de livros de crime, que luta para conseguir escrever sua próxima história. Ele resolve se mudar com sua família para uma casa onde ocorreu o assassinato de uma família inteira. Lá, descobre uma caixa com vídeos, que mostram assassinatos de outras famílias, revelando a existência de algo sobrenatural e perigoso naquele lugar.

A história roteirizada pelo próprio diretor Scott Derrickson("O Exorcismo de Emily Rose") é bem consistente e consegue transformar o longa como diz um policial que visita o escritório do protagonista quase numa sala de investigações do FBI, no melhor estilo de CSI se o mesmo envolvesse situações sobrenaturais. E o bacana é que o personagem principal embora inicialmente cético começa a acreditar tanto na situação que você passa a embarcar junto com ele na trama. A única coisa que achei um pouco exagerada e cansativa demais foi toda hora mostrar ele montando um filme super 8 no mini projetor, fazendo com que quase saiamos do cinema sabendo operar uma máquina dessa. Porém tirando esse exagero, o filme em si flui com naturalidade e passa toda uma tensão bem interessante de se prender na cadeira e assustar com momentos inoportunos. O personagem da entidade apenas que ficou meio fraquinho, pois ele apenas aparece em alguns momentos.

A atuação de Ethan Halke é bem interessante devido ele ter se entregado ao papel, fazendo parecer que o ator realmente é alguém que entrou numa trama sinistra(como é o nome original do filme) e nos conduz junto com ele. Os personagens secundários não são muito interessantes, pois aparecem bem pouco, mas nos momentos que estão em quadro mostram bem a que vieram, principalmente as crianças. Somente James Ransone que acaba fazendo um policial muito bundão que parece estar mais perdido em quadro do que tudo.

A cenografia embora seja bem simples, com praticamente uma locação apenas, é compensada pelo dinamismo das câmeras, aliada à fotografia extremamente escura, onde a tensão predomina. De elementos objetivos relevantes mesmo só temos o projetor e os rolos super 8 que até incomodam um pouco como disse acima, pois tirando isso quase nada mais importa para o longa.

A trilha sonora também auxiliam bem em segurar a tensão do longa, e diferente da maioria dos longas do gênero não fica dando elevadas de volume para tentar assustar, ficando isso a cargo das imagens mesmo.

Enfim, o filme é bem construído e rende alguns sustos e uma boa tensão no geral, e claro algumas risadas, pois indo ou não com amigos sempre você verá pessoas se assustando na sessão ao seu lado ou com medo de algo. Vale o ingresso, poderia ser talvez um pouco mais contundente o personagem da entidade pois não ficou como algo muito macabro, mas não atrapalha no geral do filme. Fico por aqui hoje, ainda essa semana reverei o Nemo em 3D, que foi a única coisa que estreou por aqui nessa semana que as distribuidoras resolveram fugir do interior. Então abraços e até breve, e não esqueçam da nossa promoção que ainda está rolando aqui.


2 comentários:

Galodoido disse...

Um dos piores filmes de terror que assisti em anos. No começo até cria uma atmosfera interessante, mas do meio pro final irrita. Chega uma hora que você já tá cansado de esperar o final e saber o que aconteceu. Não sou nenhum expert, mas saquei o final já no meio do filme. Definitivamente queria meu dinheiro de volta, mas como aluguei queria não precisar de pagar a diária. Infelizmente a era dos filmes de horror parece ter chegado ao seu fim.

Fernando Coelho disse...

Olá Galodoido, esse lance de sacar final em filme de terror é fácil demais, pelo menos ultimamente né, o que é uma pena. Mas no geral eu gostei bastante dele, mas é de opinião né. Abraços!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...