Procura-se um Amigo Para o Fim do Mundo

9/02/2012 10:16:00 PM |

Me sinto honrado quando vejo um filme de uma diretora estreante que tem em seu roteiro todas as características de tudo que se precisa para um filme comover: drama, romance e comédia leve. E fico mais feliz ainda com a escolha de Steve Carell que vem mudando levemente de comédias bobas para tons mais dramáticos acertados. Com isso dito, já podem ver que adorei "Procura-se um Amigo Para o Fim do Mundo", que felizmente foi traduzido no original também, o longa não vai agradar a todos, principalmente àqueles que comprarem como uma comédia, mas o filme contém uma leveza para o mesmo drama forte que "Melancolia" tratou aos berros.

O filme nos mostra que Dodge foi abandonado pela esposa após descobrir que um meteoro se chocará com a Terra em um curto espaço de tempo. Decidido a recuperar o tempo perdido, ele sai numa viagem para encontrar uma namorada dos tempos de escola e acaba conhecendo Penny no meio dessa confusa história.

A história do filme em si é bem simples, porém as artimanhas feitas nos diálogos extremamente bem construídos e interpretados pelos atores envolvem de uma maneira, que deslancha com suavidade todo o drama que passam os personagens do filme. Conseguimos ver desde os que nem ligam para que o mundo acabe e continuam suas vidas como nada estivesse acontecendo até os que se desesperam e saem fazendo uma algazarra completa. A diretora Lorene Scafaria consegue mostrar em seu primeiro ato como diretora, já fora roteirista e atriz em diversos outros filmes, que tem potencial e mãos firmes para conduzir um drama sem precisar forçar a boa amizade que se preze, e é visto isso nas atuações, pois todos os atores parecem estar se deliciando com o longa e não sofrendo como vemos em alguns filmes. Lorene está de parabéns tanto pelo roteiro quanto pelo lindo filme que conseguiu dirigir.

As atuações de Steve Carell e Keira Knightley mostra a química que atores precisam para uma boa comédia romântica, mas ao mesmo tempo que seguram as pontas para que o longa não saia do tema que é dramático. Carell já tinha dado um show em "Um Divã Para Dois" que saiu esses dias por aqui, e agora confirma mais ainda que deve ficar nessa linha do drama com pitadas cômicas, ao mostrar um personagem que sofre por ser solitário querendo ter algum amigo, ao mesmo tempo que não quer ter alguém para dividir os problemas. Knightley é uma atriz que varia por demais seus gêneros, e sempre consegue mostrar-se bem para as câmeras, aqui não seria diferente, sendo forte por dentro e boba por fora, agrada na medida o seu personagem ao mesmo tempo que nos deixa bravos. Os demais personagens sempre que entram em cena, trazem bons tons e diálogos, nunca forçando para aparecer e também de modo que não sumam da mente, o destaque entre eles embora que de poucas cenas fica para Tonita Castro e Martin Sheen, pois ambos dão boas lições quando estão em quadro.

Fazia tempo que não via uma cenografia que fala tanto, o peso dos vinis empregados no longa, dando sentido juntamente com o lance das cartas são detalhes pequenos mas que se vistos dão um outro ar para o longa, e esses são apenas dois exemplos de tudo que a direção de arte pois no longa valorizando um pouco de tudo. A fotografia poderia ter sido melhor empregada para dar tom ao filme, ficando com o básico apenas, porém os ângulos escolhidos para as câmeras agradam bastante ao dar ênfase nos protagonistas.

Como a protagonista coleciona vinis e tem um bom gosto musical, a trilha sonora não poderia ser de melhor qualidade, ouvimos músicas que fazem todo o sentido de embalar o longa do começo ao fim, agradando os ouvidos de uma forma como não se vê em qualquer filme.

Enfim, é um filme muito bem colocado, pois ao mesmo tempo que é um drama, não chega a pesar forte como o tal, colocando pitadas de comédia romântica para que tenha leveza. Recomendo que vá ao cinema para ver um drama, senão como disse no início a chance de se chatear e querer sair da sala como vi algumas pessoas fazendo é alto. Porém é maravilhoso de se ver com boas lições e cadência ímpar. Fico por aqui hoje, mas essa semana ainda tem mais um atrasado para comentar, então abraços e até breve pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...