Para Roma Com Amor

7/01/2012 10:11:00 PM |

Que Woody Allen sempre faz comédias diferentes das comuns todos já sabem, mas o que vemos em "Para Roma Com Amor" é uma junção de 4 histórias distintas que não se ligam em momento algum, com diversas tomadas mal feitas onde o microfone aparece em cena chamando mais atenção do que os diálogos dos protagonistas da cena, era nítido não apenas eu vendo o microfone balançar no alto da tela, mas todos ao redor desesperados daquilo cair. O filme não chega a ser péssimo, pois diverte com as cenas absurdas que acontecem, mas poderia ser mais interessante se os personagens de cada história se ligassem entre si, e tivessem tomado mais cuidado com esse erro gritante do microfone que ocorre diversas vezes no filme. Alguns amigos me perguntaram se não foi intencional o microfone, na minha opinião não, mas se foi paciência pois como disse chamou mais atenção do que os atores.

O filme mostra um caleidoscópio de quatro histórias, numa das cidades mais encantadoras do mundo. Essas quatro histórias variam de um conhecido arquiteto americano revivendo sua juventude; um morador de Roma que de repente se vê como uma grande celebridade da cidade, um casal de jovens com encontros e desencontros românticos e um diretor de ópera que tenta fazer um agente funerário cantar.

As quatro histórias são bacanas e divertidas, embora sejam no mínimo estranhas demais, mas faltou um elo entre elas sem ser o amor em Roma, assim como acontece na maioria dos filmes italianos, que é onde o diretor tirou suas idéias para o filme, para isso leiam a minha opinião sobre "As Idades do Amor" que lembra bem esse filme e foi um dos que mais gostei do Festival Italiano. Analisando separadamente cada história, a que mais diverte é a que está inserida o próprio diretor como ator, onde ele faz um ex-diretor de ópera, e a história onde está inserido Roberto Benigni como um anônimo que passa a ser confundido como um famoso pelos paparazzi. As outras duas histórias até são engraçadas pela forma que ocorrem, mas acabam sendo um pouco forçadas e alguns momentos até confusos. Se fosse uma coletânea de curtas ou médias no caso, acho que sairia mais satisfeito da sala.

Um dos pontos fortes de Woody em todos seus filmes, é a direção de atores, e que fica notável sempre nas telas por não conter mesmo figurantes sempre alinhados e quando estão enquadrados fazendo de forma que não pareçam estarem jogados num filme. Com isso em mente todos os personagens fazem bem seus papéis, como são 4 histórias diferentes, seriam muitos atores para citar o que fez de bom, mas vou destacar Roberto Benigni que faz seu papel de forma genial, parecendo realmente como uma pessoa que os paparazzi pegam pra Cristo do momento e o próprio Woody Allen que se auto caracteriza como um diretor de ópera que faz tudo diferenciado e os críticos que atirarem pedras negativas não servirão de base alguma. Jesse Eisenberg também foi domado pelo diretor e está mais suave sem sua afobação comum vistas em outros filmes, embora sua trama seja a mais confusa, sua atuação está legal.

Uma coisa que também senti falta foi o que Woody fez em "Meia Noite em Paris", que é seu costume de valorizar a cidade onde filma mostrando diversos pontos turísticos, ficando apenas o começo do filme e depois tendo alguns trechos apenas. A equipe de arte não foi usada como deveria, ficando sempre planos mais fechados, e com isso por serem cenas na sua maioria externas, o famoso erro do microfone aparecendo por ter chego perto demais dos protagonistas. A fotografia também está bem simples sem nada que faça o filme ser lembrado mais para frente.

Enfim, é um filme que faz rir, mas como disse se fosse uma coletânea de curtas ou tivesse as histórias ligadas entre si, com certeza agradaria bem mais. Porém como o filme já teve esse problema de ser muito solto, aliado ao microfone roubando a cena mais que os protagonistas, o filme se torna um pouco irritante e nas cenas finais ao aparecer o microfone já dá vontade de abandonar a sala. Woody Allen não merecia e nem merece ser lembrado por esse filme, e espero que logo venha algum novo bem melhor. A minha recomendação caso você seja fã do diretor, é que ou não veja o filme ou tente o máximo não olhar para o microfone. Fico por aqui, mas essa semana ainda tem mais filmes aqui no blog, então abraços e até mais pessoal.


2 comentários:

Ccine disse...

Então Fernando a história que vc acha a mais confusa é a que mais me agradou, pois ele usou o mesmo conceito de Meia Noite em Paris, levando Alec Baldwin para sua juventude, se vc reparar bem os figurinos dos jovens são antigos então aquilo é a imaginação do arquiteto que reviveu chegando naquela viela romana as lembrança marcantes de sua juventude nos tempos que era estudante, achei genial a ideia. Não é obvio, mas nos detalhes vc consegue ver.

Fernando Coelho disse...

Hummm interessante, valeu pessoal do Ccine, fiquei tão indignado com a quantidade de microfones aparecendo que nem parei pra pensar nisso... fiquei imaginando ser a consciência dele... bem legal a idéia mesmo, quem sabe revendo ele em algum festival(afinal não pago novamente para ver a quantidade de microfones que erraram em não se preocupar) eu veja e goste. Valeu!!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...