Prometheus em 3D

6/08/2012 02:17:00 AM |

Filmes de sci-fi podem ser ao mesmo tempo uma bomba e agradar por demais. Não classificaria "Prometheus" nessas duas formas, pois o filme em si não é uma bomba, usa de artifícios técnicos muito bem elaborados e tem visualmente alguns dos elementos mais impressionantes dos últimos anos considerando esse como o ponto forte, porém usando de uma piada infame, o filme prometeu tanto que cumpriu muito pouco do que era esperado, mesmo eu gostando do que vi no cinema.

O filme mostra uma equipe de exploradores que descobre uma pista para a origem da humanidade na Terra, levando-os a uma jornada para os cantos mais escuros do universo. Lá, eles têm de lutar uma batalha terrível para salvar o futuro da raça humana.

Com uma sinopse simples, a complexidade do filme vai além no roteiro, e mistura arqueologia com misticismo puxado para o sci-fi, e com essa miscigênia de elementos, o diretor Ridley Scott brinca com o orçamento monstruoso que teve em mãos, utilizando de toda a tecnologia possível para criar efeitos e uma imagem tão perfeccionista que impressiona mesmo usando os óculos 3D sem perder quase nada da imagem original. Porém na minha opinião faltou um pouco de foco no que o diretor queria passar com o filme, e não sair atirando para todos os lados sem chegar à conclusão praticamente nenhuma, só a da "origem" do Alien do filme.

Falar de atuações, num filme onde o elenco conta com Michael Fassbender, Charlize Theron, Noomi Rapace e Guy Pearce entre outros, é quase que falar deixe com eles que resolvem o filme sozinho. Michael Fassbender faz um andróide tão frio que chega a dar raiva, mas se esse é o objetivo dele então ele consegue com isso roubar as cenas onde aparece para seu personagem. Noomi Rapace é praticamente uma atriz camaleoa, que em cada filme se veste do personagem e fica praticamente irreconhecível mas sempre de forma genial na tela, seu personagem embora tenha um furo meio estranho de logo após uma cirurgia estar pulando feito um macaco, é bem interessante de se ver. Charlize Theron embora tenha poucas aparições, quando vem em primeiro plano de cena faz de forma bem forte e impactante que estamos acostumados a ver. Guy Pearce está completamente diferente pela maquiagem usada, mas ainda mostra ser um bom ator de frases de impacto como sempre ditas fortemente. Os demais personagens possuem poucas falas e nem tem tanta importância a citação, mesmo o personagem de Logan Marshall-Green é um personagem que sempre está em segundo plano mesmo tendo um início que pareceria ter algo mais.

Como disse no início, o filme é um banho de elementos visuais, tem tanta coisa presente na tela que enchem os olhos para todo o lado que se olhe, isso sim na minha opinião é usar bem o orçamento grandioso que alguns diretores colocam suas mãos, tudo aparentemente é tocável, real e inacreditavelmente existente num filme de ficção científica, faz parecer que foram realmente para aquele planeta filmar dentro da nave Prometheus que também fora construída especialmente não apenas para o filme, mas existisse mesmo. E com todo esse trabalho de arte feito por Alex Cameron e sua equipe("X-Men: Primeira Classe", "Robin Wood", "Anjos e Demônios"), o diretor de fotografia Darius Wolski(toda a série "Piratas do Caribe", "Alice no País das Maravilhas") só teve o trabalho de ir e captar a melhor luz num cenário escuro e transmitir planos de forma perfeita para a tela, mais nada.

Outro ponto impactante, e que ajuda a conduzir toda a tensão do filme é a trilha perfeita de Marc Streitenfeld, que fez a trilha de outro filme tenso ultimamente chamado "A Perseguição", além de "Robin Wood" do próprio Ridley, e podemos falar que é uma boa trilha para brigar por prêmios, pois ela faz mais do que o filme pede segurando o espectador preso na cadeira com momentos de altos fascinantes e momentos de apenas sons sequenciados intrigantes.

No quesito 3D, tirando uma ou outra cena que temos algum efeito digital com uma boa profundidade e algumas cenas que ambientam bem todo o tamanho do cenário, não é um filme que obrigue ser visto com a tecnologia, muito pelo contrário se tiver passando em 2D na sua cidade dá pra economizar sem perder nada, apenas afinco que é um filme que deva ser visto no cinema pois tem um visual magnífico para se ver com perdas em casa num DVD(original daqui uns tempos ou pirata que muitos fazem por aí), quem sabe num blu-ray quando sair.

Enfim, gostei bastante do que vi, mas não é algo impressionante, vale a pena ser visto no cinema para poder imaginar um planeta de forma visceral que nunca havia sido passado em questões de texturas (tirando claro "Avatar" e suas criatividades, que são um caso a parte) e pelo suspense que consegue prender o espectador, mas a chance de frustração é iminente ao sair da sala sem ter sido conduzido a algo que diríamos um roteiro mais conciso, ou seja falando em miúdos, é muita coisa que poderia ser aprofundada pra pouca origem do Alien. Fico por aqui hoje, mas essa semana apenas começou com esse filme, teremos alguns atrasados que surgem finalmente por aqui, então abraços e até mais pessoal.


7 comentários:

Anônimo disse...

Acho que realmente faltou algo no filme, porém assistir em IMAX 3D ficou animal.

Foi o melhor filme que vi em qualidade de imagem 3D até o momento, quase não se ver ghosts na tela, uma qualidade de fato impressionante.

Acho que vale ver em 3D sim, como você mesmo percebeu, não se nota perda usando a tecnologia.

Abraços.

Fabio.

Fernando Coelho disse...

Olá Fábio, nesta sexta vi novamente em 3D na nova sala XD que abriu aqui, realmente valeu o investimento de pagar mais caro pela sala, ficou muito boa a imagem... mas a opinião do filme mantive sem mudanças nenhuma. Abraços e valeu o comentário.

Jakson Souza disse...

Entao vale ou nao a pena ver em 3d, agora estou em duvida

Fernando Coelho disse...

Olá Jakson, o 3D é interessante, claro nas cenas que possui, nas telas grandes Imax e XD é meio difícil fazer o exercício que costumo fazer de ficar tirando e pondo o óculos para testar se dá para ver sem ele(ou seja o filme não tem 3D nas cenas), a construção visual do filme em 3D é bacana, mas ainda assim acredito que em 2D o filme visto deve ser o mesmo, a não ser claro que você vá em uma das salas gigantes que daí não tem opção é só 3D mesmo. Espero não ter te confundido mais. Abraços.

Anônimo disse...

ainda nao cheguei a ver o filme, mas pelo que eu vi do trailer e do roteiiro o filme é bem parecido com um jogo chamado " dead space" ... se vc tiver a oportunidad de ver a historia do jogo creio eu que vc vai achar bem parcido com o filme.
abraços.

Fernando Coelho disse...

Olá... vou procurar ver sim e depois comento aqui... apesar que jogo quase raramente eu jogo nos meus parentes!!! Valeu pela dica não só pra mim, mas para outros leitores que quiserem comentar sobre o jogo!!! Abraços.

Anônimo disse...

a principal coisa que eu vi parecido com o jogo sao os trages que eles usam

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...