Os Vingadores em 3D

4/27/2012 04:08:00 AM |

Desde que cogitaram fazer o filme "Os Vingadores", não botei muita fé, primeiro por não ser um estilo que eu curta, o de super-heróis, segundo porque achava um exagero de egos gigante num único filme, o que se tornaria como aparece numa das falas do trailer uma bomba relógio, mas após sair da sessão de pré-estréia da meia noite onde estava junto de praticamente 300 fãs numa única sala, posso dizer com gosto que Joss Whedon tenha muita saúde e patrocinadores para fazer muitos outros filmes do estilo, porque só tenho uma palavra pra definir o filme: SENSACIONAL.

O filme mostra que quando um inimigo inesperado surge ameaçando a segurança global, Nick Fury, diretor da agência internacional de paz conhecida como SHIELD, recruta uma equipe para livrar o mundo de uma possível destruição: Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Gavião Arqueiro e Viúva Negra.

A sinopse não poderia ser mais sucinta, pois o filme é embasado completamente nisso, mas o desenvolvimento do roteiro, aí sim entra um grande fã das HQs chamado Joss Whedon para esmiuçar tudo na mais perfeita forma de não deixar que nenhum herói fosse jogado de lado na trama tendo todos ótimas interpretações e diálogos para falar em cena, tendo trabalhado desde o lado dramático de cada um até pontos extremamente cômicos que fazem a platéia vibrar e aplaudir. Decididamente deu pra ver os olhos de cada um dos fãs que estavam na sala brilharem e saírem em estado de orgasmo como raramente se vê em um filme baseado em uma HQ e só por isso o diretor e roteirista já merece um respeito capaz de colocá-lo no topo dos diretores de ação.

No quesito atuação, todos sem exceção estão na sua melhor forma de atuação e como já disse o diretor soube mensurar dignamente cada parte do filme para que nenhum ficasse apagado pela sombra do outro. Robert Downey Jr. com toda sua ironia cativa a cada cena que está enquadrado seja na pele de Tony Stark ou Homem de Ferro. Chris Evans com seu Capitão América, que teve um filme mediano, agora vem com toda a força e características que conhecíamos do desenho. Chris Hemsworth nem pareceu ser o mesmo Thor que assistimos no filme e parecia ser algo ridículo, agora vem mostrar toda sua potência que só o Deus do Trovão pode ter. Scarlett Johansson volta a fazer um bom papel e se mostra dinâmica em suas acrobacias como Viúva Negra. Jeremy Renner se mostra um bom Gavião Arqueiro disparando tiros certeiros com seu arco e declamando frases curtas mas bem ditas. Samuel L. Jackson como sempre bem em cena, ditando sua voz em alto e bom tom sempre chamando a cena pra si quando precisa. Tom Hiddleston faz um Loki um pouco mais apagado que no filme do Thor, que lá sim tinha mais textos, mas mesmo assim faz bem seu papel e impõe a mesma boa postura que vimos no filme anterior. Mas sem dúvida alguma as duas melhores cenas cômicas que fizeram o cinema ruir com a interpretação e o diálogo mais bem colocado das histórias dos quadrinhos está com Mark Ruffalo e o seu Hulk, e na minha opinião com certeza daria o destaque do filme pra ele, que faz muito bem o papel embora esteja lotado de computação gráfica em cima de suas interpretações. Os demais personagens são todos coadjuvantes, e como num bom filme não atrapalham nem incrementam muito as cenas como é o dever de toda a equipe de figuração com fala.

Já que entrei na questão de computação gráfica, o filme está perfeito e não deixa a desejar nem um pingo de falta de ação, todos os detalhes de explosões, lutas, tiros, flechadas, vôos estão esmiuçados de forma a sufocar de tantos efeitos bem feitos, que infelizmente por ser tão grandioso acabamos até perdendo muitas coisas vendo apenas uma vez, e com isso terei de ver mais uma vez para prestar mais atenção em tudo. Enfim temos um longa de 142 minutos que só se desliga realmente após a cena pós créditos, ou seja, como em todos os demais filmes da Marvel, aguarde os primeiros créditos para ver algo a mais que já deixará o gostinho para o próximo filme.

Continuando no quesito gráfico, se alguém quiser falar mal do 3D do filme fale justificando muito bem, pois a imersão dada nas cenas de ação é como se você estivesse presente na cena sem tirar nem por, claro que vão falar da falta de coisas saindo da tela, mas mesmo assim a quantidade de coisas saindo não em um plano exagerado para fora, está de bom tamanho.

Pra falar do figurino e da direção de arte, basta que você compre um quadrinho qualquer dos Vingadores e com toda certeza você verá toda a transmissão de essência que foi passado para o filme, tudo está exatamente da forma que é conhecido no papel, tudo tem seu toque, seu traço visto dimensionalmente na tela grande do cinema. Uma reconstrução de cenografia impecável com grandes cenários e muita computação bem colocada para agradar a todos.

A fotografia poderia ser um pouco mais clara em alguns momentos, mas acredito que seja devido ao óculos 3D, mas não atrapalha e conseguimos observar com detalhes praticamente tudo que é capaz de ser visto na alta velocidade dos planos alternados entre detalhes dos rostos e mais abertos em batalhas, sempre num dinamismo ímpar de se ver.

O filme também conta com boas trilhas de ação compostas por Alan Silvestri que conseguiu transmitir todas as sensações que um filme de ação deve passar para o espectador e com isso o filme tem um ritmo frenético que você com toda certeza se não for um fã completo do filme sairá literalmente cansado de uma batalha com tudo que é passado em cena junto da trilha.

Enfim, escrevi demais hoje, mas espero ter passado tudo que consegui analisar do filme de uma forma técnica de quem não é um fã de quadrinhos e adorou o que viu, recomendando com toda certeza para todos sem tirar nem por, é um filme de ação como poucos podemos ver nas telas do cinema. Claro que se você que está lendo isso for um fã, já deve ter visto o filme e saído da sala pulando como vi vários fazendo hoje e irá rever incontáveis vezes no cinema e depois em casa. Portanto se você que não é fã e for assistir com um fã, vá preparado para aplausos, pulos e tudo mais. Não vou dizer que é o melhor filme do ano, porque temos muita coisa ainda pra rolar, e ainda fico dividido com minha paixão por "Hugo", então apenas coloco como um dos melhores do ano dando a nota que vou dar. Fico por aqui hoje, mas essa semana ainda tem mais 3 filmes atrasados por aqui, então abraços e até breve pessoal.


16 comentários:

Elias disse...

Ansioso pra assistir. =)

EderGustavo disse...

Acho que vou assistir nesse sábado Fernando...depois comento aqui.
Abraços

Anônimo disse...

Estava aguardando muito este filme!
Esse vou assistir em 3D IMAX!

Abraços!
Fabio.

Fernando Coelho disse...

Olá Fábio, que inveja boa de você... na real, quase fui pra capital pra ver ele em IMAX, mas a grana tava curta... depois comente aqui como foi. Abraços.

Fernando Coelho disse...

Veja sim Eder, vale a pena. Aguardo o comentário. Abraços.

Fernando Coelho disse...

Olá Elias, você como um amante dos quadrinhos, já estou até vendo sua cara de felicidade ao sair da sala. Abraços e comenta depois o que achou.

jakson souza disse...

fernando o 3d ta no nivel do transformers? se tiver ta perfeito, to querendo ir voce recomenda ver em 3d ou normal? valeu

Fernando Coelho disse...

Olá Jakson... na minha opinião está melhor que o do Transformes, pois como a batalha é mais em plano de tamanho nosso, se você sentar numa fileira boa vai se sentir no meio da luta mesmo... Ainda está bem longe de um Avatar, mas compensa sim ver em 3D. Abraços.

Anônimo disse...

Que Fileira voce Recomenda Coelho?, no cinema daqui é numero por letras e numeros de A a K sendo que A sao as primeiras e K as do fundão.

EderGustavo disse...

Fui assistir Fernando. Realmente muito bom!!! Excelente.
Além de muita ação e efeitos, o filme é muito engraçado!! kkkk
O Iron Man (Stark) é muito sarcástico e desfila o filme todo com a camisa do Black Sabbath. O final do filme indica que vai ter uma continuação...
Abraços

Fernando Coelho disse...

Olá Jakson... Costumo pegar sempre a H aqui que fica no corredor e gosto dela, porque sou alto... e lá o 3D sempre funciona bem... Abraços.

Fernando Coelho disse...

Opa Eder... com certeza continuação... de camiseta de banda eu conheço muito pouco, então valeu aí pelo incremento ao site. Valeu o comentário e abraços.

Anônimo disse...

Infelizmente aqui no RJ todos os horários da sala IMAX estavam lotados, porém como não queria perder o final de semana assisti em 3d normal mesmo e gostei muito. Diversão garantida.

Sempre acompanho seu blog, gosto muito.
Está de parabéns!

Abraços.
Fabio.

Fernando Coelho disse...

Ah que pena Fábio... imagino como devem estar as salas IMAX, fora que nelas tem de ver numa boa poltrona que ficar na frente mata, pelo menos foi o que senti quando fui na capital... que bom que curte o blog, obrigado!!!
Quanto do filme só vi até agora 3 pessoas que não gostaram, realmente uma minoria.
Abraços!

Fernanda Gomes disse...

Eu simplesmente amei...Fernando!!! Amei a atuação de todos, mas o que mais me surpreendeu foi o Tom Hiddleston, ele realmente encarnou o personagem e pra mim ele deu um SHOW. O fato como eles "cruzaram" as informações de cada herói pra juntar em um filme, no mais eu sou suspeita pra falar, eu amei ...demaisssssssss!

Fernando Coelho disse...

Olá Fernanda, realmente muito bom mesmo, o Loki eu gostei, mas esperava mais dele, sei lá um vilão mais malvado, assim como o Hulk fala "Deus franzino" demais. Como essa semana tem poucas estréias irei rever o filme, quem sabe tenho novas opiniões. Abraços.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...