Belair

4/06/2012 05:12:00 PM |

Quando discuto a relação filmes feitos para festivais e filmes comerciais, muitos acabam ficando bravos comigo, mas hoje vou voltar a focar no tema. Ontem no inicio do Festival Sesc Melhores Filmes assisti o documentário "Belair" onde pude conhecer mais sobre os bastidores das produções experimentais brasileiras da década de 70. E ele se encaixa perfeitamente na concepção de filmes feitos apenas para serem vistos em festivais, pois é interessante sim, mas apenas para um seleto público que esteja interessado no assunto, pois tirando esse público-alvo, quem não for da área não vai ter o menor interesse no que é mostrado no documentário.

Belair Filmes foi a produtora criada por Julio Bressane e Rogério Sganzerla que, entre fevereiro e maio de 1970, realizou sete filmes de longa metragem. Belair é uma historia do cinema. Interditados pela censura da época estes filmes de ficção são uma desconhecida e reveladora máscara-espelho daquele período sombrio. Uma escavação ótica traz estes fotogramas clandestinos a luz. A montagem projeta o esforço experimental destes cineastas em tornar o invisível visível , move as peças de um xadrez de ficções , de energias, de histórias.

Pra galera que estuda cinema ou gosta muito, o longa é um prato cheio para conhecer mais sobre esses personagens e como era a idéia de fazer cinema nessa época marcada pela censura, verá claro coisas bastante estranhas, mas bem interessante para sabermos que hoje com toda tecnologia e facilidades que temos não conseguimos fazer praticamente nada em questão de cinema, naquela época com tudo proibindo se conseguia fazer bastante.

A diretora Noa Bressane, filha de Julio, juntamente com Bruno Safadi conseguem juntar muitos fotogramas antigos e com isso revelar muita coisa que nunca veio a público para mostrar muitas opiniões que agora ainda são chocantes, então imagine para a época se dizer certas frases e toda essa junção acaba por deixar o filme bem interessante.

Enfim, como disse será altamente interessante para quem é da área e por consequência verá ele em festivais dirigido à esse público mesmo, e claro deve logo passar também no Canal Brasil para aqueles que não tiverem acesso ao filme no cinema. Então só recomendo mesmo para esses. Fico por aqui, mas hoje tem mais tanto do Festival quanto de pré-estréias. Então abraços e até mais pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...