As Aventuras de Agamenon, O Repórter

1/11/2012 09:57:00 PM |

Alguns filmes eu fico me questionando o motivo pelo qual são feitos. E a resposta é mais óbvia que tudo, ganhar dinheiro, pois mesmo o filme sendo ruim, e ter ouvido míseras risadas durante toda a sessão, a sala onde fui assistir estava com uma alta quantidade de pessoas. Vou preferir acreditar que a semi-lotação foi motivo do público estar mais com saudade de ver os "Cassetas" do que foram por ter gostado do trailer ou ter ouvido falar bem de "As Aventuras de Agamenon, O Repórter", pois o investimento feito pelo público pagando o ingresso não é válido de forma alguma.

O filme na verdade é um falso documentário, uma comédia sobre a vida do lendário jornalista Agamenon Mendes Pedreira, personagem fictício que assina a coluna publicada na edição dominical do jornal O Globo. Agamenon é um jornalista que teria nascido no final do século 19 e estaria vivo até hoje, estando presente em diversos momentos importantes históricos do século 20, tendo sempre uma versão única dos acontecimentos.

A idéia do longa até é interessante e já foi usada algumas vezes no cinema, o problema do longa na minha opinião são as piadas velhas e algumas vezes não bem aproveitadas com os personagens. O filme em si, elimine roteiro e falas, e terá algo singelamente bom, pois as montagens feitas seja em vídeo ou em fotos estão muito bem feitas, algo que muitos editores de programas da alta sociedade que vemos espalhados por todo Brasil devem estar pesquisando para saber como faz para usar em suas edições. Mas devolvendo diálogos e roteiro, o filme se torna uma catástrofe.

Os convidados para dar depoimentos, convencem e caso fosse um documentário sobre uma pessoa cairiam perfeitamente, mas como este não é o caso são depoimentos interessantes apenas inseridos numa comédia. Das atuações até estão interessantes nos papéis Marcelo Adnet e Luana Piovani, claro fazendo apenas o que é necessário para a sua cena, sem querer auxiliar em nada para um aumento significativo do filme. As expressões de Adnet são caricatas e a cena do funk embora piegas demais é uma das poucas que faz rir, mesmo beirando o ridículo. Hubert e Marcelo Madureira estão no seu tradicional que era no programa dos Cassetas, ou seja forçam rir com expressões bobas. Tirando a cena de Hubert entrevistando Osama Bin Laden, não se aproveita mais nenhuma.

As texturas inseridas para caracterizar as datas, foram bem usadas e são determinantes para a única coisa boa do filme que como falei mais acima são as montagens de fatos históricos com o personagem Agamenon. No quesito musical, espere de tudo desde orquestra sinfônica, passando por funk e terminando com o tradicional e obrigatório "Sorria, Sorria" de Evaldo Braga, quase falando por clemência, dê uma risada do nosso filme.

Nunca gostei de falar mal de filmes nacionais, mas não recomendo de forma alguma e até digo mais, que é por essa e outras produções que falam tanto mal dos filmes brasileiros. Mas como o longa é da toda poderosa emissora, temos várias salas ocupando os cinemas de passarem outros filmes que poderiam estar em cartaz. Enfim, economize o que iria pagar para ver esse, pois esse ano ainda tem muitas promessas tanto nacionais quanto estrangeiras. Encerro aqui a semana cinematográfica, mas sexta tem mais. Abraços.


6 comentários:

cintia costa disse...

Optei por assistir o filme porque me parecia que - com narração de Fernanda Montenegro, participação de FHC, Nelson Mota, Jô Soares, Paulo Coelho entre outros - o filme mereceria algum crédito...
Mas confesso que não vi ninguém no cinema se divertindo com o filme... ouvi apenas risadinhas isoladas.
O filme é de mau gosto, com um humor pobre e sem graça...
Nem com muita boa vontade eu recomendaria pois não valeu sequer a meia entrada que paguei (no Bourbon cliente Itau paga meia!)...

Fernando Coelho disse...

Olá Cintia, também usei e uso do mesmo artifício para ver todos os filmes pagando meia com o Cartão Itau hehehe... Fui assistir pelo mesmo motivo, das pessoas que tem um nome a zelar, e a conclusão que cheguei é que a toda poderosa emissora pagou bem preles estarem na produção viu. Mas fazer o que, vendo tudo que é lançado tenho de ver coisas ruins também né. Obrigado pela visita e pelo comment. Abraços.

Adilson disse...

Nunca gostei de Casseta e Planeta, acho o humor deles muito repetitivo. Mesmas piadas sempre. Por sorte vi o trailer, o que me desanimou mais ainda, sinto muito mas esse filme não assisto nem se pagarem. Abraço!

Fernando Coelho disse...

Olá Adilson, no início era bacana e gostava deles, depois foi ficando mala a ponto de irritar, e acabou como é o Zorra hoje, que nunca vai empolgar... Fez bem em ficar apenas no trailer, quando sair na Globo que é óbvio que irá passar, veja trechos e conclua. Abraços.

Big Lui disse...

Este filme com certeza será um daqueles que as pessoas só irão perceber o seu valor depois de muitos anos. Eu gostei dele e diferente de muitos blogs dizem, eu recomendo*

*Desde que você goste do humor do Casseta & Planeta, é claro.

Minha opinião sobre o filme: As Aventuras de Agamenon, o Repórter

Abraços!

Fernando Coelho disse...

Rapaz, Big Lui, você curte alguns diferentes realmente... hehehe... mas é o que você falou quem curtia o Casseta vai curtir ele... como eu não andava gostando do humor deles há muito tempo, não curti o filme... curti seu texto, valeu o comentário, abraços.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...