Roubo nas Alturas

12/18/2011 10:29:00 PM |

Cada filme que apareceu de comédia nesse ano foi uma surpresa pra mim, algumas boas outras ruins. Algumas super esperadas, outras surgiram sem nem mesmo sair trailer no cinema. "Roubo nas Alturas", teve seu trailer solto numa das sessões com mais problemas que já presenciei numa sala do Cinemark, ou seja, nem o vi direito, e quando assisti novamente foi um dos que falei, nossa vai ser mais uma porcaria do ano. E cá estou após assisti-lo e confirmar como uma das mais bem boladas tramas de uma comédia sem exageros e que diverte na medida certa com boas pitadas de um plano de roubo atrapalhado.

O filme mostra como um administrador de um edifício de luxo e seus amigos tiveram todas as economias roubadas por um trapaceiro de Wall Street, e resolvem se vingar, armando um grande assalto, pensando em recuperar o dinheiro perdido.

Com uma sinopse simples, o filme também poderia ser considerado simplório pela maioria, mas não vá assisti-lo com esse pensamento, vá pensando em se divertir como presenciei na sala onde eu estive, onde a maioria dos espectadores ali presentes pareciam estar altamente envolvidos com o longa e se empolgando a cada cena de ação bem executada pelos atores. E como já falei outras vezes por aqui, na minha opinião o cinema é isso, fazer com que o público pagante tenha um momento de descontração e saia feliz pelo que pagou. Então se os roteiristas e o diretor conseguiu fazer o público entender, se divertir e ter a satisfação de ter gasto um dinheiro em uma sessão, o filme já se faz por valer.

A trupe convocada para o longa embora sejam um pouco caricatos conseguem fazer do longa uma boa comédia sem precisar apelar para o que mais odeio nas comédias pastelões que seria as escatologias. Aqui apenas ficam nas piadas raciais características dos filmes de Ben Stiller e nas caretas tradicionais de Eddie Murphy. Mas como o plano do longa é algo mais elaborado no contexto do motivo que estão ali para roubar tudo vale. Embora Stiller tenha sua cara de bobo naturalmente aqui nas cenas iniciais até faz um exemplar gerente de hotel que estamos acostumados a ver por aí.

O longa é muito bem produzido com bons cenários e como locação escolhido o prédio de Donald Trump em frente ao Central Park de Nova York, um dos mais luxuosos hotéis para se passar a história. E com isso a direção de arte teve todo o trabalho de recriar muito bem os cenários do hotel para não ter trabalhos e está bem visto em detalhes espalhados por todo o filme. A réplica do carro de Steve McQueen também muito bem feita, é um detalhe bem valorizado. A equipe de fotógrafos também soube fazer o que o diretor quis usando planos abertos e tomadas de câmera vertiginosas nas cenas do prédio, vale prestar atenção, porque ficou bem colocado a idéia que quis passar.

Outro ponto muito bem encaixado no roteiro são as discussões sobre filmes entre os protagonistas, mostrou um conhecimento de obras relevantes que foram bem citadas e argumentadas. Ponto positivo pro pessoal da edição que não eliminou a cena embora não seja algo tão necessário ao filme, mas para os cinéfilos é uma cena agradável de ver.

Boas trilhas escolhidas para dar a velocidade que necessita nos momentos rápidos e trilhas cadenciadas marcam o ritmo nos momentos de maior tensão e apreensão, como já falei as cenas do prédio são vertiginosas e geram uma boa aflição, pelo menos pra mim, e lá a trilha quase omissa entra como fundo para ajudar a conduzir essa tensão.

Como não era algo que eu esperava nada pelo trailer, acabei sendo surpreendido e fiquei muito feliz com o que vi, recomendo com toda a certeza que o assistam, pois é diversão garantida com uma boa história. Deve agradar na medida e fazer um bom público aqui no Brasil, mesmo estando com a maioria das cópias dubladas, pois é um gênero de comédia que agrada e empolga salas lotadas como a que estive hoje. Fico por aqui, mas amanhã tem mais. Abraços pessoal.




3 comentários:

Anônimo disse...

concordoo plenamente!!

EderGustavo disse...

Muito legal o filme!!! Assisti ontem no Telecine. Não é comédia forçada e tem uma boa história! Vale a pena.

Fernando Coelho disse...

Falaí Eder!! Realmente é uma verdadeira comédia, pois não precisa forçar nada para rirmos de tudo que acontece! Abraços.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...