Os Especialistas

12/05/2011 11:52:00 PM |

Filmes baseados em fatos reais, em sua maioria são dramas, aparecer um de ação policial são pouquíssimos, pois em sua maioria possuem fatos que não podem ser contados. A história vista aqui em "Os Especialistas", embora seja baseada num livro que conta a história vivida por Ranulph Fiennes, muita coisa acredito ter sido inventada, pois sem querer estragar a trama mas o próprio personagem de Fiennes só aparece no final do longa, então o que ele pode saber sobre o que aconteceu antes ou depois do que ocorre com ele podem ser considerado tudo como boatos. Porém tirando a ideologia de como fatos reais, o longa tem uma boa trama policial, até poderia ser considerada como "criminosa", pois são a elite dos eliminadores, como o próprio título em inglês diz "Killer Elite" mas vou parar por aqui senão daqui a pouco entupo o texto de spoilers.

A sinopse do filme é simples e não revela muita coisa, Danny é um ex-fuzileiro naval do Serviço Aéreo Especial da Grã-Bretanha que acaba sendo forçado a sair de sua aposentadoria para salvar seu mentor, mantido em cativeiro. Juntos, eles lutam contra o líder de uma sociedade militar secreta e precisam se livrar de três assassinos contratados para matá-los.

Embora seja uma trama envolvente, o longa possui um dos principais problemas das produções do gênero de ação policial, que é manter os espectadores presos com atenção durante toda a duração do filme, que é alongada por quase 2 horas de projeção. O filme é extremamente complexo e alguns pontos acabam sendo nem tanto revelados e em certos momentos mesmo necessitando de extrema atenção para se entender a idéia do longa, o filme da uma certa canseira e faz com que percamos a atenção na tela.

Falar de atuações, quando se tem um time formado por Jason Statham, Clive Owen e Robert De Niro é uma das coisas mais fácil de se fazer, e poderia passar horas aqui falando sobre cada um deles, todos conseguem eximir ao extremo todo o seu potencial para o longa seja em cenas de ação onde Statham sai pulando por todos os cantos da tela e mostrando golpes de luta em quase 100% do longa ou ainda por mostrar um De Niro, mais velho e experiente mas mesmo assim ainda impacta com sua presença nas cenas que aparece, até poderia ser um pouco melhor, mas são poucos os momentos que fica em tela. Agora um perfil novo temos para Owen, que se mostra completamente diferente do que já vimos em suas atuações e em seu visual(agora com bigode), embora não seja um vilão nato que tanto gostaria de ver nas telas fez bem o papel que lhe foi proposto.

Um ponto interessante de notarmos no longa é a direção de arte voltada para os anos 80 que é onde se passa a história do filme, o trabalho foi bem feito nas cenas onde existe a preocupação em mostrar elementos, e nas cenas de rua com os carros típicos da época (que não são poucos, devem ter chegado numa fábrica e pego todos os possíveis para enquadrar em cena). A fotografia empregada também ajuda por não empregar tantos planos abertos, o que facilita bem o serviço da arte para não necessitar de tantos objetos de cena da época. O tom usado nas cenas desérticas de Omã também ficaram bons, pena o filme não ter ficado tanto por lá, que seria algo mais interessante em quadro.

As trilhas sonoras é um ponto que merecia ter sido melhor analisado antes da conclusão do filme, pois diversos momentos entra uma trilha de suspense tão forte e alta que a cena em si nem pede tudo isso, parecia mais estar num filme de terror monstruoso onde o vilão iria atacar a mocinha do que num filme de ação. Nesse quesito o longa se perdeu bastante.

Enfim, é um longa razoável, não é ruim mas poderia ser melhor. O que me surpreendeu foi ter a sala lotada tendo pessoas sentadas desde a fileira A até a fileira K, sobrando apenas 2 ou 3 poltronas, o que deve fazer os cinemas permanecer com o longa mais semanas e até mesmo transferi-lo para uma sala maior. Recomendo ele mais para fãs do gênero ação policial, que já sabem o andor e como é a condução de um filme desse tipo, pois para os demais vão achar um longa cansativo e até reclamar ao término do mesmo. Encerro por aqui, mas essa semana ainda tem mais um post por aqui, então abraços e até breve pessoal.


1 comentários:

Elias disse...

Danny - ex-fuzileiro naval do Serviço Aéreo Especial da Grã-Bretanha #NatalDoCoelho

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...