Terror Na Água em 3D

11/05/2011 01:13:00 AM |

Tem filmes que quando vejo na programação que irão lançar, já me bate um desespero quase certo de que vai ser difícil assistir. E "Terror Na Água" eu já comecei a achar isso ao descobrir sobre o filme que nem trailer nos cinemas teve, então já é algo a se pensar e não pensem que a distribuidora é fraquinha não, no Brasil está sendo distribuido pela Walt Disney(que pelo jeito por não ter gostado tanto do filme nem faz questão de aparecer seu nome em cartazes, trailers e nem mesmo nos créditos finais, sim eu esperei até o último pra ver se apareceria).

O filme conta a história de um grupo de amigos que vão se divertir durante um fim de semana em uma cabana a beira de um lago. Mas as coisas fogem do controle quando o maior predador de águas salgadas aparece, inesperadamente, no lago e os amigos precisam lutar contra o tubarão para não serem os próximos na fila de refeição dele.

Claro, fui assistir esperando ser um terror trash ao melhor estilo de "Piranhas 3D", que foi extremamente divertido. Mas esse não me fez rir, ele até cumpre em partes o que promete de ser um longa de terror, pois me deixou intrigado como e porque aquilo estava ocorrendo e usando a melhor tecnologia do 3D submerso (O filme de Cameron "Santuário" fica literalmente no chinelo perto do que esse nos proporciona) eu já estava até no clima, claro com muitas coisas absurdas rolando, porém na hora que um dos "protagonistas" fala o motivo de tudo, eu só não saí da sala porque queria ver o término do filme.

No critério atuação, temos uma lambança de jovens atores que fizeram "pontas" em diversos filmes e ao meu ver nenhum deles está preparado para jogar um papel principal nas mãos, pareciam todos estarem perdidos frente as câmeras e muitas vezes olhando sabe la Deus pra onde, fora muitos erros de continuidade em cena com coadjuvantes e até figurantes que estão correndo, e de repente estão sentados. Fora diálogos jogados ao vento onde nem 10% das falas se aproveita pra algo. Um terror realmente.

A arte do filme se é que posso usar esse termo é quase imperceptível, pois temos pessoas de roupa de banho ou moletom de faculdade, uma casa sem detalhes, e alguns tubarões que até dão um pouco de medo, mas eles são os protagonistas da história né então nem devo considerar no quesito arte. As trilhas sonoras até foram bem agradáveis de ouvir, não é ainda a tensão de "Tubarão", mas mantém o clima. E caso tenha paciência após os créditos(que demoram) tem um clipe musical de rap bem bacaninha com cenas do filme e os atores encenando e "cantando".

A fotografia escolhida no início me incomodou por demais com cenas aceleradas sem nenhum fundamento, se ainda na primeira acelerada tivessem usado para créditos ficaria mais interessante, mas já havia rolado uma abertura péssima no começo desnecessária. No decorrer até melhora com planos mais fechados e algumas câmeras até interessantes, até voltar ao final com algo meio perdido novamente.

Mas se teve uma coisa muito bem aproveitada no longa foi o 3D, nas filmagens submersas, como falei comparando com "Santuário", que prometia sufocar os espectadores debaixo da água, aqui foi muito aprimorado, e nos momentos que os atores estão inteiramente submersos, dá um certo desespero, e em algumas vezes me vi com a boca fechada(pode chamar de retardado, que aceito), mas essa é a premissa da tecnologia 3D submersa que deveria ter sido usada no filme que estou comparando e devem usar muito agora pra frente. E nos efeitos, muito pouco usado, mas a cena da explosão do barco é praticamente um show de pedaços voando no público. E até a profundidade de campo foi usada algumas vezes, principalmente nas tomadas bem abertas que o diretor soube explorar.

O mais estranho do diretor David R. Ellis, é seu alto e baixos, pois fez um ótimo "Premonição 2", como praticamente sua estréia na direção de grandes filmes, e depois só vem fazendo coisas ruins, inclusive "Premonição 4"(que na minha opinião é o pior da série), passando por "Serpentes a Bordo", então acredito que o excesso de filmes por ano anda pesando tanto que está com 4 filmes em pré-produção segundo o IMDB, espero que melhore e volte a ser o que vi em "Premonição 2" e não o pecado imenso que foi jogado no lixo nesse filme que tem uma ótima tecnologia nas mãos e destrói com um roteiro fraco e atores mais fracos ainda.

Enfim, não recomendo o longa, se der e tiver seu próprio óculos apenas entre numa sessão para dar uma olhada no submerso que é interessante, se não der, não se preocupe e economize, pois é um dos longas mais desnecessários desse ano e se não fosse o 3D que tem seria a pior nota do ano. Encerro hoje por aqui, mas amanhã tem mais. Abraços pessoal.


7 comentários:

Anônimo disse...

Cara eu to afim de ver esse filme.Gostei do trailer e fiquei ainda mais curioso pra conferir depois de tantas criticas negativas q são unanimes em dizer q o filme é ruim.Mas lembro q Piranhas 2 Assassinas Voadoras dirigido por James Cameron em inicio de carreira,era descrito pelos proprios produtores como o pior filme ja feito de tão tosco q era e mesmo assim era divertido.

Acho q esse Terror na Agua não deve ser tão ruim quanto Piranhas 2,mas uma coisa q notei em todas as criticas eq a grande queixa é a falta de nudez e de viceras.Mesmo assim pretendo conferir.

DAREDEVIL

Fernando Coelho disse...

Olá Daredevil, fui ver ele na expectativa de ser como o Piranhas que me diverti por demais, e nem to reclamando do lance da falta de nudez ou vísceras, o problema no meu ver está em si no roteiro mesmo por estragar na explicação e na falta de idéia do motivo dos tubarões estarem lá, e na atuação que pegou um pessoal exageradamente inexperiente. Mas confira sim e depois fale o que achou aqui. Abraços.

Galodoido disse...

Eu já achei o roteiro menos idiota do que o Piranha 3D, tudo bem que não é lá essas coisas, mas pelo menos botaram os tubarões lá e não pré-históricos como as piranhas(que já é batido).E outra, aprendi um pouco sobre tubarões e achei isso muito legal. Mas concordo que os atores são ruins pra caramba e também que não aconselho a ver, somente se você realmente quer ver.

Fernando Coelho disse...

Olá Evil... que bom que aprendeu sobre tubarões. Sim o roteiro é interessante. O problema pra mim foi o porque dos tubarões estarem lá, e o lance de filmar(colocando um spoiler), isso me irritou demais, é forçar um motivo. O lance dos pré-históricos das piranhas é que na época do original nada seria melhor hehehe, então apenas mantiveram. Da atuação sem comentários. Quem tiver afim de ver e gastar tá lá nos cinemas. Abraços.

Anônimo disse...

Eu assisti o filme e não achei tão ruim assim.A ambientação é muito boa(particularmente curto rios em meio a vegetações),e achei o filme bem filmado tambem.
O grande problema na minha opinião,éq os realizadores não tiveram coragem,ou liberdade,pra fazer um filme somente sério(como Spielberg fez com TUBARÃO),ou totalmente escrachado como PIRANHAS 3D.
Eles acabaram indo nas duas direções,e o filme ficou indeciso.Se tivessem escolhido apenas um dos dois caminhos,o resultado seria superior.

Mesmo assim acho q em termos de terror,esse filme é mais eficiente q PIRANHAS 3D(mesmo q isso não signifique muita coisa),pq os tubarões são mais convincentes e a ideia de psicopatas soltando essas feras num rio é interessante,mesmo sendo explorada de maneira superficial.
Acho q PIRANHAS 3D camuflou muito a falta de originalidade com mulheres saradas,rs.E tambem achei as piranhas digitais toscas.

Enfim é isso cara,TERROR NA AGUA é um filme q não sabe se é terror sério ou se vai na linha do TRASH,apezar de tecnicamente falando ser bem realizado.
E só pra constar gostei da sua critica.
Abraços.

DAREDEVIL

Fernando Coelho disse...

Olá Daredevil, valeu pelo comentário bem exposto. Essa sua visão é bem interessante sobre ambos os filmes, pois o problema do filme é justamente esse tomar uma decisão da linha a ser tomada(provavelmente pelos direitos serem da Disney). Como você disse a ambientação é bem feita no lance do lago em meio a vegetações. Mas ainda não me convenci com a idéia dos malucos jogarem tubarões lá para fazer o que é feito... achei meio impraticável, agora se eu ver isso por aí com certeza é algum maluco que copiou a idéia do filme. Enfim se fizessem essas modificações que falamos seria um filmaço. Abraços.

Tarcísio Silva disse...

Aprendeu um pouco sobre tubarões #NatalDoCoelho

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...