Os 3

11/29/2011 04:30:00 PM |

Filmes brasileiros andaram por muito tempo desaparecidos do mercado principalmente por serem feitos em sua maioria como uma liberação do ego do diretor e não focar tanto no que o público alvo deseja ver nas telas. De um tempo pra cá (mais ou menos 2-3 anos) a produção vem crescendo tanto que só nessa semana estou com 3 em cartaz aqui, sendo esse o segundo que vi, mas ainda fica a pergunta no ar: São muitas as produções feitas no Brasil que o público quer ver? Ainda não muito. "Os 3" tenta fazer uma mistura de reality show com drama num filme e até pode funcionar com o público em geral, mas ainda está longe de ser algo que qualquer um vá pagar para ver.

O filme nos mostra três jovens universitários vindos de pontos diferentes do país que se conhecem durante uma festa e tornam-se inseparáveis. Alugam um apartamento juntos e de tão próximos passam a ser conhecidos como "Os 3". Eles passam quatro anos mergulhados nesta amizade, mas com o fim da faculdade, e tendo de seguir adiante com suas próprias pernas, eles aceitam transformar o apartamento em que moram num cenário de reality show, onde tudo está à venda e onde eles mesmo são os personagens.

A idéia do longa é bem diferenciada, e acredito que seja isso que está fazendo todos os críticos por aí gostarem tanto do filme. Ok, a idéia é boa, mas cabe apenas uma boa idéia agradar? Na minha opinião não. Pois o filme embora divertido e com boas sacadas tem um aspecto sujo e embora tenha um final passível e aceitável, o longa não empolga, é linear apenas com boas sacadas espaçadas durante seus 80 minutos.

Outra boa sacada do longa são as atuações, pois embora "pessoas comuns", os atores tentam atuar dentro do longa e isso faz com que nem sempre precisem estar perfeitos em cena, e muitas vezes não estão principalmente qualquer um que não seja os 3 protagonistas. A química entre os três atores também está bem legal e realmente passam como sendo colegas mesmo de quarto com alguma intimidade aflorada.

O interessante do filme que mesmo sendo uma produção tecnicamente barata, está presente variados objetos interessantes para uma direção de arte valorizada, claro pois faz parte do contexto a venda de produtos, mas aí é que entra o problema, esqueceram de avisar a direção de fotografia para valorizar isso, e os planos quase sempre abertos não valoriza nada que está em cena a não ser a atuação, fechando o foco apenas para detalhes de rostos.

Enfim, o filme não é ruim, tem um bom roteiro e bons atores em cena, só achei que ele acabou sendo mais um filme de festival para críticos idolatrarem e menos um filme para ser vendido comercialmente para o público, agora entendo o porque dos cinemas daqui colocarem ele apenas em horários alternativos, pois não que eu não recomende ele, só que nem todos vão gostar e alguns ficarão com sono. Encerro por aqui, mas a noite tem mais do cinema italiano. Abraços pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...