O Retorno de Johnny English

11/02/2011 10:51:00 PM |

Se você gosta de comédia pastelão, esse pode ser um filme bem agradável para você, pois a sala onde fui assistir riu demais, para o estilo de comédia que gosto achei forçado demais. Rowan Atkinson para mim será o eterno Mr.Bean e apenas sua cara já faz com que as pessoas riam, mas o longa é exageradamente forçado. Ele aparenta inicialmente seguir como uma continuação verossímil do original de 2003, até exagerada em alguns momentos que faz com que quem não tenha visto o anterior acredite que está perdendo alguma coisa, mas não, pode assistir tranquilo que com certeza não fará falta.

O longa nos mostra a volta de  Rowan Atkinson no papel do agente secreto acidental, que não conhece o medo nem o perigo, na comédia de suspense e espionagem O Retorno de Johnny English. Em sua mais recente aventura, o mais improvável funcionário da inteligência do Serviço Secreto de Sua Majestade deverá deter um grupo de assassinos internacionais antes que eles eliminem um líder mundial e causem o caos global.

O filme não é ruim, pelo contrário é muito bem produzido, cheio de locações e efeitos, mas assim como todos do gênero pastelão abusam de piadas de mau gosto ou que façam rir por absurdos e não em si pela história. Os furos nesse estilo acabam ocorrendo até por demais, e por ser uma grande produção com várias explosões, saltos, etc. acaba acontecendo e aparecendo com mais facilidade do que em longas onde não se exagera tanto.

Os atores estão incrivelmente infantis, e em alguns momentos me perguntei se estava vendo um filme para crianças que até para se ter uma cena com um beijo só fizeram uma enrolação sem tamanho que até fica ridículo. Rowan tem sua cara engraçada, isso é fato e vai percorrê-lo até a morte, me provem o contrário colocando ele num drama e espero que isso não aconteça. Os demais atores podem ser considerados como enfeites de luxo em cena que falam algumas palavras, e não estou exagerando nem um pouco, pois se o longa fosse um filme mudo acredito que seria até melhor.

O melhor de tudo com certeza está na produção em si, que junto com a direção de arte fez com que o longa se passando em diversas locações desse um certo dinamismo no melhor estilo 007 de ser, com carros e equipamentos espiões que até ironizam em alguns momentos o próprio 007 original (claro ainda nem se compara ao feito no primeiro Johnny de 2003, mas ainda tem suas tiradas). E com isso o filme até fez valer o meu ingresso, mas se dependesse das piadas, que até agora estou tentando entender o porque do público rir tanto, pra mim o filme teria sido inútil.

As trilhas sonoras no melhor estilo de espionagem, então nem preciso falar nada, se você viu qualquer filme do gênero saberá o que vai escutar, e é isso da primeira até a última cena, tirando uma ou outra música cantada que é colocada para fazer fundo em cenas que não está ocorrendo a ação.

Enfim, economize seu dinheiro para algum outro filme e veja em casa quando passar na TV, nem pra aluguel  em DVD serve para a população em geral, agora caso goste do estilo, repito mais uma vez pastelão, talvez até saia da sessão com a sensação de ter se divertido. Encerro a semana cinematográfica por aqui, já na espera de sexta para as estréias da semana. Até mais pessoal, abraços.


2 comentários:

Israel disse...

Olá Fernando,

Gostaria de falar com você

Tem como você me passar e-mail

Até logo

Fernando Coelho disse...

Olá Israel... pode enviar para o temumcoelhonocinema@gmail.com que tá tudo certo. Abraços.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...