A Casa Dos Sonhos

11/08/2011 12:24:00 AM |

É incrível, quando todos falam mal de um filme, vai lá o Coelho e gosta dele, será que tenho algum tipo de problema? A crítica em peso está falando mal de "A Casa dos Sonhos", o diretor pediu que seu nome fosse retirado do filme, daí pego vou assistir sem nenhuma noção do que pudesse ser, apenas tendo visto o trailer e para minha surpresa o longa é bom, claro possui alguns furos de roteiro, ou de edição mal-feita como diz o diretor, porém não comprometem o resultado final não.

O longa nos apresenta Will Atenton, um editor de livros que deixa Nova York e se muda com sua esposa  e suas duas filhas para uma cidadezinha exótica. A nova casa dos sonhos dessa família já foi cenário para um assassinato cruel: uma mulher e seus filhos, e o principal suspeito é o pai daquelas crianças, único sobrevivente do crime. Will, então, começa a investigar o caso e conta com a ajuda da vizinha Ann. Em meio as descobertas, Will percebe que este não é o único caso aterrorizante daquela casa. Outros que passaram por ali tiveram suas vidas drásticamente mudadas.

O maior problema do longa está em revelar rapidamente a idéia principal do filme e a partir daí ter um novo enfoque. Mas como isso já foi apresentado no trailer, o suspense acaba rapidamente, então todos já chegam para ver o filme sabendo o que vai ver. Só não consegui ainda entender completamente o motivo do diretor ter ficado tão bravo com a edição a ponto de pedir a retirada do seu nome do longa. Tudo bem é notável a mão de um produtor no que vemos nos 92 minutos de projeção, pois não é um longa que necessite exercitar a mente para entendê-lo, tudo está exposto para quem quiser ver, diferentemente do que aconteceria nas mãos de algum diretor que preze por tentar iludir o espectador, e com certeza isso foi o motivo de briga na pós-produção do longa. Porém na minha visão eu até acho isso interessante, que para a maioria da crítica não é legal.

No quesito atuação, temos 3 grandes nomes em tela, e todos estão bem, Daniel Craig se não soubéssemos o que é realmente pelo já estragado no trailer conseguiria convencer a todos do contrário completamente, e as cenas que envolvam alguma emoção ele consegue dominar perfeitamente embora seu ar rude tente encobrir. Naomi Watts embora apareça pouco mostra a que veio nas cenas finais, bem encaixada tanto no final quanto nas cenas esporádicas. Rachel Weisz também tem atuação na veia e faz digna de nos enganar desde o início deixando claro sua interpretação rica.

A fotografia envolvendo lugares ermos com neve sempre consegue me agradar, dá um ar ao mesmo tempo tão tenso e tenebroso que o mistério ficaria suspenso até as cenas finais caso não quisessem demonstrar, é a melhor maneira de nos prender e assustar num suspense. A arte também convence por não exibir tanto detalhes do que é e como aconteceu, que pelo menos é mantido até o final.

Enfim, é um bom suspense sim, agrada, você não terá de se esforçar para entendê-lo e com certeza é isso que todos estão bravos com o longa, mas para a minha concepção eu curti bastante, não que seja o melhor do gênero, mas está bem colocado sim. Recomendo para os fãs do gênero de suspense mas desde já não espere ter de descobrir algo, apenas aproveite a boa trama. É isso, encerro por aqui e só quinta tem novos filmes na área, então até lá. Abraços.


10 comentários:

David Anthony disse...

*Cumprimentos, Fernando.

Fui ver ontem esse filme sem saber de diretor que tinha desistido da produção, sem ver trailer que estraga a trama e sem ter noção do gênero do filme.
O cartaz engana. Parece muito bem um terrorzinho barato... (assim como o marketing jogado em cima de "A Orfã" enganava o telespectador - Mas nesse caso o filme de Jaume Collet-Serra se saiu bem melhor que "Dream House".)
A partir do primeiro momento do filme ficam bem claras suas intenções. Acredito que buscar um sentido após os primeiros acontecidos é uma coisa bem inovadora para finalizar o filme nesse gênero.
Fiquei contente de ver uma atuação tão poderosa como foi a de Daniel Craig (e mudar a visão do versátil James Bond). Rachel Weisz não é um caso a parte. Ela engana e tu cai direitinho no final!
Em resumo, acredito que foi um filme corrido (talvez pelas exigências dos produtores) e que poderia ser muito bem aproveitados. Tinham um grande estúdio, ótimos atores... Só faltava uma trama mais elaborada.
Mas é como o Coelho disse aqui: "não espere ter de descobrir algo, apenas aproveite a boa trama."

*abraço.

Fernando Coelho disse...

Olá David, ver as coisas sem ver nada é ótimo, eu não consigo por estar no meio, ver pelo menos 6 trailers por sessão e receber 10 e-mails sobre os estúdios todo dia, então acabo lendo algumas coisas que não queria. Mas é o lance que falei, procuro sempre aproveitar a trama e evitar procurar erros e afins. Valeu pelas palavras aquí ditas. Abraços.

David Anthony disse...

Não digo que estou no meio, mas também sou um amante fanático. hahahaha
Eu mesmo evitei de ver qualquer coisa que spoilasse o filme pra mim, pois quando espero pra ver um filme em especial, gosto de ser surpreendido.
Minha mãe sempre diz que no tempo dela as pessoas iam aos cinemas simplismente por pura diversão. (não havia o marketing de hoje em dia).
O que me chamou atenção nesse filme foi em primeira mão a fotografia + Daniel Craig (aprecio os trabalhos dele). Achei que fosse ser algo bem original.
Original não é, mas vale a pena conferir.
Concordo com sua crítica.
*Abraço

Fernando Coelho disse...

Você tá certo David, quanto mais fugir melhor, eu ando fazendo isso com alguns, mas é dificil. A única coisa que me amarro muito é não ler crítica nenhuma antes de escrever minha opinião, para não falarem que copiei algo de alguém ou coisa do tipo. Só vejo mesmo lances de bastidores que caem nos e-mails/twitter e afins. Abraços.

David Anthony disse...

Encontrei seu blog no site Omelete. Vi um comentário seu sobre "Dream House", onde você foi bem crítico.
Encontrei aqui na sua crítica uma ideia semelhante às minhas, que diferenciava das ideas clichês desses caras que estão por cima e só reclamam, reclamam e reclamam mais.
Parabéns. Continue assim!
*Abraço

Fernando Coelho disse...

Olá David, obrigado pelas palavras, estarei sempre assim. Somente serei menos crítico ou não, quando estiver falando de algum filme que tenha produzido. Mas isso é assunto só pro fim do ano que vem ou começo de 2013. Abraços.

Anônimo disse...

Quando descobrimos q o personagem de Craig é na verdade o suposto "psicopata"q matou a própria familia,o filme muda completamente de tom.
Não só o cabelo de Craig muda,como tambem seu personagem.
É como se Craig interpretasse dois personagens distintos.

Eu não sei se o diretor Jim Sheridan se perdeu na direção,ou se ele por desentendimentos se afastou e foi substituido por outro diretor(oq justificaria a mudança radical de tom),ou se depois das filmagens terminadas os produtores não respeitaram a visão de Sheridan e montaram o filme deixando varias cenas de fora(oq justificaria a montagem quebrada e o pedido do diretor pra tirarem seu nome dos creditos).

Só sei q senti a falta de cenas ali pra preencher varios buracos q tem ao longo do filme.É a mesma sensação q tive ao assistir o filme O SEGREDO DO ABISMO,antes de descobrir q o filme tem uma edição estendida,meia hora mais longa.

Esse problema de A CASA DOS SONHOS me lembrou outro filme:O 13 GUERREIRO com Antonio Banderas,baseado no livro do escritor Michael Crichton(Jurassic Park,Twister).O diretor do filme John McTiernan se desentendeu com Crichton q tambem era produtor do longa,e se afastou da direção.Crichton assumiu a direção e terminou o filme,alem d interferir na edição,exigindo q varias cenas filmadas por McTiernan ficassem de fora.
O resultado foi um filme com uma edição confusa,e com tom bem irregular.

Independente de qualquer problema,eu gostei desse A CASA DOS SONHOS.Fui assistir esse filme sem ter visto nenhum trailer,e achei q ia me deparar com um filme sobrenatural,como tantos outros q tem por ai.
Pra falar a verdade não aguento mais filmes de casa mal assombrada onde os fantasmas assustam os novos moradores.Por isso acho q o grande merito desse filme é evitar essa formula surrada,e tentar ir por um caminho diferente,mesmo q essa ideia do homem enlouquecido e atormentado ja esteja se tornando recorrente ultimamente(ILHA DO MEDO,O NUMERO 23).

Minha avaliação:Bom

DAREDEVIL

Fernando Coelho disse...

Olá novamente Daredevil, então pelo que sei ele foi brigou apenas durante a edição, ou seja a opção 1 dele ter se perdido durante as filmagens mesmo é grande, pois é notável a mudança de tom em diversas cenas. Brigas produtor versus diretor vão sempre existir, é um drama esse meio que vivi na faculdade e pretendo voltar a mexer no ano que vem, pois é uma briga de egos gigantesca e diretores sempre tem a barriga maior que o olho, como diria minha avó. Nesse estilo que você citou das loucuras, eu ainda sou apaixonado pelo "Número 23", pois Ilha embora seja muito bom, matei o filme rápido demais. Mas como você mesmo disse, é um bom filme e gostei dele. Filmes de casa assombrada ta na moda, e espere muitos ano que vem, é normal. Enfim, é isso. Abraços.

Anônimo disse...

Pelas criticas que você falou, você acha que é bom o filme?

Fernando Coelho disse...

Olá... acho sim... tem problemas como a maioria tem, mas é um bom filme sim. Abraços.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...