Bar Sport

11/28/2011 01:06:00 AM |

Filmes tradicionais italianos, acabam sendo indigestos para o público em geral, e "Bar Sport" entra nesse time, pois é algo tão incomum que mesmo sendo um festival onde a maioria das pessoas gostam de filmes "diferentes", algumas pessoas acabaram saindo praticamente não estava nem na sua metade.

O Bar Sport é muito mais que um simples bar. Em cada cidade, em cada país, existe um Bar Sport, sempre com as portas que dão para a praça principal. Mais que um local de encontro é um ponto de referência que une diferenças num único espaço, um universo de situações e personagens que já encontramos pelo menos uma vez na vida ou que gostaríamos de encontrar. O Bar Sport, gerenciado por Antonio, também conhecido como Onassis devido à sua avareza, é frequentado: por Tennico, o sabe-tudo que conhece todo mundo; pelo playboy que conta suas aventuras improváveis​​; pelas velhinhas com aspecto inocente e almas pérfidas que sempre sentam na mesinha de canto; pelo inventor que detém o recorde do fliperama; pelos jogadores de bilhar prontos para o eterno desafio com o bar rival Moka; por aqueles que passam dias jogando cartas; por jogadores de futebol, ou melhor, do futebolzinho do bar; pelo namorado deprimido; pelo "Cinno" que sonha em se tornar um campeão de ciclismo; pelo velho que passa o tempo assistindo televisão e cuspindo no chão; pelo professor que dá boas notas para as meninas; por outras personalidades tão simples, quanto excêntricas. Tudo acontece sob os olhos sonhadores da bela moça do caixa, pela qual todos se apaixonam, mas que é louca pelo fascinante padeiro. Além disso, o Bar Sport divulga os feitos dos grandes esportistas que entraram para a lenda do esporte, como Piva, o jogador de chute poderoso adorado pelos torcedores e o grande Pozzi, o invencível ciclista envolvido numa eterna disputa com o famoso Girardoux. Enfim, amor, desafios, cappuccinos, aventuras, viagens, campeões, filhos, avós, sexo e merengues: esses são os temas centrais do filme, uma espécie de "bíblia" da comédia italiana.

Com a sinopse acima, a qual conforme falei no inicio do Festival retirada do site http://www.cinemaitaliano.com.br/7semana/filmes.php , já explica o longa completo para todos, e pasmem, acontece exatamente tudo que está descrito ali, claro colocado muitas animações, ao meu ver indigestas, para tudo que é dito ou mostrado em cena. Não que o longa seja ruim, mas é completamente diferente do que estamos acostumados a ver, e com isso não agrada, cansa e faz pensar se algo desse gênero chama público no país de origem, acredito eu que sim, afinal não trariam para um festival algo que não fosse tradicional deles.

As atuações são estranhas, mas se repararmos na ideologia do filme e for em qualquer boteco de esquina daqueles que sempre tem os tiozinhos lá, iremos reparar nos trejeitos dos personagens que foram bem caracterizados, claro de forma exageradamente escrachada, mas está tudo lá conforme colocado na sinopse acima. A atuação de Giuseppe Battiston (um tipo característico que lembra um pouco Zach Galifianakis) está melhor aqui do que no filme que apareceu na sexta-feira ("Filhos das Estrelas").

Um dos pontos favoráveis que gostei do longa está na direção de arte, pois como falei sobre as características dos botecos de esquina, está tudo muito bem colocado minuciosamente, até o doce que nunca é vendido e está na vitrine a anos só esperando que alguma alma doida o coma, então no quesito visual o longa agrada e bastante, até nos momentos exagerados fora do bar tudo é bem colocado de forma interessante. Claro sempre pecando pelo exagero, mas fazer o que. Porém a nota que darei se considerará pela caracterização apenas, pois me agradou e muito.

Enfim, o filme não deve agradar a praticamente ninguém no Brasil, a não ser aquelas pessoas que dão risada de qualquer besteira, pois havia um senhor na sala que ria de tudo, até imaginei ele estar vendo outro filme diferente do meu. Então não recomendo ele, a não ser que você seja desse estilo que falei, senão do contrário você fará o mesmo que alguns fizeram, desligarão o filme ou sairão da sala apenas. Encerro hoje por aqui, mas nessa segunda tem mais filmes aqui no blog. Abraços pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...