Meu País

10/07/2011 10:50:00 AM |

É interessante quando um filme o qual você não tem idéia nem da existência dele, pois o trailer começou a passar nos cinemas uma semana antes de sua estréia, e você vai assistí-lo sem acreditar que possa ser bom, é exibido e você gosta do filme. Isso aconteceu com "Meu País", longa-metragem de estréia de André Ristum como diretor. Um drama leve, bonito, que não lhe entrega a trama mastigada e é resolvido de uma forma comum, mas agradável.

O longa mostra a história de Marcos, brasileiro que há muito tempo deixou o país para viver na Itália, é um empresário bem-sucedido e casado com Giulia. Ao receber um telefonema de seu irmão Tiago, dizendo que o seu pai havia falecido, Marcos se vê obrigado a voltar para o Brasil e encarar a vida que deixou para trás quando se mudou para Roma. O que parecia ser uma viagem curta, acaba se prolongando ao descobrir a existência de Manuela, uma meia-irmã que vive numa clínica psiquiátrica, portadora de uma deficiência intelectual. Apesar disto, a condição de Manuela não requer cuidados de médicos e especialistas, e sim de afeto e estrutura familiar, que só poderão ser construídos através da relação com Marcos e Tiago. Tiago, diante de problemas com a administração da empresa e dívidas decorrentes de seu vício em jogo, não aceita a chegada de Manuela, e Marcos diante de tal impasse vai ter de tomar uma difícil, porém inevitável decisão.

Pela sinopse, extraída do site oficial, já nos é mostrado bem o que o filme irá passar, claro tendo toda a arte dramática por trás, mas ela é passada com leveza, não é algo jogado e atirado na cara do espectador, e sim dosado em doses leves, algumas frases fortes como as proferidas por Cauã Reymond, que todos na sala deram risada, mas se tinha algum pai ou parente de alguém que tem o problema da menina, por dentro acredito que deva estar querendo matar o ator até agora.

Das atuações, eu sempre falo uma coisa, não quer correr risco faz arroz com feijão, todos gostam e saem felizes. Não temos nenhuma expressão que se fala memorável, mas todos os 3 protagonistas estão envolvidos com seus personagens. Rodrigo Santoro como o sério irmão executivo bem sucedido e que manda bem no italiano(pelo menos pra mim não pareceu forçado a interpretação). Cauã Reymond como o irmão mais novo e bon vivant. Débora Falabella fazendo uma doente mental muito bem interpretada(ainda estou em desespero da bolsa de zíper se fosse eu no set não suportaria e daria uma bolsa de botão para ela). Paulo José faz uma participação especial comovente, e como sempre bem interpretada.

Em questão de direção de arte e produção temos lugares bem bonitos, não exageradamente rebuscados, pois como o longa pede são detalhes familiares de uma infância então nada pode ser exagerado, as locações foram bem escolhidas, tudo bem leve e claro, sem a necessidade de explicações faladas ou closes chamando a atenção para o objeto. Tudo está ali.

A trilha sonora também com músicas boas e de alto repertório, que tem desde Cazuza a Ana Carolina e agrada aos ouvidos as escolhas feitas, não são tão pontuadas, mas bem usada por exemplo na cena em que Marcos está com Manuela no carro.

Em resumo, para um primeiro trabalho como diretor, André Ristum inicia bem com planos não muito longos, na medida que pedia a história. Trabalhando com um elenco de globais bons, ou seja não tem como  não chamar público para as salas, e com isso deve dar um bom retorno financeiro.

Enfim, gostei bastante do que vi na sala de cinema, é agradável de ver, recomendo e creio que todos que virem não sairão com dúvidas do cinema mesmo o diretor não entregando tudo de mão beijada. Dessa vez tive a oportunidade de estar na avant-premiére do filme juntamente com o diretor, produtores, diretora de arte e o ator, pois tanto diretor, quanto produtores são aqui da região de Ribeirão, onde puderam estar falando mais do longa como foi fazer, e todas aquelas coisas tradicionais de agradecimentos. E é isso, no dia do aniversário do blog tive um bom presente de aniversário. Fico por aqui, mas essa semana de feriado teremos muitas atualizações, com muitos filmes, aguardo todos por aqui. Abraços.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...