Contra O Tempo

10/22/2011 02:13:00 AM |

Hoje vou falar de "Contra O Tempo" que usa do mesmo artifício de um antigo filme que empolgou esse Coelho, a alguns anos atrás, "Déjà Vu", a famosa parábola do tempo. Para aqueles doidos que assim como eu estudou um bom bocado de física na faculdade (praqueles que não sabem ainda fiz 4 anos de Matemática antes de parar e ir estudar AudioVisual), e acham que isso possa talvez ser possível de fazer, o filme empolga um pouco mais, mas a grande sacada aqui nesse novo que assisti hoje, a jogada foi melhor pois consegue empolgar mais o público sem a necessidade de explicar exageradamente o funcionamento físico da coisa, que é altamente explicada no filme de 2006. E essa sacada se dá um nome de concisão, fazer um longa curto, 83 minutos apenas, mas não deixar a velocidade dele cair em nenhum momento. Claro galera isso é ficção ok, então considerações físicas reais devem ser eliminadas.

A história começa quando o capitão Stevens acorda e se vê na pele de um homem que ele não conhece, e descobre que está fazendo parte de um experimento criado pelo governo americano chamado de Código Fonte. O programa possibilita que Stevens assuma a identidade de um outro homem em seus últimos 8 minutos de vida. Agora sua missão é encontrar os responsáveis por um atentado que deixou milhares de vítimas.

Como falei, o diretor soube medir o espaço do filme e não ficar entupindo de besteiras para que o filme ficasse longo e chato, ele se mantem do início ao final na mesma velocidade, sem dar tempo para pensar, apesar de um detalhe do filme ser descoberto rapidamente, e com isso agrada a todos, mesmo ao final ficando um pouco romântico demais, e até explicável demais, porém com isso ele fecha o longa de uma forma interessante para todos, não apenas para os que querem sair pensando, mas também para aqueles que vão ver apenas como diversão. Teria diversos pontos para falar que gostei, mas entupiria o texto de spoilers, então apenas falo que tem muita coisa interessante, preste atenção em detalhes,  principalmente da metade do filme final.

Da parte de efeitos especiais, gostei bastante, mas confesso que no começo o efeito usado para o time-lapse do personagem do Código Fonte para o Trem, aquele azul estava um pouco estranho e me incomodando, ficando com um ar exageradamente falso, mas conforme vai decorrendo vai melhorando a performance do efeito. Boas explosões e uma cena em congelamento impressionante(linda de se ver realmente, parabéns para o fotógrafo que capturou daquela forma, claro junto da edição que soube fazer de forma que não estragasse a perfeição da tomada).

No quesito de atuação, Jake Gyllenhaal tem de ficar nessa linha aventura para ação, até gostei dele em  "Amor e Outras Drogas", mas ele encaixa perfeitamente em personagens dinâmicos não nos cômicos. Michelle Monaghan eu a colocaria como uma figurante de luxo, pois seu semblante repetitivo (o filme pede isso), não acrescenta nem reduz nada no contexto do filme. Agora Vera Farmiga, sem palavras, as vezes que aparece domina o filme, e as cenas derradeiras mostra que sabe atuar por demais, um show de interpretação e a revelação final maravilhosa.

A direção de arte não é algo que seja tão explorado aqui, mas tem seus méritos pelos bons cenários envolvidos e pequenos detalhes que aparecem em vários momentos. Foi inteligente. Quanto das trilhas se eu falar que prestei atenção eu estarei mentindo, apenas alguns sons de suspense em alguns momentos me remeteram, pois o diretor faz com que você fique preso na tela e não tenha ouvidos para mais nada além do que o ator vai falar.

Você deve estar lendo e falando "Nossa o Coelho vai dar 10 e chamar de o melhor filme do ano", até poderia mas como todos sabem o meu forte se chama divulgação e distribuição e esse foi o pior filme do ano nesse quesito, deveria ter sido lançado em Maio, 1 mês após a estréia nos EUA, depois foi empurrado pra Junho, depois novamente jogado para Julho, quando a Imagem Filmes(responsável pela distribuição nacional) fez o maior vexame da história de um filme no Brasil, ao passar o longa para a imprensa na quarta-feira(dia comum das cabines) véspera da estréia na sexta pela manhã e no mesmo dia a tarde resolver que o filme só seria lançado no Brasil em 30 de setembro. Lindo isso não, porém em Setembro ainda vieram com pouquíssimas cópias o que fez com que um ótimo filme fosse passar aqui somente hoje. E por isso o filme até vale 10, mas toda essa espera fez com que o Coelho não desse a nota máxima para o longa no geral.

Enfim, se na sua cidade já passou e você não viu, perdeu a chance de ver um ótimo filme, e assim que aparecer na locadora, alugue imediatamente, no caso de ainda estar passando, mais que recomendo que assista, pois vale demais; e caso não esteja passando nem passou por aí, brigue com a Imagem Filmes pelo site deles, twitter, facebook e por mais onde você ache algum contato deles, pedindo para assistir. É um filme que recomendo demais, agrada em cheio e trás bons lances de ação para uma ficção científica. É isso, encerro por aqui, mas segunda tem mais. Abraços.


10 comentários:

Wesleyaxé disse...

Concordo com vc em tudo, um super filmaço!! Tinha assistido o trailer, há muito tempo atrás, fiquei na expectativa e nada de esperança de saber quando o filme chegaria, então eu baixei o filme em 1080p, e assisti em casa mesmo. Trailer ótimo, filme melhor ainda, foi uma maravilha ver esse filme. Demoraram pra lançar, então viva a pirataria!!!...hehehehe

Fernando Coelho disse...

Olá novamente Wesley, filmaço mesmo cara, só fiquei triste mesmo com a distribuição ridícula da Imagem Filmes, que se tivesse soltado ele em Abril, Maio ou até Junho teria posto ele no pódio dos melhores do ano com muita certeza. Eu infelizmente não consigo ver nada em casa, raramente na TV então tive de esperar, mas tomara que não dê público para a Imagem aprender a lição. Abraços ae.

FeGom£s disse...

Caraaa apesar da imensa demora....consegui ver!!!! E que filmaço hein!!! Mtooo.....bom!!!!

Fernando Coelho disse...

Olá Fe, realmente demorou mas valeu a pena, como você mesma disse, um verdadeiro filmaço!!! Abraço.

David Anthony disse...

Aqui em Belém do Pará esse atraso foi bem pior. Chegou na última semana de outubro e só permaneceu durante essa tal semana mesmo.
Mas eu tava esperando demais para vê-lo. Desde quando vi o cartaz gigante no meio do ano (que absurdo a demora!).
Filme corrido, sem delongas, com trama elaboradíssima, original dentro de seu gênero, atuações memoráveis (amo Michelle Monaghan) e realmente vale a pena ver.
Tá na minha lista de melhores ficções.
Vale recordar que pra mim o último da lista até então era o empolgante "Inception" de Nolan.
Fica a dica, então.
*Abraço.

Fernando Coelho disse...

Olá novamente David, atrasos das distribuidoras são algo que me incomodam demais, espero algum dia isso mudar ou eu me mudar para São Paulo capital pra ver tudo. Quanto do filme é o que você disse, empolgante e sem enrolações... "A Origem" foi o marco do ano passado, esse ano vai ser tenso fazer a retrospectiva e escolher o melhor desse ano, mas esse estará na lista dos mais. Abraços.

carlos klevison disse...

quero seguidores no twitter
ps: seu blog é mto bom gosto d mais dele parabens!!!!

Fernando Coelho disse...

Olá Carlos, obrigado por gostar do blog, caso queira nos seguir lá é @CoelhoNoCinema . Abraços.

EderGustavo disse...

Assisti esse filme só hoje Fernando..mais de um ano depois de ser lançado. Passou no Telecine. (rs). É excelente, é ação e expectativa do início ao fim. Valeu a pena! Ótima história.

Fernando Coelho disse...

Olá Eder, viu que perdeu muito tempo para ver, reveja e veja muitas vezes, pois esse é o filme, merece ser guardado e ter na prateleira para ver demais, algo perfeito felizmente!!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...