Melancolia

9/19/2011 10:12:00 PM |

Como sempre falo filmes feitos para festivais são incógnitas, e o Coelho aqui já vai ver com 4 pés atrás. Mas por incrível que pareça "Melancolia" é um filme bacana e que nos faz pensar como agiríamos em tais situações. O diretor Lars Von Trier como todos sabem é um maluco, e no seu novo filme nos faz ver 3 tipos de pessoas e como é o seu comportamento diante de uma situação iminente.

A história do filme mostra que enquanto Justine e Michael estão celebrando seu casamento em uma festa suntuosa na casa de sua irmã e seu cunhado, o planeta, Melancolia, está se dirigindo em direção à Terra.

Sim a sinopse é essa curtíssima, porque se falar muito entrega tudo que o diretor quis colocar com minúcias em cada ponto e principalmente nas características de cada personagem. Literalmente o filme é uma aula de características de personagens. Temos a irmã que se acha a autoconfiante e não liga para nada(um show de Kisten Dunst, só não vale a pena a cena nua que é esquelética demais pro meu gosto), a irmã neurótica e preocupada que deseja informações mas se desespera com qualquer coisa(bela atuação também de Charlotte Gainsbourg) e o marido rico, todo conhecedor da ciência e que na hora H, mostra toda a frouxidão(Kiefer Sutherland numa atuação razoável, mas interessante). Os demais coadjuvantes seria exagerado citar um a um, mas durante a festa de casamento que é quando observamos todos, vemos várias características comuns de se ver em casamentos.

Ao iniciar o longa, confesso a abertura de quase 10 minutos me assustou, já estava achando que seria outro "Árvore da Vida", e se permanecesse pela primeira vez em vários anos eu iria abandonar a sala. Mas ao acabar a abertura, temos todo o desenrolar da festa de casamento com planos estranhos(não seria novidade falar isso né, afinal estamos falando de Lars Von Trier) e que teoricamente sendo uma apresentação da personagem de Kirsten até um pouco longa demais, mas muito bem mostrada como é a personalidade da moça. Ao entrar no desenrolar da trama, que no filme ele até mostrou capitulando como Parte 2, já temos a iminência do planeta chegando e mostra mais a vida da personagem de Charlotte e com isso tudo que pode ocorrer ocorre.

O mais interessante, claro além de fotografias belíssimas que foram colocadas, é a forma que já falei de sairmos da sala de cinema pensando, como agiríamos se soubéssemos que o planeta vai acabar dentro de algumas horas? Que reações teríamos? Como gostaríamos de estar ao acontecer? Eu respondo que sinceramente não sei, estaria mais próximo do personagem de Charlotte que da de Kirsten, e muito mais longe ainda que de Kiefer(num sou corajoso, mas num sou tão frouxo que nem ele).

Aliado a uma boa orquestra sempre pontuando nas cenas, chega a incomodar a música em alguns momentos, assim como o silêncio exagerado em outros, mas faz parte do contexto do filme e o diretor sabe bem o que fazer com o filme, bem como terminar o filme(um dos finais de apocalipse que mais gostei, na cena final nem olhei para trás para ver se tinha alguém, mas fiquei falando bem baixinho acaba acaba e acabou para minha felicidade).

O único pesar, que acho um pouco do filme é o ritmo dele, que as vezes vai rápido demais e outrora vai numa velocidade que chega a dar sono. Mas como isso está presente sempre em todos os filmes do diretor, como já é o terceiro dele que vejo, já estou me acostumando com isso.

Enfim, o filme não é o comercialzão que estamos acostumados a ver, mas também não fica naquele intelectual que você sairá do cinema xingando por não ter entendido nada, tudo está bem claro e de forma gostosa para refletir. Eu recomendo o longa para todos aqueles que quiserem ver e pensar qual seria o seu personagem ali. Vejam e comentem abaixo. Fico por aqui, e amanhã tem mais. Abraços.


5 comentários:

Leka disse...

Muito bom seu comentário. Ainda não assisti ao filme, mas pretendo. Filme de grande roteiro, ótimos atores... enfim, abraço.

Rogerio_ruts disse...

'MELANCOLIA" já é o meu novo filme preferido.
O final me deixou em transe.

Fernando Coelho disse...

Olá Rogério... o final é apoteótico. Algo que dificilmente será esquecido. Se a Academia não odiasse tanto o Lars valeria até algum tipo de homenagem nas cenas do Oscar. Valeu pelo comentário.

Bianca Cavani disse...

Fernando, se dissessem ao Lars: "olha, Lars, você vai ser homenageado no Oscar", ele diria: "Oscar Who??!!!" (claro, em dinamarques).

Realmente, o filme é inesquecível. Realmente, ninguém sentiria falta da Terra.

Fernando Coelho disse...

Olá Bianca... to rindo muito aqui... também acho que ele nem liga, mas gostaria que mais pessoas vissem, pois é um filme que é válido de assistir, infinitamente melhor que a porcaria chamada "Árvore da Vida" que tanta gente fez apologia e o marketing forçou que muitos vissem sem gostar. Mas é a vida. Valeu pelo comentário. Abraços.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...